Resenha: Cinco Júlias – Matheus Souza

Sinopse Editora Seguinte: Em seu livro de estreia, o roteirista Matheus Souza apresenta cinco garotas que, de repente, têm seus maiores segredos revelados. De madrugada, sem o menor aviso, todas as mensagens que todo mundo já enviou por e-mail e pelas redes sociais vazaram na internet. Agora, basta digitar o nome de alguém num campo de busca para ler as conversas particulares que a pessoa já teve. Vários políticos são presos, milhares de fofocas de celebridades vêm à tona. E a vida de cinco adolescentes que têm o mesmo nome [Júlia] vira de cabeça para baixo. Em uma noite chuvosa no Rio de Janeiro, uma série de incidentes faz com que as cinco se encontrem. Cada uma tem o seu motivo, mas todas querem fugir da cidade o quanto antes. Assim, elas partem num carro de autoescola para São Paulo, numa viagem hilária e intensa, sofrida e maravilhosa ― como a própria adolescência. (Resenha: Cinco Júlias – Matheus Souza)

Opinião:

O que você faria se tudo sobre sua fosse, instantenamente, revelado com acesso livre pra qualquer pessoa? Qual seria sua reação ao saber que seus segredos, sua intimidade, seus arquivos e tudo que você possa ter armazenado em rede com disponibilidade gratuita? É por meio dessa premissa que  Matheus Souza entrega ao leitor o livro Cinco Júlias. 

Este não é um livro de ficção científica. Está mais para uma obra que tenta explorar a internet ao tentar trazer assuntos conturbados de adolescentes e jovens em um mundo cada vez amis dominiado pela rede.

Na história acompanhamos cinco Júlias que vãos sendo apresentadas em capítulos separados. Cada Júlia possui uma personalidade, dramas, traumas e um mundo. A partir do momento que a explosão toma conta da internet, ambas, sem qualquer contato tentam desesperadamente saírem da cidade; e justamente em um encontro totalmente desprovável elas decidem partir rumo à São Paulo.

De início não conseguir digerir muito bem a forma como os encontros aconteceram e toda motivação de cinco garotas partirem para outra cidade. Com o decorrer da leitura é perceptível que o autor vai esmiuçando esse encontro e a cada momento você se sente mais próximo dessas meninas que tiveram a vida virada de cabeça para baixo.

Matheus Souza peca em não conseguir desenvolver melhor suas Júlias e explorar o potencial que sua história poderia ter tido ao explorar com mais afinco o universo que ele apresenta de um mundo caotizado pela explosão na internet. Cinco Júlias é um livro doce com alguns armago, mas que consegue entregar ao leitor um livro apropriado para um dia chuvoso.

Avaliação: 4 de 5 estrelas

Sobre o autor: MATHEUS SOUZA nasceu em Brasília em 1988 e hoje mora no Rio de Janeiro. Roteirista e diretor, trabalhou com Cinema, Teatro e TV. Aos 20 anos, seu longa-metragem Apenas o Fim (2008) recebeu o prêmio de Melhor Filme do júri popular no Festival do Rio e na Mostra de Cinema de São Paulo. Também escreveu e dirigiu o longa Ana e Vitória (2018) e foi roteirista de Confissões de Adolescente (2013), entre outros filmes.

Compartilhar
Artigo anteriorNovo livro de Jojo Moyes ganha data de lançamento
Próximo artigoResenha: Uma Loucura e Nada Mais – Mary Balogh
Goiano do pé rachado e comedor de piqui. Alucinado por histórias fantásticas e distópicos. Tributo, Hobbit de nascença, e habitante do país de Aslan. Entre os autores Suzanne Collins é majestade e Tolkien é imperador. Técnico em Química e buscando ser químico industrial intercalado com a vida de escritor, um dia qualquer publicará seu livro. Não dispensa um cinema... https://www.skoob.com.br/usuario/1094145-silas-jr

Deixe uma resposta