Resenha: Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo – Iain Reid

Sinopse Rocco/Fábrica 231: No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. (Resenha: Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo – Iain Reid)

Opinião: “Toda história é inventada. Até as reais”, diz o protagonista Jake em determinado trecho deste thriller fora de série que a Fábrica 231 (selo da Rocco) nos brindou. Sem exageros, este livro é para ser lido de uma vez só, sem pausas. E engana-se quem pensar que consegue se livrar facilmente da curiosidade que essa narrativa desperta. É viciante!

A história é bastante simples, se formos pensar na construção tradicional dos suspenses: uma viagem de carro em que Jake leva a namorada para conhecer seus pais. Enquanto os quilômetros passam, a namorada vai narrando os diálogos com Jake entremeados com seus próprios pensamentos. Ela está pensando em acabar com tudo. Esta parte, bem longa, pode parecer lenta ou tediosa, mas é bom não se deixar enganar. Além de desenvolver raciocínios bastante inteligentes e pertinentes ao longo dos diálogos, o autor aproveita para semear pequenos indícios do que realmente vai acontecer no desfecho.

No começo de cada capítulo temos um diálogo entre dois personagens que não fazem parte da história que está sendo contada. Ambos conversam sobre uma tragédia ocorrida, e lentamente vão entregando peças que lá no final vão se juntar para formar o quebra-cabeças que explica tudo. A trama desenvolve tão bem um clima de mistério para nos confundir, e confundir de verdade, que em vários momentos me peguei perguntando: que p… é essa?

Quando os personagens chegam à casa dos pais de Jake a história toma seu rumo vertiginoso. E fica impossível falar qualquer coisa a mais sem dar spoliers. Iain Reid escreveu um livro claustrofóbico. O clima de tensão é crescente e a sensação única é de que alguma coisa vai dar muito errado. E aí ficamos apenas esperando o momento em que isso vai acontecer, sendo levados ao extremo da agonia.

Com uma caprichada edição em capa dura, e excelente diagramação que dialoga a todo momento com o texto, Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo é uma das melhores estreias literárias que foram lançadas até agora no Brasil.

Compre na Amazon

O Autor: Iain Reid é canadense e escreveu dois livros de não-ficção que foram premiados e aclamados pela crítica e público, One Bird’s Choice e The Truth About Luck. Seus textos foram publicados em veículos importantes como o The New Yorker, The Globe and Mail e o National Post. Em 2015, o autor recebeu o prêmio RBC Taylor Emerging Writer Award. Este é o seu primeiro romance.

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu li esse livro recentemente e não consigo parar de pesar nele, eu amei, achei a história muito bem construída, e como leiga no assunto não peguei nenhuma dica que o autor foi deixando. E nossa, essa frase “Toda história é inventada. Até as reais” é muito foda, fez todo o sentindo depois que eu acabei a leitura. Com certeza vou reler esse livro, vale muito a pena. Eu também fiz uma resenha dele no meu blog <3
    http://camarguices.blogspot.com.br/2018/02/o-que-achei-eu-estou-pensando-em-acabar.html

  2. Olá. Tudo bem? Passando aqui para registrar minhas impressões. Terminei a leitura, há alguns minutos.

    Bem, as 80 primeiras páginas retratam apenas o casal dentro do carro, indo para o sítio dos pais dele. Achei que esse momento tedioso demais. Somos torturados com pensamentos e flashbacks aleatórios que, no fim, não agregarão quase nada à história.

    Mas, depois das 80 páginas (são 222, no total), a partir do momento em que o casal chega no sítio dos pais dele, a desgraça começa. É um clima de tensão constante, com cenas estranhas que te desconsertam o tempo todo. É tudo muito bizarro, e você não sabe o que está acontecendo ali, mas sabe que, sim, tem algo muito errado.

    E, não vou dar spoilers, claro… mas, o livro vai muito além da sinopse. Ele vai numa direção totalmente oposta do que você imaginava. E a tensão só aumenta, embaralhando o psicológico dos personagens…e o seu também.

    Só não curti muito o final. Não é “aquele plot twist” de explodir cabeças que muitos estão falando por aí. Na verdade, as últimas 30 páginas tem uma queda brusca de ritmo, com aqueles pensamentos e flashbacks aleatórios num fluxo de consciência que acaba quebrando a tensão. No final, parecia que a Clarice Lispector havia incorporado no escritor kkk E, aí, ascelera tudo na última página(!) Com isso, o final acaba sendo bem confuso. Tive que reler as últimas duas páginas umas três vezes.

    É um bom livro. Se você sobreviver as primeiras 80 páginas, vai ser recompensado com um ótimo suspense/terror psicológico. Mas o livro poderia facilmente diminuir de 222 para 100/120 páginas. Por isso, defendo que o Terror é, por excelência, um gênero para ser contado em forma de contos (ou noveletas). Mas, isso é só minha opinião. rsrs

    #PS: O livro vai ganhar uma adaptação na Netflix. Eu nem sabia disso quando comprei o livro. Não tinha assistido o trailer ainda, e resolvi ver após a leitura. De cara, já deu para perceber que vão mudar MUITA coisa do livro (inclusive cenários). Sinceramente, não gostei. Sugiro lerem o livro antes do filme e, simplesmente, esquecer o trailer (caso tenham visto) durante a leitura!

    Um abraço.

Deixe uma resposta