Sinopse Arqueiro: No leito de morte, a mãe de Will Klein lhe faz uma revelação: seu irmão mais velho, Ken, desaparecido há 11 anos e acusado do assassinato de sua vizinha Julie Miller, está vivo. Embora a polícia o considere um fugitivo, a família sempre acreditou em sua inocência. Quando resolve investigar melhor o caso, Will sofre outro grande choque: sua namorada, Sheila – que sempre manteve seu passado em segredo –, some e as impressões digitais dela são encontradas na cena de um crime no Novo México. Será que essas tragédias têm algo em comum? Para tornar tudo ainda mais estranho e perturbador, Will passa a ser perseguido por um psicopata implacável que ressurge de maneira enigmática do seu passado. Enquanto procura compreender esses acontecimentos com a ajuda de seu amigo Squares e de Katy, a irmã mais nova de Julie, Will descobre que a verdade nem sempre é o que parece ser – e raramente é o que gostaríamos que fosse. (Resenha: Desaparecido para Sempre – Harlan Coben)

Opinião: Harlan Coben consegue segurar seus plots e reviravoltas até as últimas sequências de Desaparecido para Sempre, compondo um de seus thrillers mais envolventes. E, claro, seguindo aquela receitinha básica que se mantém presente em todas as suas obras: há sempre um personagem em busca de alguém desaparecido, sequestrado, em fuga ou com segredos que podem mudar completamente rumos da vida.

“Existe um elo entre o consolo e a dor auto infligida, o desejo de se agarrar à dor porque o sofrimento é preferível ao esquecimento.” (Pág. 95)

Desaparecido para Sempre é a clássica história de drama familiar. Uma tragédia se abate sobre a família Klein quando o filho mais velho, Ken, é acusado de assassinar brutalmente a vizinha Julie, paixão de seu irmão mais novo. Ares de dramalhão mexicano, né? Mas continua… A família de Ken, e principalmente o irmão mais novo, Will, acredita fielmente na sua inocência. Agora, onze anos depois, a história ganha novo fôlego quando pistas sugerem que Ken, desaparecido desde então, pode estar vivo e muito próximo. Aí dá-lhe surgir colegas de infância, namoradas desaparecendo, a irmã da vítima querendo ajudar a esclarecer o caso e muitos segredos e mortes.

É em cima desse resumão que fiz acima que Harlan Coben desenvolve uma história com inúmeros interesses em jogo, presença da máfia, novos assassinatos, personagens curiosos e aquela sensação de que não conhecemos ninguém verdadeiramente bem, por mais próximos que os personagens possam ser uns dos outros. Aliás, isso vai ficar evidente o tempo inteiro no livro. Todos escondem algo.

A obra traz uma carga muito grande de reflexões. Diferentemente de outros livros do autor já resenhados aqui (confira os links ao fim desse texto), Desaparecido para Sempre desenvolve muito uma temática social: os “personagens das ruas”, anônimos com suas tragédias pessoais que ganham ou fazem a vida na noite, nas ruas. Prostitutas, cafetões, traficantes, usuários de drogas, crianças abandonadas… A obra dedica boas páginas a falar sobre essas pessoas e refletir um pouco sobre as condições, ou a falta delas, que as empurrou para essa situação.

No mais, vamos encontrar o bom e velho estilo de Coben em que a ação ocorre em ritmo veloz, a polícia costuma ser mais inimiga do que colaboradora dos protagonistas e a história guarda muitos mistérios a mais do que aparentemente percebemos. Incluindo muita ambiguidade em alguns personagens que vão nos enganar direitinho quanto às suas intenções, culpas e inocências.

Desaparecido para Sempre é mais um thriller “leve” para boas horas de leitura. O típico suspense-passatempo que devoramos em um ou dois dias e que nos surpreende a cada novo capítulo ou revelação. Vale a leitura!

Compre na Amazon

//

Do Autor leia também:

Win

O Menino do Bosque

Fique Comigo

Confie em Mim

Não Há Segunda Chance

Desaparecido para Sempre

Não Conte a Ninguém

Harlan CobenO Autor: Harlan Coben Vencedor de diversos prêmios, Harlan Coben recebeu a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série Myron Bolitar. Conhecido como “o mestre das noites em claro” por suas narrativas surpreendentes e impossíveis de largar, Coben já teve suas obras traduzidas para 45 idiomas e é um best-seller em diversos países, contando mais de 75 milhões de exemplares vendidos. Vários de seus livros foram adaptados para o cinema e para séries de streaming, entre eles O inocente, lançada pela Netflix. Mora em Nova Jersey com a esposa, os quatro filhos e os cachorros Laszlo e Winslow.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Força da Natureza – Jane Harper
Próximo artigoResenha: O Paciente – Jasper DeWitt
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta