Sinopse Editora Intrínseca : Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus.
O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão.
Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.(Resenha: O Oráculo Oculto ” As Provações de Apolo” – Rick Riordan)

Opinião:

Rick Riordan é um sábio e consegue com facilidade escrever um livro onde as palavras encantam e trazem prazer ao leitor. Suas histórias sempre estão recheadas de muita ação, reviravoltas e mistérios. Em O Oráculo Oculto o autor coloca o deus Apolo em provação ao ser “jogado” na terra por Zeus, sem seus poderes e em uma forma humana nada padrozinada.

Apolo que agora atende-se por Lester Papadopoulos tem de enfrentar seu maior medo, deixar de ser um deus do Olimpo. De início ele não sabe muito bem porque aquilo lhe está acontecendo e até com que tudo fique claro, várias pessoas tentam o matar, recheando o livro de boas cenas de ação com muito sarcasmo.

Costumo entender as histórias de Riordan de um ponto de vista mais profundo daquilo que o livro aparenta ser. Sem toda aquela dramaticidade por trás da leitura adolescente, existem lições importantes de como enxergar um mundo diferente e tolerante. Como foi em Percy Jackson, vimos o filho de Poseidon ter de lidar com um Olimpo em crise e ele e sua turma terem de organizar a casa. Nesta nova história não só o Olimpo está em crise como o mundo e seus governantes estão a beira do colpaso e é muito visível como os dois mundos interferem um no outro mesmo que suas relações não sejam tão explícitas.

A arrogância de Apolo caminha lado a lado de sua nova identidade e isso acaba sendo um fardo acompanhar. No entanto, com o final da leitura, onde o mesmo tem um amadurecimento; o leitor consegue entender toda essa personalidade autêntica e nada convidaditava.

As coisas para Apolo/Lester não são fáceis pelos inúmeros inimigos que o deus acumulou durante toda a sua existência e tê-los de enfrentar sem seus grandes poderes tornam as coisas mais complicadas. No entanto, os semi-deuses Meg McCaffrey e Percy Jackson (SIMMMMM) eles conseguem passar por várias situações sendo vitoriosos.

É muito válido dizer o quão maravilhoso é esse universo criado por Rick. As histórias se conversam e vê-se uma linearidade perfeita entre os acontecimentos. O livro é uma boa pedida para os fãs de Rick que querem um pouco de ação milaborante e situações nada reais, eu disse isso? Leiam!

Avaliação: 4/5 estrelas.

Sobre o autor: Rick Riordan nasceu em 1964, em San Antonio, Texas, Estados Unidos, onde mora com a mulher e dois filhos. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. Além da série Percy Jackson e os Olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre.

Compre esse livro na Amazon!

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Justiça a Qualquer Preço – John Grisham
Próximo artigoResenha: Dracul – Dacre Stoker & J.D. Barker
Goiano do pé rachado e comedor de piqui. Alucinado por histórias fantásticas e distópicos. Tributo, Hobbit de nascença, e habitante do país de Aslan. Entre os autores Suzanne Collins é majestade e Tolkien é imperador. Técnico em Química e buscando ser químico industrial intercalado com a vida de escritor, um dia qualquer publicará seu livro. Não dispensa um cinema... https://www.skoob.com.br/usuario/1094145-silas-jr

Deixe uma resposta