Resenha: Os Meninos de Nápoles – Roberto Saviano

Sinopse Companhia das Letras: Com ritmo eletrizante e prosa brutal, Roberto Saviano narra a ascensão de uma gangue juvenil na violenta Nápoles dos dias atuais. Do premiado autor de Gomorra e Zero zero zero. Um novo tipo de gangue domina as ruas de Nápoles: as “paranzas”, grupos de adolescentes que dividem seu tempo entre o Facebook e o video game e circulam com pistolas e AK-47s, aterrorizando os moradores e marcando território para seus chefes, ligados à máfia. Os meninos de Nápoles conta a história da ascensão de uma dessas paranzas e de seu líder, Nicolas Fiorillo, conhecido por amigos e inimigos como o Marajá. Seduzido pela perspectiva de imprimir seu nome na história, ele não medirá esforços para conquistar o bairro de Forcella — sem levar em conta, porém, que ambição, dinheiro e poder acarretariam consequências inimagináveis. Com toda a vivacidade e a perspicácia que fizeram de Gomorra uma sensação mundial, o premiado escritor Roberto Saviano nos transporta para as violentas terras italianas neste romance de tirar o fôlego. (Resenha: Os Meninos de Nápoles – Roberto Saviano)

Opinião:

Em busca de ampliar meus horizontes na leitura me auto convidei a conhecer Roberto Saviano por meio de  Os Meninos de Nápoles. Ao me deparar com a sinopse enxerguei um livro com enorme potencial e então segui com o desafio. Neste livro, além de ter me deparado com uma leitura que se equilibra entre os contrastes do doce e amargo, é louvável o assunto retratado.

Os Meninos de Nápoles explora o tráfico e a máfia italiana ao colocar em foco um grupo de adolescentes que querem se dar bem vida do modo mais fácil. Sem muito pudor ou receio de explorar esse universo subversivo e obscuro, o autor não poupa o leitor de apresentar uma história sem filtros que tem como único objetivo alcançar uma linguagem cheia de poder e medo.

Com o decorrer da leitura fica óbvio que esse livro não se trata exclusivamente de um romance, mas de um trilher que faz com que a narrativa seja rápida, ágil e estimulativa; com alternância entre momentos de calmaria e tensão. A grande verdade é que me senti assistindo uma série ou filme da Netflix que em sua maioria não tem roteiros de grande impacto mas surpreende ao abordar assuntos delicados sem deixar de expor a verdade.

Os persoangens são rasos e muito mal construídos. São exageradamente impercepitívios em quase toda a história, deixando a cargo da habilidade de escrita do autor prender o leitor. Em alguns momentos a sensação que é transmitida ao leitor é de que os personagens quase não conseguem ter vida própria, é basicamente Saviano ditando o tempo o que eles tem que fazer. Não consegue potencializar…

Roberto Saviano consegue explorar as nuances e brutalidade do tráfico ao mostrar o quão cruel é este universo, onde uma cadeia de ataques atinge muitas pessoas. Com grandes defeitos de construção de personagens, Os Menino de Nápoles é apenas uma chamada equívoca pra chamar atenção de leitores em busca de leitura veloz.

Avaliação: 3 de 5 estrelas

Sobre o autor: Roberto Saviano é um jornalista e escritor italiano. Nascido em Nápoles, Saviano escreveu o livro Gomorra, que documenta a atuação das máfias italianas e sua relação com as instituições do país. A obra se tornou um bestseller em todo o mundo.
Saviano vive sob escolta permanente de cinco policiais, desde 13 de outubro de 2006. Ele muda constantemente de endereço, e não frequenta lugares públicos, em virtude de ameaças de morte feitas por mafiosos. Em outubro de 2008, revelou-se que a Camorra tinha um plano para assassinar Saviano no natal daquele ano. Saviano foi agraciado com o Premio Viareggio em 2006. Ele é o escritor italiano com mais vendas na internet.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo – Benjamin Alire Sáenz
Próximo artigoResenha: D. Maria I – Mary Del Priori
Goiano do pé rachado e comedor de piqui. Alucinado por histórias fantásticas e distópicos. Tributo, Hobbit de nascença, e habitante do país de Aslan. Entre os autores Suzanne Collins é majestade e Tolkien é imperador. Técnico em Química e buscando ser químico industrial intercalado com a vida de escritor, um dia qualquer publicará seu livro. Não dispensa um cinema... https://www.skoob.com.br/usuario/1094145-silas-jr

Deixe uma resposta