Sinopse HarperCollins: Astrid Strick, uma viúva de 68 anos, vive em Clapham, uma cidade pequena onde todos se conhecem e nada acontece. Depois de testemunhar um acidente envolvendo uma conhecida, ela percebe que não foi a mãe que queria ter sido para seus três filhos e que talvez não os conheça tão bem quanto pensava. Afinal, ela própria esconde parte de sua vida do resto da família. Mas tudo isso muda quando Cecelia, sua neta de treze anos, vai morar com ela após se envolver em problemas na escola, e a mostra que, mesmo em meio a uma vida de erros e segredos, todos estão tentando descobrir quem são. Escrito a partir de vários pontos de vista, Somos todos adultos aqui nos mostra como relações familiares podem ser mais complexas do que parecem e como nossas decisões impactam a vida das pessoas que amamos. Mas, acima de tudo, Emma Straub apresenta uma história impactante sobre envelhecimento, namoros de colégio, bullying e todas as coisas que nos seguem até sermos adultos, quer gostemos ou não. (Resenha: Somos Todos Adultos Aqui – Emma Straub)

Opinião: Sabe quando acontece alguma coisa, normalmente muito inesperada, que mexe com a gente e nos faz parar um pouquinho para refletir sobre nossa vida, sobre nossas decisões, sobre tudo? Então, com Astrid isso aconteceu no momento em que ela presenciou o atropelamento, e a consequente morte, de uma conhecida. Ali ela teve aquele estalo e meio que foi se perguntar sobre a sua vida, suas escolhas, avaliar os segredos ainda não revelados, os pedidos de desculpas pendentes e as várias camadas que compõe sua relação familiar.

Aos 68 anos de idade e viúva, Astrid Strick está vivendo uma linda história de amor com uma amiga, mas ela percebe que existem muitas pendências a serem acertadas com sua família. Ela se culpa por talvez não ter sido a melhor mãe do mundo, ter negligenciado um pouco na criação deles e que isso possa explicar os rumos que a vida de cada um tomou. Há uma filha que decidiu ser mãe solteira, um filho machão e com certos problemas com um familiar gay, outro filho mais light, o típico zen boa-vida, e uma neta que parece estar enfrentando bullying e diversos problemas no colégio…. Ufa! Percebem a quantidade de temas que vão derivar dessas muitas relações? Mas dá pra culpar a mãe pelas decisões dos filhos?

Em Somos Todos Adultos Aqui, Emma Straub decide investigar justamente as relações familiares e as consequências das coisas que não são ditas, daquilo que é adiado ou deixado para depois, dos pedidos de desculpas que não são feitos, das contas que não são acertadas e que acabam gerando mal-entendidos e mágoas desnecessárias. E ao mesmo tempo ela mostra com muita beleza como é a união familiar quando todos conversam, buscam se entender e se apoiam uns aos outros. O livro é o retrato de uma família, com seus erros e acertos, brigas, discordâncias, momentos de dar o braço a torcer ou de não recuar, sonhos alcançados e frustrações…

“Se não tivesse aprendido mais nada, tinha aprendido isso: fale. Fale agora, enquanto você tem a chance.”

Interessante destacar que esse não é um livro para reviravoltas ou plots. Diferente de suspenses ou tramas de ação, este é um romance ficcional de uma família como outra qualquer, narrando capítulos que trazem cenas do cotidiano, pequenos conflitos, recordações do passado e acertos de contas. Emma pinta o cenário de um grupo bem diversificado, representativo, que em determinado momento está ajustando os ponteiros e buscando se entender melhor. E todos os personagens são extremamente comuns com problemas e desafios que qualquer um de nós se depara. É tudo muito próximo da realidade, às vezes conturbada, que qualquer família vive.

E falando um pouco mais da narrativa de Somos Todos Adultos Aqui, é importante vocês terem em mente que é um livro mais lento. Nós acompanhamos um determinado período de tempo na vida dessa família, com muitos detalhes, pensamentos, reflexões, então há momentos em que a leitura vai agarrar e pode até dar vontade desistir, mas há também aquele ponto de virada em que a obra ganha um bom fôlego e nos conduz para um final muito bacana. A autora trabalha com muitos temas sensíveis e bem atuais e nos faz sentir muitas conexões com os personagens e as situações pelas quais eles passam.

Por se tratar uma obra focada muito em relações pessoais e familiares e em temas bem sensíveis, esse é o típico livro que tende a desagradar a maioria. Porque cada leitor vai querer algo dos personagens, das temáticas ou das abordagens e talvez exigir da autora muito mais do que ela estava disposta a entregar. Só que Somos Todos Adultos Aqui é um livro honestíssimo naquilo que Emma Straub se propôs a mostrar aos leitores: o recorte de uma família com seus dramas em um espaço bem delimitado de tempo. Então, se você decidir embarcar nessa história – e, acredite, eu acho que vale muito a pena, tente encarar por esse ponto de vista e busque entender um pouco da família Strick nesse vislumbre que a autora nos mostra.

“As pessoas diziam que todos nascem sozinhos e que todos morrem sozinhos, mas estavam erradas. Quando alguém nascia, trazia tantas pessoas junto, gerações de pessoas compactadas no tutano dos pequenos ossinhos.”

Compre na Amazon

Observação: este livro foi lido na edição da TAG Inéditos de Junho de 2021

A Autora: Emma Straub é uma autora estadunidense publicada em mais de vinte países. Ela escreveu os romances Os veranistas, Amantes modernos e Laura Lamont’s Life in Pictures, e um livro de contos, Other People We Married. Somos todos adultos aqui, seu quarto e mais recente romance, se tornou um best-seller instantâneo do The New York Times e foi considerado um dos livros mais notáveis de 2020 pelo Washington Post. Emma também é dona da Books Are Magic, uma livraria independente no Brooklyn, em Nova York, com o marido.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Carrossel Sombrio – Joe Hill
Próximo artigoResenha: Estado de Alerta – David Klass
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta