Sinopse Rocco: Autora da aclamada série Temeraire, bestseller do The New York Times, Naomi Novik introduz um mundo novo e ousado, com raízes fincadas no folclore eslavo, em Enraizados, indicado ao Hugo e vencedor do Nebula, entre outros prêmios literários. Na trama, Agnieszka e Kasia são melhores amigas e levam uma vida tranquila no vale. Mas essa tranquilidade cobra seu preço. Afinal, às margens do vilarejo onde moram fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno desconhecido, e para impedir que ele avance para além das fronteiras da Floresta, o povo do vale conta somente com a proteção de um mago frio e ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para servi-lo. Enquanto a próxima escolha se aproxima, Agnieska teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela esteja errada. Porque, quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai escolher. (Resenha: Enraizados – Naomi Novik)

Opinião: Bebendo na fonte das lendas e do folclore polonês, Enraizados levou o Nebula em 2015, foi indicado ao Hugo em 2016 e conquistou alguns outros prêmios, o que faz dele, no mínimo, um livro a despertar nossa curiosidade. Temos alguns bons e interessantes títulos chegando ao mercado em que crenças de culturas bem distantes de nossa realidade servem de base para fascinantes tramas de fantasia ou ficção científica. A título de curiosidade cito O Urso e o Rouxinol e sua sequência, A Menina na Torre, como os mais indicados a vocês conferirem.

Mas e Enraizados? Bom, temos aqui uma trama envolta em um grande mistério. Após a briga entre dois reinos o clima de paz nunca mais retornou. O povo de um vale deposita suas esperanças de combate ao mal em um mago. Dragão é seu nome e a cada dez anos ele aparece no vale pedindo uma jovem, virgem, para viver com ele. A escolhida passa dez anos em uma torre e ninguém jamais soube o que lá aconteceu. Até chegarmos a história contada no livro, quando Agnieszka, contrariando as expectativas locais, acaba sendo a escolhida pelo Dragão. Na trama, então, vamos desvendar o que acontece dentro da torre e quem é, de verdade, o tal mago.

A questão é que Enraizados não cativa. Pelo menos não fisgou minha atenção e exigiu uma força hercúlea para que eu conseguisse chegar ao fim de suas quase quatrocentas páginas. A ideia original que resumi acima é curiosa e promissora, mas por mais talento narrativo que Naomi Novik tenha demonstrado, a verdade é que achei a história arrastada. Não existem elementos que causem simpatia, despertem curiosidade ou provoquem a vontade de saber o que vai resultar daquilo ali. Simplesmente é uma sequência de acontecimentos contados de forma chata. Faltou pegada ao livro.

Enraizados, diferente de títulos que bebem em fontes parecidas, pendeu totalmente para o YA num nível mais adolescente do que adulto. É uma história com qualidades mal exploradas ou muito mal executadas. A força feminina que a autora busca imprimir acaba ficando, novamente o termo, chata pela falta de ritmo. E olha que não faltou esmero na construção de personagens densos e com boa carga de características.

Vencedor de prêmios, Enraizados não me convenceu na prática. Finalizei a leitura ainda me perguntando qual o tempero que fez esse livro conquistar o que conquistou. Quem souber, contribua comigo deixando seu comentário.

Compre na Amazon

A Autora: Naomi Novik nasceu em Nova York em 1973, parte da primeira geração americana de sua família, e ela foi criada com contos de fadas poloneses, Baba Yaga e Tolkien. Seu primeiro livro, O dragão de Sua Majestade, da série Temeraire, foi publicado em 2006 e traduzido para vinte e três idiomas, além de os direitos de filmagem terem sido comprados por Peter Jackson, o diretor vencedor do Oscar pela trilogia O senhor dos anéis. Ganhou o Prêmio John W. Campbell de Melhor Autora Revelação, o Prêmio Compton Crook de Melhor Primeiro Livro, e o Prêmio Locus por Melhor Primeiro Livro. É uma das fundadoras e membro do conselho da Organization for Transformative Works, uma organização sem fins lucrativos destinada a proteger os direitos de uso justo dos criadores de fanfics. Também é escritora de fanfic e criadora de fanvídeos, além de ser uma das mentoras do arquivo open-source Archive of Our Own. Novik mora na cidade de Nova York com o marido, Charles Ardai, escritor de mistério ganhador do Prêmio Edgar, a filha recém-nascida, Evidence, e quatro cinco computadores que acabaram de ser espanados.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: O Último Suspiro – Robert Bryndza
Próximo artigoResenha: Noite sem Fim – Agatha Christie
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta