Resenha: Itamar e o Bando de Sonhadores – Ismair Zaghetto

Sinopse Z: Chama a atenção neste trabalho a sua singularidade. Não é uma biografia e muito menos uma grande reportagem, como normalmente se classifica iniciativas literárias de não-ficção que escapam aos rótulos comuns. É, antes, e tão somente, um cotidiano que chancela a riqueza histórica que emana do fulgurante humanismo de Itamar Franco. (Resenha: Itamar e o Bando de Sonhadores – Ismair Zaghetto)

Opinião: São poucos os políticos brasileiros que passam incólumes pelo mar de lama que traga a classe. Mais raros ainda são os que deixam na memória das pessoas uma imagem de austeridade, honestidade e simplicidade. Itamar Franco, prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos, senador por Minas Gerais por dois mandatos, governador de Minas Gerais e presidente da República, é um desses raríssimos nomes. Um político da extinta geração que entendia e encarava o cargo público como uma oportunidade de gerar conquistas, desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas.

Itamar e o Bando de Sonhadores, uma edição especial e numerada restrita a apenas mil exemplares, é uma obra que apresenta o Itamar do começo da carreira política, quando se elegeu pela primeira vez prefeito de Juiz de Fora. A partir de memórias do autor e conversas com personagens que estiveram juntos naquele período, reconstrói-se para as novas gerações o homem que enxergava à frente do tempo e que, destemido, não desanimava perante as dificuldades que a gestão pública impõe.

Composto de curtos capítulos, o livro percorre o jeito moderno de administrar, ancorado em uma visão de futuro, que fez com que Itamar Franco revolucionasse a administração pública e construísse as bases para que Juiz de Fora se transformasse em um canteiro de obras. Uma cidade preparada para o salto de modernidade que estava batendo à porta. Inovando desde a forma de fazer campanha e pedir votos, entendemos ali, na juventude, como Itamar conseguiu, décadas depois, se manter acima de partidos políticos e dar início ao processo de recuperação de um Brasil ainda cambaleante pós-ditadura e pós-impeachment.

Em tempos de carência de lideranças honestas e confiáveis que colocam o país à frente dos interesses pessoais, conhecer a trajetória de um Político como Itamar Franco é fundamental para entendermos que é sim possível construir um Brasil melhor. Nesse FlaxFlu de ideologias, partidarismo exagerados e discursos colegiais, carece-nos de exemplos que possamos mirar para espelhar o que queremos para o futuro. Itamar Franco é um desses exemplos. Alguém que se manteve fiel a princípios até o fim da vida e que foi o responsável pelo start que possibilitou todas as conquistas dos governos que vieram depois dele.

O Autor: Ismair Zaghetto é jornalista e professor universitário. Itamar e o Bando de Sonhadores é projeto que Ismair acalentou por pelo menos dez anos e retrata é pocas e situações que viveu na intimidade. Foi amigo pessoal de Itamar, a quem serviu na Prefeitura de Juiz de Fora como assessor de gabinete e de imprensa, e, no Governo do Estado de Minas Gerais, como diretor da Escola de Saúde Pública.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: A Volta do Parafuso – Henry James
Próximo artigoResenha: Britt-Marie Esteve Aqui – Fredrik Backman
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta