Sinopse Arqueiro: Preocupados com o filho Adam, que começou a se distanciar deles depois do suicídio do melhor amigo, Spencer, o Dr. Mike Baye e sua esposa, Tia, instalam um programa de monitoração no computador do garoto. Após alguns dias, uma enigmática mensagem acaba de vez com a paz da família. Enquanto isso, a mãe de Spencer, Betsy, encontra uma foto que levanta suspeitas sobre a morte de seu filho. Ele não estava sozinho na noite fatídica. Será que foi mesmo suicídio? Para tornar tudo mais assustador, Adam desaparece misteriosamente. Acreditando que o garoto está correndo grande perigo, Mike não medirá esforços para encontrá-lo. Quando duas mulheres são assassinadas, uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruze de forma trágica, violenta e inesperada. (Resenha: Confie em Mim – Harlan Coben)

Opinião: Em um mundo hiper conectado em que a quase totalidade das nossas ações e interações acontecem pelos celulares ou computadores, quais os limites de privacidade virtual seus filhos podem ter? Por outro lado, você gostaria de monitorar e ter conhecimento de tudo o que seu filho adolescente faz na internet, incluindo os sites que acessa ou as conversas que têm com os amigos? Até que ponto vai a confiança?

Talvez essa resposta seja fácil se você deixar de lado fatores secundários. Por exemplo? Bom, pense que seu filho está com um comportamento estranho após o suicídio de seu melhor amigo. É um bom motivo, certo? Mas e se tudo estiver bem e for apenas uma fase, qual vai ser a reação dele se descobrir que você sabe exatamente aqueles segredos mais íntimos trocados entre amigos ou os sites pornográficos que ele acessa?

Algumas dessas situações e muitas outras são trabalhadas de forma extrema não só na trama principal, mas também nas subtramas de Confie em Mim, um thriller em que Harlan Coben discorre sobre a relação de confiança entre pais e filhos, os limites da privacidade e até onde uma família pode ir para se proteger. E, acreditem, o autor traz à luz uma sequência de ações e histórias paralelas capazes de embaralhar tranquilamente a sua percepção e impedir que você responda com 100% de certeza às dúvidas que abrem esse texto.

Confie em Mim foca na relação da família Baye com seu filho Adam. É ele o adolescente que apresenta um comportamento estranho após o suicídio do melhor amigo. Só que isso pode ser considerado natural a partir do momento que enxergamos apenas o trauma de uma situação como essa. O problema é que seus pais, Mike e Tia, ultrapassaram a barreira da privacidade e instalaram um programa que monitora todos os passos e ações de Adam no computador. É aí que descobrem que há problemas na área. Que talvez envolvam o suicídio do amigo, Spencer. Pra bagunçar mais a história, Adam desaparece e… Bom, se vocês já conhecem bem Harlan Coben sabem que vai começar uma caçada em busca do garoto e de respostas para as dezenas de perguntas que vão se acumulando a cada novo capítulo.

A dinâmica de Confie em Mim vai muito além desses conflitos familiares. Ao longo do livro, outras famílias entram em cena para tratar de temas que vão desde o vício por drogas até a forma como reagir quando um professor pratica bullying com uma aluna em sala de aula. E como mencionei, tudo acaba sendo alinhavado pelos interesses e angústias de cada família. Ou seja, até que ponto cada uma é capaz de ir para se defender ou defender seus interesses ou sua integridade. Ah, se tudo isso já não é o bastante para vocês, não se preocupem. Ainda temos alguém raptando e torturando mulheres até a morte. E, sim, tudo tem suas pontas que se ligam às demais formando o conjunto desse livro eletrizante.

Pra não perder o costume cultivado em resenhas anteriores, vou destacar as duas características marcantes da obra de Coben que se repetem por aqui. Primeiro a busca por alguém, neste caso é o médico (sim, os protagonistas dele normalmente são médicos) Mike Baye atrás de seu filho Adam. Em segundo, a polícia que em algum momento vai colocar esse protagonista como suspeito e atrapalhar um pouquinho sua vida. De resto, é devorar os capítulos em busca de surpresas, reviravoltas e dos desfechos para as muitas situações que essa história aborda.

Confie em Mim veio para ocupar arrasadoramente o topo da minha lista de melhores livros de Harlan Coben.

Compre na Amazon

//

Do Autor leia também:

Win

O Menino do Bosque

Fique Comigo

Confie em Mim

Não Há Segunda Chance

Desaparecido para Sempre

Não Conte a Ninguém

 

Harlan CobenO Autor: Harlan Coben Vencedor de diversos prêmios, Harlan Coben recebeu a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série Myron Bolitar. Conhecido como “o mestre das noites em claro” por suas narrativas surpreendentes e impossíveis de largar, Coben já teve suas obras traduzidas para 45 idiomas e é um best-seller em diversos países, contando mais de 75 milhões de exemplares vendidos. Vários de seus livros foram adaptados para o cinema e para séries de streaming, entre eles O inocente, lançada pela Netflix. Mora em Nova Jersey com a esposa, os quatro filhos e os cachorros Laszlo e Winslow.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Depois – Stephen King
Próximo artigoResenha: Cães Negros – Ian McEwan
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta