Sinopse: O cangaço. Fenômeno da criminalidade brasileira ocorrida entre o final do século XIX e o começo do século XX. Muitos o consideravam uma forma de protesto violenta diante das injustiças sociais ocorridas nas regiões mais pobres do Nordeste. Um movimento social que ganhou fama e notoriedade no país e revelou “heróis” improváveis, os denominados cangaceiros. E um grupo desses homens começou a incomodar o governo federal com relatos de crimes hediondos e bárbaros. Para findar com as ações descabidas desse bando, as autoridades nacionais enviaram um jovem promissor oficial, o tenente Marcus Alves. Competente em seu ofício, mas frio, descrente e cético em suas ideologias. Só que o soldado, comandando um pelotão de volantes, nunca iria imaginar que, para enfrentar os marginais, teria que colocar em duvidas as suas crenças. (Resenha: Trindade do Sertão – Braga Junior)

Opinião: Vocês certamente conhecem a história de Lampião e Maria Bonita, mas os nomes que vão tirar seu sono são os de Cabrunco, Pé na Cova e Terra Seca. Três homens marcados pelos desajustes de uma vida desafortunada que esbarraram com o mal e se transformaram em arautos da desgraça. Cangaceiros? Sim! Justiceiros? Talvez! Entidades das trevas? Com certeza! Três homens à frente de um bando que percorre as cidadezinhas roubando, estuprando, matando. E na terra do sol, quando Deus dá as costas, o Diabo toca o terror. É nesse ambiente que Braga Junior, em seu Trindade do Sertão, encena um ato de uma batalha mais velha que o mundo. A luta do bem contra o mal.

Em Trindade do Sertão, acompanhamos a saga do tenente Marcus Alves para deter o trio de cangaceiros. Vindo do Sudeste, com referências e realidade de vida bem distintas, Marcus encontra um cenário desafiador em que até suas crenças são colocadas a prova. As diferenças já começam no grupo que ele lidera, onde homens calejados pela batalha diária daquelas terras não confiam totalmente naquele moço bem-apessoado, e se estendem pelos terrenos a serem percorridos e pela razão confrontada com o sobrenatural.

Trindade do Sertão é uma pérola narrativa para ser lida de uma só vez e absorvida em toda a sua riqueza de detalhes. Uma história bem brasileira recheada com o DNA de nossa gente em todas as suas contradições, superstições e diferenças. Impressionante como em tão poucas páginas é possível encontrar um pouquinho de cada característica que compõe nosso povo. Tudo isso alinhavado por uma escrita ágil, objetiva e envolvente que nos transporta com facilidade para os cenários e nos faz espectadores dos conflitos e terrores enfrentados pelos personagens.

Montar em seu cavalo e se aventurar pelas páginas dessa obra é (re) descobrir que o nosso Brasil tem muita história para ser contada. Braga Junior nos entregou um pedacinho desse mundão, e poderia muito bem ter entregue mais porque a ambientação deixou claro que ainda há muito a ser desvendado. Aos fãs de cavaleiros cruzados, pistoleiros do Velho Oeste, palhaços em bueiros e demais simpatizantes, conheçam a Trindade do Sertão e percebam que o perigo está bem mais perto do que vocês podem imaginar.

Avaliação: 4 Estrelas

 

O Autor: Braga Junior é brasileiro, reside na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES), casado e pai de uma menina. Formado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Além de escritor, trabalha no setor financeiro e é baixista de uma banda de rock.

Lançou até a presente data duas obras. A Lenda da Torre, publicação que teve excelentes críticas por parte de alguns dos principais booktubers e youtubers do Brasil. E Trindade do Sertão, um eBook recém lançado na plataforma KDP da Amazon, sucesso de vendas desde o seu lançamento.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Se não houver amanhã – Jennifer L. Armentrout
Próximo artigoResenha: A Seleção – Kiera Cass
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta