Sinopse DarkSide: A história se passa em Amity, um balneário ficcional situado em Long Island, Nova York. Quando o corpo de uma turista é encontrado na praia o chefe de polícia Martin Brody ordena o fechamento das praias da região. Mas o prefeito Larry Vaughan, mais preocupado com o dinheiro dos veranistas, consegue abafar a notícia e libera o banho de mar na cidade. O banquete está servido. O impacto dessa obra pop foi tão violento, que gerações passaram a pensar duas vezes antes de cair no mar. O resultado, além das intermináveis semanas do tubarão na TV a cabo, foi a perseguição desenfreada a esses peixes de dentes afiados. Benchley se tornou um ativista contra a matança indiscriminada dos tubarões. (Resenha: Tubarão – Peter Benchley)

Opinião: “Ah, o filme é diferente do livro”. Nunca uma afirmação fez tanto sentido quanto essa se pensarmos em Tubarão, clássico do terror da década de 1970 escrito por Peter Benchley. Na verdade, o filme, sucesso de bilheteria, tem toda pegada de tensão, horror e violência necessários para o cinema que o livro desenvolveu de forma bastante tímida e, em alguns casos, deixando a desejar para leitores mais sedentos por sangue.

A literatura de horror nas décadas finais do século XX provocou arrepios ao tratar dos mais diversos temas e possibilidades, dentre os quais, os perigos representados por animais. Aranhas, formigas, ratos, criaturas desconhecidas… A lista é longa e foi do horripilante ao trash num piscar de olhos. E os tubarões, carentes de informações sobre seus hábitos, eram vistos como verdadeiras máquinas de matar. O desconhecimento sobre esses animais impulsionou o trabalho de Benchley e criou uma mitologia em torno deles que levou bons anos para ser derrubada.

Dividido em três partes bem distintas entre si, Tubarão é um livro lento. Seu começo promissor traz a fera dos mares em ação em sequências de muito sangue e pedaços humanos para saciar nossos desejos mais canibais. Mas à medida que a história avança, ela perde o ritmo para tramas paralelas sem nenhuma relação direta com o monstro dos mares. A segunda parte do livro dedica-se a narrar aventuras amorosas, traições – com pitadas sensuais à la anos 70, e divagações sobre distinções de classe social bem curiosas. Nada disso faz o menor sentido para a história dos ataques de tubarão e parece totalmente solto no conjunto da obra. Aqui, o livro perde fôlego e começa a se arrastar. A sequência final, que prometia uma caçada ao bicho, é enfadonha e novamente se perde em divagações sem muito sentido. A adrenalina retorna somente nas últimas páginas conduzindo para um desfecho satisfatório, mas que deixa um quê de “faltou algo” no ar.

Tubarão é um daqueles livros clássicos que ganharam notoriedade em uma época promissora para a literatura de terror. Logicamente impulsionado pelo filme – a obra vendeu mais de 20 milhões de exemplares, sozinho o livro tem seu charme, mas passa longe de deixar marcas nos leitores. Necessário reconhecer todos os méritos de uma trama desenvolvida em cima de uma criatura da qual pouco se conhecia. Tanto que o autor não só fez um mea culpa quando a ecologia e os avanços de pesquisas trouxeram luz ao comportamento dos animais, quanto empreendeu boa parte de sua vida em atividades para proteção dos tubarões.

Mergulhar nesse livro é desvendar uma história completamente diferente da que foi imortalizada nos cinemas. Os grandes méritos de Tubarão estão nas poucas cenas em que o protagonista surge sorrateiro e prepara seus ataques. Ali, de fato, Benchley conseguiu despertar aquele nervosismo incômodo na gente. O despreparo da cidade, um local turístico dependente da renda do verão, é notável e lembra bastante nosso poder público dos dias atuais. O comportamento dos personagens é interessante, mostra os jogos de interesse envolvidos, mas estão ali apenas como pano de fundo necessário para sustentar uma história que, fora das águas, não tem muito o que apresentar. O resto pode ser descartado como material que “encheu linguiça”.

Clássicos dos anos 1960 a 1980 merecem ser lidos pelos fãs do gênero e Tubarão é um deles. Acho valioso desvendarmos as formas como o medo e o horror foram evoluindo na literatura ao passar dos anos, o que mostra também a evolução da sociedade e do seu modo de pensar.

Compre na Amazon

O Autor: Peter Benchley natural de Nova Iorque, onde nasceu, a 6 de maio de 1940. Filho de uma família de intelectuais, realizou os seus primeiros estudos na Academia Phillips, de Exeter, lugar onde estudaram o pai e o avô, formando-se em inglês, com louvor, pela Universidade de Harvard, em 1961. Após a formatura, por quase dois anos viajou pelo mundo. Sobre essas experiências escreveu Time and Ticket, obra quase inédita, que nunca passou da primeira edição. Depois de passar alguns meses escrevendo a seção de necrológicos do Washington Post, trabalhou posteriomente no Newsweek e na Casa Branca como ghost writer no governo de Lyndon B. Johnson. O escritor morreu aos 65 anos, vítima de fibrose ideopática pulmonar. Além do best seller Tubarão, Benchley escreveu outras novelas como Do fundo do mar, A ilha, entre outros.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Stranger Things – Raízes do Mal – Gwenda Bond
Próximo artigoResenha: A Menina na Torre – Katherine Arden
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta