Sinopse Intrínseca: Jeremiah Salinger ganha a vida fazendo documentários, até que se muda com a família para uma região remota da Itália. Lá, após um acidente com o helicóptero em que está fazendo uma filmagem, passa a ser atormentado pela ideia de que existe nas montanhas ao redor uma força que não consegue entender e a que chama de A Besta. Anos depois, em um passeio com a filha no Bletterbach — um desfiladeiro com toneladas de fósseis —, Jeremiah escuta uma conversa que lhe dá um novo foco na vida. Em 1985, três jovens foram mortos ali, e seus corpos, desmembrados por um assassino que nunca foi descoberto. Para solucionar o mistério, que marcou uma cidade inteira por décadas, Jeremiah mergulha em um quebra-cabeça macabro e fascinante. (Resenha: A Essência do Mal – Luca D’Andrea)

Opinião: Acho a combinação de montanhas, neve e pequenas cidades perfeita para cenários de histórias de terror ou suspense. E a literatura tem inúmeros exemplos nesse sentido, sendo que o isolamento e a tortura psicológica do Hotel Overlook, talvez seja uma das melhores representações disso. Contudo, é preciso uma boa dose de talento para segurar uma narrativa sem cair em clichês batidos ou enveredar por caminhos sem volta que destruam qualquer chance de um bom resultado final. A Essência do Mal, estreia do italiano Luca D’Andrea no gênero, se equilibra perigosamente entre a boa ideia e a péssima execução.

Ancorado em uma boa campanha de marketing, A Essência do Mal é vítima da empolgação inexplicável da editora intrínseca em vendê-lo como um thriller com toques de terror. Não se enganem, o máximo que vocês vão encontrar no livro é um mistério carregado de cavalares doses dramáticas, perfeito para embalar uma sessão de cinema nas madrugadas de sábado da Globo.

Seguindo o clássico estilo europeu de escrita, Luca D’Andrea é meticuloso na construção de sua história. Sem pressa ele vai desenhando o cenário que, duzentas páginas depois, vai se transformar em um mistério digno de investigação. Tudo isso é apresentado pela narrativa em primeira pessoa do protagonista Jeremiah, um roteirista que está passando uma temporada na pequena cidade natal de sua esposa, situada aos pés de uma montanha que tanto quanto a cidadezinha, guarda seus mistérios e segredos. Neste cenário maravilhoso para soltarmos os demônios da imaginação, Jeremiah descobre um massacre não solucionado: três jovens brutalmente assassinados cujo autor do crime jamais foi identificado. Picado pela mosca da curiosidade ele decide se lançar à investigação conversando com arredios moradores que só querem deixar o passado pra trás.

Em um resumo geral, A Essência do Mal tem uma premissa bastante interessante e instigante. E realmente eu considero a ideia do livro muito bem pensada e promissora para um bom thriller e até mesmo com chances de flertar descaradamente com o terror. Mas o desenvolvimento se perdeu nas trilhas encobertas de neve, esbarrou com uma tal “besta”, cuja metáfora foi mal apresentada para o leitor, e terminou morrendo nas garras de criaturas pré-históricas numa miscelânea que jogou fora toda a seriedade que poderíamos conferir à obra. Restou de bom apenas o drama familiar entre Jeremiah, sua esposa Annelise, e a filha Clara.

A curiosidade inicial que a história nos desperta logo é soterrada por uma avalanche de informações, detalhes, e tramas paralelas que funcionariam muito bem nas mãos de um escritor mais calejado. O talento de iniciante de Luca acabou pesando e não dando conta de segurar o interesse, ainda mais com desdobramentos que nos levam a quase quatrocentas páginas. No fim, quando a história engata para encontrarmos as verdades, tudo já ficou chato. E como não poderia deixar de ser, o desfecho é bobo demais com culpados e explicações que não se sustentam. A tentativa (frustrada) de criar um plot twist no finzinho é de fazer qualquer leitor querer se atirar montanha abaixo.

A Essência do Mal é um livro totalmente dispensável, até pelo seu preço de capa. Vale apenas para conhecer um autor que com mais experiência certamente vai nos entregar histórias mais maduras.

Avaliação: 2,5 Estrelas

 

O Autor: Luca D’Andrea mora com a família em Bolzano, Itália, onde nasceu em 1979. A essência do mal é seu primeiro thriller e foi publicado em trinta países.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Noah Foge de Casa – John Boyne
Próximo artigoResenha: Se não houver amanhã – Jennifer L. Armentrout
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta