Sinopse Bertrand Brasil: Quando sua melhor amiga, Emily, pede a Stephanie para buscar seu filho Nicky na escola, ela alegremente concorda. Nicky e seu filho, Miles são melhores amigos — exatamente como ela e Emily. Mas Emily não volta. Ela não atende ao telefone ou responde às mensagens. Stephanie sabe que algo está terrivelmente errado. Aterrorizada, ela busca ajuda nos leitores do seu blog. Até que ela e Sean, marido de Emily, recebem notícias chocantes: Emily está morta. O pesadelo de seu desaparecimento finalmente chegou ao fim. Ou será que não? (Resenha: Um Pequeno Favor – Darcey Bell).

Opinião: O livro traz uma daquelas tramas bem típicas de filmes de suspense comuns nos sábados à noite na televisão. Não há nada de extraordinário ou inovador, nem elementos que nos surpreendam ou causem extrema curiosidade. É um thriller linear, com pontos bastante previsíveis, mas que consegue nos entreter o suficiente para avançarmos com tranquilidade por suas páginas.

Um Pequeno Favor brinca com a atenção dos leitores ao apresentar personagens que não são nem um pouco confiáveis. A partir de uma protagonista pra lá de inocente em seus sentimentos com relação ao mundo e às pessoas ao seu redor, Darcey Bell constrói uma trama ardilosa de manipulação, cujo desfecho é prazeroso (pra quem curte finais com ironias do tipo, claro). A linguagem direta, sem muitos rodeios ou detalhamentos desnecessários, faz a leitura ser rápida e envolvente. Mesmo não despertando aquela curiosidade para descobrirmos os “quems” e os “porquês” da história, a objetividade da autora consegue facilmente nos prender. É um livro gostoso de ser lido, independente do grau de envolvimento com a trama.

Dividido em três partes, com cada uma delas sendo inicialmente conduzida pela visão de um personagem, Um Pequeno Favor vai do crível ao inverossímil numa facilidade absurda. Os policiais e as investigações como um todo são difíceis de digerir tamanha sua incompetência. Mesmo parecendo uma construção intencional da autora e dando todos os descontos ficcionais, ficou claramente distante do mínimo aceitável.

Por outro lado, o blog em que a protagonista Stephanie conversa com as mães (olá, mães!) saiu minuciosamente insuportável, da forma como existem milhares espalhados pelo mundo. O lado blogueira-que-da-conselhos-e-discute-de-forma-chata-assuntos-do-dia-a-dia-materno é um dos pontos altos do livro e nos faz virar os olhos a todo instante (atire a primeira pedra quem nunca se deparou com blogs assim).

Com personagens não tão bem desenvolvidos, apenas o necessário para fazer fluir a trama, e um enredo interessante, porém já bem explorado na literatura, Um Pequeno Favor é um livro que não deixa marcas após o término. Desconsidere as comparações com Garota Exemplar e mergulhe na leitura sabendo que a obra não tem maiores ambições do que a de cumprir seu papel de entreter. E nesse ponto, Darcey Bell dá conta do recado.

Avaliação: 3 Estrelas

A Autora: Darcey Bell nasceu em 1981 e foi criada em uma fazenda leiteira no oeste de Iowa. Atualmente, além de escrever, é professora pré-escolar em Chicago. ‘Um Pequeno Favor’ é o seu primeiro romance.

Deixe uma resposta