Sinopse Record: Uma trama eletrizante sobre uma verdade que pode abalar o futuro da igreja. Nos últimos meses do pontificado de João Paulo II, uma misteriosa exposição é montada nos Museus do Vaticano. Seu curador, Ugo Nogara, alega ter descoberto um grande segredo sobre o Sudário de Turim, porém, uma semana antes da abertura da polêmica mostra, ele é encontrado morto nos jardins da residência de verão do papa. Na mesma noite, a casa dos padres Alex e Simon Andreou, amigos de Ugo e seus ajudantes na exposição, é invadida por um estranho. A polícia não consegue encontrar um suspeito, e Alex inicia sua própria investigação. Para encontrar o culpado, ele precisa descobrir o segredo mantido por Ugo a qualquer custo. Mas, à medida que começa a compreender a verdade, ele percebe que suas ações podem trazer consequências imprevisíveis para o futuro da Igreja Católica. (Resenha: O Quinto Evangelho – Ian Caldwell)

Opinião: Um passeio teológico e com boas interpretações históricas sobre os quatro evangelhos talvez seja o ponto alto de O Quinto Evangelho. O thriller viciante de Ian Caldwell se debruça sobre um dos mais instigantes mistérios da fé cristã, o Sudário de Turim, e a partir dele cria uma trama de assassinato e mistérios, disputas de poder e bastidores do Vaticano, cristãos católicos e ortodoxos e muitas páginas de ação e suspense.

Todas as curiosidades, mistérios e dúvidas que cercam as chamadas relíquias cristãs são um interessante ingrediente para tramas de suspense. Confesso que pessoalmente o tema me atrai, inclusive obras de não-ficção, técnicas e históricas, relacionadas com o Sudário de Turim. Ah, para quem não sabe, o sudário é um pano que segundo a tradição teria envolvido o corpo de Cristo. Nele é possível ver gravada a imagem de um homem com as marcas e chagas características de uma crucificação (leia mais aqui). Testes científicos buscaram a datação, identificaram, ou não, sua origem, mas o que vale aqui é a fé de cada um. E é a partir dela que vai nascer parte da trama de Caldwell.

O Quinto Evangelho parte da organização de uma exposição no Vaticano, com o conhecimento e apoio do então pontífice João Paulo II, já na fase final de seu papado. Essa exposição, que ninguém sabe bem do que se trata, deve apresentar ao mundo novas evidências sobre o Sudário. Pelo menos é isso que somos levados a crer. Mas como todo bom suspense que se preze, o curador é misteriosamente assassinado em Castel Gandolfo, a residência de verão do papa. E aí, bom, aí começa nossa investigação.

Narrado pelo padre ortodoxo Alex, e tendo seu irmão, o padre católico Simon, como principal suspeito do assassinato, O Quinto Evangelho vai mergulhar em detalhes impressionantes dos bastidores do Vaticano. É nessa parte que se encontra a maior qualidade do livro. Caldwell se ateve aos mínimos detalhes de descrição, ambientação e pesquisa para conduzir os leitores pelas ruelas, palácios e corredores do pequeno país. Somos literalmente apresentados a um Vaticano que poucos olhos veem. Junto a isso, a parte histórica é uma aula à parte, guardadas logicamente as devidas liberdades artísticas necessárias à construção do livro. Somos, portanto, introduzidos em “lições” sobre o cisma entre católicos e ortodoxos, detalhes das cruzadas, características de cada uma das duas religiões, além de muita explicação sobre significados dos evangelhos oficiais.

No meio disso tudo há um mistério e aparentemente alguém muito poderoso, de dentro da Igreja Católica, disposto a qualquer coisa para impedir que a exposição revele ao mundo o que quer que seu finado curador tenha descoberto. Cartas e pistas na mesa, passamos a seguir o padre Alex em sua investigação, cuja quantidade de detalhes, às vezes, chega a ser confusa e um pouquinho exagerada.

A narrativa é viciante e o calhamaço de mais de quinhentas páginas é facilmente devorado pelos leitores mais curiosos. As explicações, bem convencionais e dentro de uma lógica religiosa, podem não agradar, mas pensem que esse é aquele típico livro para entretenimento e distração, a despeito de, como já falei, toda a carga de conhecimento que traz consigo.

O Quinto Evangelho é um ótimo suspense para boas horas de leitura e uma ótima indicação para quem curte tramas de cunho religioso e com bons embasamentos históricos.

Compre na Amazon

O Autor: Ian Caldwell é um escritor dos Estados Unidos da América, formado em História pela Universidade de Princeton.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Apenas um Dia – Gayle Forman
Próximo artigoResenha: O Caçador – Lars Kepler
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta