Resenha: O Sal das Lágrimas – Ruta Sepetys

Sinopse Editora Arqueiro: Joana, Emilia, Florian, Alfred. Cada um de um país diferente. Cada um caçado e assombrado pela tragédia, pelas mentiras e pela guerra. Enquanto milhares fogem do avanço do exército soviético na costa da Prússia, os caminhos desses quatro jovens se cruzam pouco antes de embarcarem em um navio que promete segurança e liberdade. Mas nem sempre as promessas podem ser cumpridas… Profundamente comovente, O sal das lágrimas se baseia em um acontecimento real. O navio alemão Wilhelm Gustloff foi afundado pelos russos no início de 1945, tirando a vida de mais de 9 mil refugiados civis, entre eles milhares de crianças. É o pior desastre marítimo da história, com seis vezes mais mortos que o Titanic. (Resenha: O Sal das Lágrimas – Ruta Sepetys).

Opinião: 1945. O mundo está destruído após quase seis anos de guerra. Qualquer tipo de sentimento deixa de existir quando o único lema é sobreviver. O grande dilema é: como sobreviver quando você está sendo atacado por todos os lados? Publicado originalmente em 2016, chegou ao Brasil em fevereiro desse ano o livro “O Sal das Lágrimas”, através da Editora Arqueiro. O livro é uma reverência aos mais de 9 mil mortos no naufrágio do navio alemão Wilhelm Gustloff, escrito pela autora Ruta Sepetys.

Apesar dos personagens fictícios, O Sal das Lágrimas, é baseado em uma história real. O navio alemão Wilhelm Gustloff foi o primeiro a ser construído com o objetivo de servir como cruzeiro, com capacidade para 1.800 pessoas. No dia 30 de janeiro de 1945, carregando aproximadamente 10.500 pessoas, entre passageiros e tripulação, foi bombardeado por um submarino soviético no Mar Báltico, vitimando mais de nove mil pessoas. Ainda hoje, apesar de ser um acidente esquecido, até então, representa a maior tragédia naval da história mundial.

Nesse livro, conhecemos as histórias de quatro refugiados: Emilia, Joana, Alfred e Florian. Apesar de serem de países diferentes, suas histórias se cruzam em meio a tragédia e ao desejo desesperado pela sobrevivência em meio a tanto sofrimento. A cada capítulo vamos conhecendo aos poucos a história de cada um deles, narrada pelos próprios personagens e entendendo como a guerra foi destrutiva para a alma, deixando feridas que já se cicatrizariam.

A autora escreve tão bem que consegue transmitir para o leitor todo o sentimento de cada momento narrado, descrevendo os cenários e nos transportando para dentro de suas páginas de forma tão intensa que eu nunca havia experimentado em minha vida. Ao mesmo tempo que consegue transmitir toda a desgraça que acontece ela nos faz enxergar o lado humano de cada personagem, criando um elo entre leitor e o que está sendo contado.

Com uma história assustadora e mesmo assim esperançosa e comovente, Ruta presenteia o leitor com seu talento em criar ficção e nos ensinar sobre um momento fundamental de nossa história. Um romance que merece ser aplaudido com louvor por trazer a luz uma tragédia esquecida e até então pouco falada. Daqueles livros que deixam um vazio no coração, mas que o preenchem com a esperança de que podemos ser melhores do fomos até aqui. Se você está em busca de um romance que se passa na história da guerra mundial do último século, essas são as páginas que você deve mergulhar. Não há como se arrepender.

O sal das lágrimas teve os direitos cinematográficos adquiridos pela Universal Pictures, venceu o Goodreads Choice Awards e recebeu a Carnegie Medal em Literatura.

Avaliação: 5 de 5 estrelas

Resenha: O Sal das Lágrimas – Ruta SepetysSobre a autora: Nascida e criada em Michigan, nos Estados Unidos, RUTA SEPETYS é filha de um lituano refugiado. Em Cinzas na neve, vencedor do prêmio Golden Kite e adaptado para o cinema em 2018, Ruta pôde dar voz às centenas de milhares de pessoas que, de alguma forma, foram atingidas pelo genocídio perpetrado por Stalin contra os povos bálticos. Suas ficções históricas já foram publicadas em mais de 60 países.

Compre esse livro na Amazon.

Deixe uma resposta