Editora Sextante lança biografia sobre Renato Aragão

0
668

O ano de 2017 foi especial para os fãs de biografias das grandes personalidades do nosso país. Tivemos a oportunidade de conhecer, dentre várias outras, um pouco mais sobre a intimidade de Hebe Camargo, Clodovil, Raul Seixas, Silvio Santos… e, para fechar com chave de ouro, a Editora Sextante acabou de lançar a biografia sobre Renato Aragão, o nosso eterno Didi, com o título RENATO ARAGÃO: DO CEARÁ PARA O CORAÇÃO DO BRASIL.

“Renato Aragão é uma grande figura da cultura brasileira. O programa Os Trapalhões foi um marco na história da televisão e na vida da gente… Programa popular e nada careta, aquilo é coisa que diz muito sobre o melhor do Brasil.” – Caetano Veloso

Didi, ao lado de Mussum, Zacarias e Dedé, são responsáveis por um dos maiores sucessos da TV Brasileira, que dificilmente será capaz de criar algo parecido, até mesmo pela mudança no comportamento do publico que assiste TV. De toda forma, Os trapalhões, foram um dos grandes fenômenos do início da década de 90. Os filmes produzidos a cada período de férias de verão tornaram-se recordistas de bilheteria.

“Renato Aragão nos traz sempre a nossa infância, a nossa cultura popular. O Grande Circo que é a nossa utopia.” – Fernanda Montenegro

Confira a Sinopse da Editora Sextante: Quem é esse homem batizado Antonio Renato Aragão? Quem é esse artista que há cinco décadas, no cinema e na TV, faz gerações e gerações de brasileiros sorrirem? E o que faz Renato Aragão, aos 82 anos, acreditar que “ainda há muito a fazer”?

Em um dos textos de apresentação de Renato Aragão: Do Ceará para o coração do Brasil, o próprio artista toma a palavra e se dirige ao leitor para dizer: “Este livro é uma forma de saciar a curiosidade que as pessoas… possam ter sobre o percurso que venho fazendo… Bom, esta é uma viagem para dentro de mim. Uma viagem feita de saudades, memória e muita gratidão.”

Rodrigo Fonseca, roteirista e crítico de cinema, é quem nos conduz ao longo desta grande e bela viagem pela vida e alma de Renato Aragão. Baseado nas memórias do artista e em meticulosa pesquisa, o autor nos conta a trajetória de Aragão desde o nascimento em Sobral, no Ceará, em 1935, até o momento em que o criador do Didi assiste ao lançamento da nova geração de Os Trapalhões, em 2017.

Ricamente ilustrado, o livro conta ainda com uma seção de depoimentos de diversas personalidades, tais como: Caetano Veloso, Fernanda Montenegro, Maria Bethânia, Dedé Santana, Cacá Diegues, Daniel Filho, José Padilha, entre tantos outros.

biografia sobre Renato AragãoSobre o autor: Carioca de Bonsucesso, formado pela UFRJ, Rodrigo Fonseca é crítico de cinema e roteirista. Escreve séries e programas na TV Globo, entre os quais Os Trapalhões. Entrevista cineastas e estrelas das telas para o site Omelete e analisa seus filmes no blog P de Pop, do jornal O Estado de S. Paulo, e no portal Almanaque Virtual. Dá aulas de História do Cinema na Escola Darcy Ribeiro e na Academia Internacional de Cinema (AIC). Publicou sete livros sobre audiovisual e o romance Como era triste a chinesa de Godard.

Veja mais: Renato Aragão do Ceará Para o Coração do Brasil

Deixe uma resposta