Resenha: Um Casamento Americano - Tayari Jones

Sinopse Editora Arqueiro: (Resenha: Um Casamento Americano – Tayari Jones) Os recém-casados Celestial e Roy são a personificação do sonho americano e do empoderamento negro. Mas um dia os dois são separados por circunstâncias imprevisíveis: Roy é condenado a doze anos de prisão por um crime que Celestial sabe que ele não cometeu. Mesmo impetuosa e independente, Celestial é dominada pelo desamparo e busca conforto nos braços de um amigo de infância.

Quando a condenação de Roy é anulada repentinamente depois de cinco anos, ele sai da prisão pronto para retomar a vida com a esposa. Um casamento americano lança um olhar perspicaz ao coração e à mente de três pessoas unidas e separadas por forças além do seu controle, e que precisam lidar com o passado enquanto seguem – com esperança e dor – em direção ao futuro.

Opinião: “Um Casamento Americano“, da autora Tayari Jones, publicado originalmente nos EUA em 2018, chegou esse ano ao Brasil através da Editora Arqueiro com um excelente trabalho de edição. Se a boa sinopse já não fosse suficiente para despertar nosso interesse na leitura, a publicação ganhou credenciais de peso para o leitor: além de prêmios como Aspen Words e um NAACP Image Award, foi uma das leituras de verão do ex-presidente americano Barack Obama e entrou para o clube do livro de Oprah Winfrey.

Na história conhecemos Celestial e Roy, um casal negro de classe média que vive em Atlanta, numa boa casa, com bons empregos e dinheiro suficiente para viver na essência o sonho americano. Porém, nessa história, os sonhos não duram para sempre e durante uma viagem a terra natal de Roy, no interior do estado da Louisiana, quando estão hospedados em um hotel, o rapaz é acusado de um crime que não cometeu.

O tempo passa e Roy é condenado a 12 anos de prisão. Ao longo desse período a autora nos mostra a fragilidade que de um relacionamento que antes parecia ser perfeito e as lacunas que a vida abre quando o dia a dia é interrompido por acontecimentos inimagináveis, mas dentro da realidade, possíveis. Porém, abruptamente, cinco anos depois da prisão o caso é revisto e Roy recupera sua liberdade e precisa lidar com todas as feridas que esse erro causou em sua vida. O casamento perfeito de antes já não existe mais e sua esposa, seguiu com sua vida ao lado de Andre.

A história a todo momento traz a visão dos três personagens sobre os acontecimentos e, ao mesmo tempo que nos deixa confortáveis em conhecer todos os lados, torna a leitura uma pouco cansativa e repetitiva, pois a história demora pra avançar para os acontecimentos seguintes. O que vemos é um jogo de manipulação onde as faces dos personagens após o trauma vão ganhando forma e quebrando um pouco da ilusão que o leitor cria com os perfis apresentados anteriormente. Mas, particularmente, eu realmente entendi essa transformação dos personagens, principalmente do Roy. O cara ficou 5 anos preso sem ter cometido crime, quando é solto e quer retomar sua vida descobre que sua esposa está com outro. Naquele momento, ele só conseguia pensar em recuperar sua vida, mesmo que passasse por cima de seus próprios valores. É muito complicado fazer qualquer avaliação, mas eu realmente entendi, ainda que não concorde com as decisões e atitudes do personagem.

Pra fechar, um ponto me incomodou no livro: o tema dava sinais de levantar uma grande debate sobre o racismo e as implicações dele na vida das pessoas, mas isso passou quase despercebido no livro, se tornando apenas um pano de fundo para discutir a relação do casal ao longo dos ano. De toda forma, vale a leitura do livro, mas sem grandes expectativas.

Avaliação: 4 de 5 estrelas

Sobre o autor: TAYARI JONES é autora de quatro romances, entre os quais Silver Sparrow, integrante da lista de livros recomendados pela Associação Nacional de Educação dos Estados Unidos. Ganhadora de vários prêmios literários, ela faz parte do corpo docente do Departamento de Artes da Rutgers em Newark. Também é pesquisadora visitante no Black Mountain Institute, na Universidade de Nevada. Visite www.tayarijones.com.

Deixe uma resposta