Sinopse Planeta: Todas as lendas têm um começo, e por trás de toda história escrita há uma verdade: o manuscrito proibido da edição original de Drácula, de Bram Stoker. Em 1868, um rapaz teve um encontro assustador com uma criatura diabólica. Armado com nada mais que uma espingarda velha e algumas relíquias sagradas, o então jovem de 22 anos foi capaz de manter aquela figura, a própria encarnação do mal, presa em uma antiga torre. O encontro durou apenas uma noite, e aquela foi a mais longa noite da vida de Bram Stoker. Durante as horas de desespero, Stoker fez um apanhado de sua vida, relembrando os momentos que o levaram até ali: a infância enferma, uma babá misteriosa, as histórias de terror que ele ouvia. Enquanto isso, era tentado, provocado incessantemente pela criatura maligna, que pretendia enganá-lo para voltar à liberdade. Mas Bram deve mantê-la ali, caso pretenda sobreviver até a alvorada. (Resenha: Dracul – Dacre Stoker & J.D. Barker)

Opinião: Provavelmente Drácula é um dos personagens mais conhecidos, temidos e fascinantes da literatura de horror no mundo. Não por acaso, a mitologia em torno das criaturas que se alimentam de sangue humano, os vampiros, tem na imortal obra de Bram Stoker um divisor, verdadeiro marco entre sua pré e pós publicação. Vale destacar que, erroneamente, muitos acreditam que Stoker foi o criador dos vampiros, contudo, existem dezenas de contos e histórias anteriores à sua obra, mas nada supera, nem de longe, a genialidade de Drácula.

O que poucos sabem é que o Drácula publicado e amplamente conhecido foi a versão final de uma obra que sofreu alterações editoriais, cortes e mudanças que modificaram muito da ideia original de seu autor.  E partindo dos manuscritos, até então perdidos, de Bram Stoker, seu sobrinho-neto Dacre, junto a J.D. Barker, produziram uma obra singular, única, e que traz uma visão pra lá de genial e envolvente de fatos relacionados às primeiras aparições do tenebroso vampiro. Dracul – A Origem de um Monstro coloca o próprio Bram, e a família Stoker, como protagonistas de uma história trágica em que o sangue escorre pelas páginas e que vicia a ponto de não conseguirmos largar o livro até seu desfecho.

Mantendo a construção do romance original, com trechos de diários e fragmentos com a voz e a visão de cada personagem envolvido, os autores souberam construir um horror clássico, que traz novas possibilidades para interpretarmos uma história amplamente conhecida. O ponto alto é sugerir que toda a ficção em torno de Drácula foi, na verdade, uma história real, vivida pelo próprio Bram e seus irmãos. Para tanto, os autores lançam mão não só de ficção, mas a entrelaçam com fatos misteriosos da vida real de Bram Stoker. As teorias levantadas ganham um puta reforço com a nota final dos autores, que encerra o livro deixando perguntas instigantes na cabeça dos leitores.

Do ponto de vista da história contada, mergulhamos na infância de Bram, seus problemas de saúde e a misteriosa babá Ellen Crone. Esse passado se mescla com narrativas do presente em que, encastelado em uma torre, o já adulto Bram enfrenta o embate com as criaturas das trevas em todo o seu poder maléfico. Tudo isso apresentado a partir dos trechos dos diários de cada personagem, além de cartas ou anotações, fazendo uma mescla que vai se unir lá na sequência final para levar a um duelo de horror clássico, na tradicional luta de bem contra mal. Temos, assim, a melhor característica de Dracul: revisitar de forma respeitosa o mito dos vampiros, bem longe dessa infame romantização mela-cueca que séries juvenis recentes fizeram.

Dracul tem uma narrativa envolvente e com uma linguagem que se aproxima o máximo possível do romance original. E em alguns pontos, acaba por trazer novas interpretações para trechos do mesmo. Inclusive recomendaria aos leitores que curtem mergulhar de cabeça nas histórias que façam a leitura das duas obras em sequência para terem uma experiência super enriquecedora.

Horror raiz, tradicional, com muita tensão e cenas assustadoras, Dracul é um dos melhores lançamentos do gênero em 2018. Uma obra que vem para honrar as tradições do terror e mostrar que ainda há muito a se explorar na literatura dos vampiros, sem cair em clichês. Não só recomendo como aposto que esse livro tem tudo para entrar na sua lista de favoritos.

Avaliação: 5 Estrelas

Os Autores: Dacre Stoker é sobrinho-neto e o atual responsável pela obra de Bram Stoker. É autor de Draula: the Un-dead. Vive em Aiken, na Carolina do Sul, EUA, com a esposa Jane.

J.D. Barker é autor de Forsaken, finalista do Prêmio Bram Stoker na categoria Estreante. Escreveu também os sucessos The Fourth Monkey e The Fifth to Die. Vive na Pensilvânia, EUA, com a esposa Dayana e a filha Ember.

Deixe uma resposta