Resenha: Nada Fácil – Radhika Sanghani

Sinopse da Fábrica 231: Com 22 anos, Ellie Kolstakis tem dívidas e um estágio não remunerado, e o desejo intenso de viver incríveis aventuras amorosas e sexuais. Depois de perder a virgindade aos 21 anos, a jovem achou que todas as suas inseguranças fossem sumir da noite para o dia e que homens interessantes fossem bater a sua porta e animar a sua rotina. Ao contrário: frustrada, ela coleciona fracassos e passa o dia bisbilhotando os amigos pelas redes sociais, até que decide recorrer aos sites de relacionamento. Azar no amor, sorte no trabalho: ao menos as desventuras de Ellie rendem boas e impagáveis histórias, e o convite para assinar uma coluna de comportamento na revista. Em uma narrativa leve e divertida, Radhika Sanghani cria novas e hilárias situações para a jovem Ellie Kolstakis, a anti-heroína de Virgem, seu livro de estreia. Nada fácil consegue abordar os velhos e novos tabus em torno da satisfação amorosa e sexual de forma divertida, empolgante e despretensiosa. (Resenha: Nada Fácil – Radhika Sanghani).

Opinião: Lançado em fevereiro de 2019 no Brasil, o segundo livro da autora Radhika Sanghani, Nada Fácil é daquelas obras que retratam com muito humor o drama de jovens recém-formados que estão em busca de sua identidade e, de certa forma, encontrar um espaço na vida adulta.

Na história conhecemos a protagonista Elle Kolstaki, uma jovem de 22 anos, que acabou de sair da faculdade e trabalha em uma revista on-line sem nenhum tipo de remuneração, vivendo com o dinheiro que a mãe lhe dá todo mês. Logo no início do livro, Elle está de mudança para um novo apartamento com três amigos: Ollie, Will e Emma. Com tantas mudanças, ela entende que é a hora de rever muita coisa em sua vida e começa a planejar grandes mudanças.

Apesar de a autora impor um ritmo cômico na sua escrita, ela consegue retratar com bastante seriedade temas importantes como sexualidade, transição para a vida adulta e o mercado profissional para os jovens de hoje em dia, seja em qualquer lugar do mundo. A história, apesar dos seus dramas, é bastante leve e instiga o leitor a buscar mais do dia a dia de Elle e das pessoas que convivem ao seu redor.

Nesse livro a vida sexual de Elle é bastante explorada. A jovem perdeu sua virgindade mais tarde do que gostaria e os acontecimentos não foram nada agradáveis, mas isso não fez com que ela se intimidasse de ter uma vida sexual ativa e buscar novos relacionamentos. Quando ela decide, junto com suas amigas, criar uma perfil em um site de relacionamento, vivenciamos uma série de encontros tragicômicos, frustrando ainda mais as expectativas de Elle.

Na sequencia desses encontros, a chefe de Elle, que mais a explora do que incentiva a crescer, lhe convence de escrever uma coluna contando sobre a sua experiência nesses encontros. Temos aí um prato cheio para expor pessoas e a si própria, criando um efeito dominó sobre a vida da jovem. No final, ela precisa rever todo o seu caminho e entender onde possa ter errado para magoar as pessoas, mas não esquecer de quem ela é.

O livro é muito legal, com uma leitura super agradável e nos traz algumas reflexões importantes: até onde vale a pena mudar o que você realmente é para agradar ou fazer com que as pessoas que estão a sua volta te aceitem de verdade? Essa é uma resposta muito difícil de ser respondida, mas você pode ler “Nada Fácil” e refletir para qual caminho está seguindo com a sua vida. Dificilmente você irá se arrepender de ler esse livro.

Deixei para o final uma informação que eu só descobri ao terminar de ler o livro: essa história é a continuação do primeiro livro da autora “Virgem”, mas confesso a vocês que não senti falta da história inicial, pois a autora foi muito bem em apresentar os personagens e o momento da história. Dessa forma, se eu não tivesse procurado mais informações da autora, nem teria percebido de que se tratava de uma continuação. O mais engraçado é que dá uma vontade danada de ler a primeira parte. O livro vale a pena a leitura!

Avaliação: 4 de 5 estrelas.

Sobre a autora: Radhika Sanghani é jornalista e trabalha em tempo integral na seção feminina do Daily Telegraph, onde escreve sobre política, saúde e tendências. Cresceu em Londres, mas trabalhou no Chile e em Barcelona, apaixonando-se pela língua espanhola. Estudou literatura inglesa na University College London e fez mestrado em jornalismo na City University London. Atualmente, dedica todo seu tempo à escrita.

Saiba mais sobre esse livro.

Deixe uma resposta