Sinopse Arqueiro: Depois de seu sexto ataque e mais de quarenta pessoas mortas, o criminoso conhecido como Homem Verde continua sendo celebrado pelos ambientalistas e temido pelo FBI. Ele sabe que a qualquer momento cometerá um erro e será capturado, mas ainda não pode parar. Seus ataques contra alvos que ameaçam o meio ambiente são necessários para chamar a atenção do mundo para a emergência da mudança climática. Enquanto ele planeja o próximo grande atentado, seu gran finale, os 300 homens da força-tarefa do FBI continuam sem nenhuma pista. Até que Tom Smith, um jovem analista de dados, se junta à caçada com uma proposta de investigação nada ortodoxa, que logo se torna a única esperança de neutralizá-lo. (Resenha: Estado de Alerta – David Klass)

Opinião: David Klass imaginou uma premissa interessante para seu suspense de pegada ecoterrorista: um ativista ambiental que ataca alvos que representam algum tipo de ameaça ao meio ambiente. É a forma que ele encontrou para alertar as pessoas sobre os riscos que o planeta está correndo com o aquecimento global e os problemas que dele derivam, já que, aparentemente, ninguém está muito preocupado com o assunto.

O problema é que Estado de Alerta acertou tanto nas argumentações ambientais e em algumas explicações sobre o tema quanto errou no desenvolvimento de uma história de fato. O resultado foi um desses suspenses de caçada em que as autoridades correm contra o tempo na busca por esse ativista, denominado como Homem Verde. Muita conversa, pouco mistério e algumas sequências de ação que se não empolgam, pelo menos dão ritmo à narrativa.

O básico que vocês precisam saber é justamente o que a sinopse apresenta. Os Estados Unidos estão sofrendo uma sequência de atentados terroristas voltados unicamente para alvos que ameaçam o meio ambiente. O autor desses atentados é chamado pela imprensa de Homem Verde. Alguém que não só explode e destrói esses locais como também divulga manifestos explicando qual o dano causado pelo alvo e buscando conscientizar as pessoas sobre o quão pouco tempo temos para salvar o planeta.

O Homem Verde passa a ser o inimigo público número uma das autoridades e, claro, do presidente norte-americano pouco simpático a causas ambientais (dou uma semente de árvore se adivinharem em que esse personagem foi inspirado). A caçada, fracassada pela ausência total de qualquer tipo de prova, pista ou indício de quem seja esse Homem Verde, ganha fôlego quando entra em cena um jovem nerd que domina muito a parte de tecnologia. Ele tem certeza de que consegue capturar o culpado a partir de análises minuciosas do seu comportamento. Isso, aliás, é um componente muito interessante da narrativa e que prende bem nossa atenção.

Por outro lado, os jovens e boa parte da opinião pública acabam se entusiasmando com essa misteriosa figura que, mesmo matando civis inocentes em alguns de seus atentados, aparenta estar agindo apenas em nome da preocupação com o nosso futuro. É uma pessoa honesta que quer apenas conscientização. E aí sobram bons argumentos e explicações sobre a pauta ambiental.

Só que apenas essa combinação não dá muita liga e o livro, de mais de trezentas páginas, acaba não sustentando enredo interessante o suficiente para nos seduzir. Não há segredos ou mistérios. Apenas a caçada ao Homem Verde e a leve curiosidade que ficamos em saber se ele será pego ou não. E só. Nada mais é apresentado de forma a envolver o leitor. Pelo contrário há bons detalhamentos de trajetórias de vida que, mesmo sendo comum em livros do gênero, não consegue dar nenhum movimento. Estado de Alerta acaba sendo linear demais da conta e, perdão pelo trocadilho, não consegue deixar ninguém em alerta durante a leitura.

Mas a ideia de trazer a questão ambiental mais a fundo para a literatura de ficção é louvável. Pouco se discute ainda sobre o tema e todos nós sabemos que a corrida da humanidade contra o tempo já está em curso. O planeta vem sofrendo mudanças drásticas e nós já sentimos muito desse impacto no clima de nossas cidades e Estados. Então, toda e qualquer incursão que a literatura fizer nesse campo, principalmente como forma de dar informação e argumentos aos leitores é super válida.

Estado de Alerta pode agradar aos leitores que gostam de obras de ação. Há alguns momentos curiosos, bons diálogos e citações fantásticas sobre o meio ambiente. Infelizmente, no conjunto da obra, ele fica muito a dever na entrega de uma boa história.

Compre na Amazon

O Autor: David Klass é autor de muitos romances para jovens adultos aclamados pela crítica. Também escreveu mais de 40 roteiros para o cinema – incluindo os dos filmes Beijos que matam, com Morgan Freeman e Ashley Judd nos papéis principais, Medidas desesperadas, Com as próprias mãos e No tempo das borboletas – e também para a série Law & Order. Atualmente, dirige o departamento de roteiros para TV no curso de cinema da Graduate School of the Arts na Universidade Colúmbia.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Somos Todos Adultos Aqui – Emma Straub
Próximo artigoResenha: O Crime do Padre Amaro – Eça de Queirós
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta