Sinopse Vestígio: Por mais de dez anos, um criminoso sexual misterioso e brutal violentou cinquenta pessoas no norte da Califórnia antes de se transferir para o sul, onde cometeu dez assassinatos perversos. Em 1986, desapareceu, evitando sua captura por 30 anos. Ao longo dessas três décadas, Michelle McNamara, uma jornalista investigativa que criou o popular website TrueCrimeDiary.com, se dedicou ao caso, determinada a encontrar o psicopata cruel que ela chamava de “Golden State Killer”, ou “Assassino do Estado Dourado”. Michelle se debruçou sobre relatórios policiais, entrevistou vítimas e mergulhou em comunidades online de pessoas tão obcecadas com o caso quanto ela. Sua investigação resultou em Eu terei sumido na escuridão, uma verdadeira obra-prima que apresenta um retrato emocional de um período da história americana e uma narrativa arrepiante sobre a obstinação de uma mulher em sua busca incansável pela verdade. (Resenha: Eu Terei Sumido na Escuridão – Michelle McNamara)

Opinião: O jornalismo é uma profissão que exige acima de tudo paixão. Das matérias mais simples até os grandes casos investigativos, há uma entrega que dificilmente será entendida por quem não tem correndo nas veias o ímpeto de descobrir, denunciar, informar e contar boas histórias. Para um jornalista de verdade não há barreiras nem limites. Apenas uma força que o impulsiona a ir sempre mais longe. Porque sabemos que o resultado da nossa entrega pode fazer a diferença na construção de uma sociedade melhor. É assim que podemos entender, ainda que superficialmente, o que levou Michelle McNamara a mergulhar tão fundo em um caso sem solução. O que levou uma jornalista a pensar ser capaz de solucionar algo que dezenas de investigadores, policiais e detetives não conseguiram?

Michelle McNamara foi guiada pelo DNA profissional e de forma obsessiva dissecou o famoso “Estuprador da Área Leste” ou o “Assassino do Golden State”, um dos maiores criminosos da história dos Estados Unidos, que estuprou e matou dezenas de pessoas e nunca foi pego. O resultado desse trabalho faraônico está registrado em Eu Terei Sumido na Escuridão, um livro-reportagem escrito com a sensibilidade necessária para um tema tão brutal.

Em primeiro lugar, se aventurar pelas páginas de Eu Terei Sumido na Escuridão nos leva a conhecer cronologicamente histórias de medo, horror, brutalidade, insegurança. Mulheres traumatizadas, famílias destruídas, e vizinhanças vivendo sob medo e tensão constantes. Michelle reconstrói através de depoimentos, documentos e entrevistas com investigadores, o passo a passo de um homem que se escondia nas sombras, vigiava meticulosamente seus alvos, invadia sorrateiramente as residências e aterrorizava por horas suas vítimas. Para além do estupro e, posteriormente, dos assassinatos, havia a destruição psicológica das pessoas. Uma tortura mental capaz de acabar com qualquer sanidade e, em questão de semanas ou meses, destroçar laços familiares.

Por outro lado, Eu Terei Sumido na Escuridão também é o relato de uma mulher obcecada por fazer justiça. A entrega profissional de Michelle é um dos pontos altos do livro. Através de suas reflexões e dos trechos em que a história foi construída a partir de seus rascunhos – Michelle faleceu antes de concluir a obra, desvendamos uma mulher de coragem, com um senso fora do comum de dever para com a sociedade. Alguém que foi sensibilizada pelo sofrimento das vítimas e decidiu que tinha sim condições de usar do seu talento para contribuir e talvez colocar atrás das grades o infame criminoso.

Em uma narrativa de altos e baixos, nitidamente com um tom de investigação e perseguição, acompanhamos a saga de Michelle McNamara em busca da identidade do Assassino do Golden State. Por um infeliz acaso do destino, ela acabou falecendo sem ver a prisão do homem que tanto mexeu com sua vida. Mas nos legou não somente a narrativa dessa busca, dos quais o epílogo constitui um dos momentos mais tocantes e geniais que já li, mas também o exemplo de como nós, jornalistas, podemos fazer a diferença onde vivemos. Eu Terei Sumido na Escuridão é um livro que qualquer leitor vai carregar pra sempre, porque é impossível sair de suas páginas sem ser tocado pela brutalidade de tudo o que é narrado.

Avaliação: 4 Estrelas

 

A Autora: Michelle McNamara (1970-2016) foi a autora do website True Crime Diary (Diário do True Crime). Obteve uma pós-graduação em escrita de ficção na Universidade de Minnesota e vendeu pilotos de televisão para as emissoras ABC e Fox, bem como um roteiro para a Paramount. Também trabalhou como consultora para a Dateline NBC. Morava em Los Angeles e deixou para trás o marido, o comediante Patton Oswalt, e sua filha, Alice.

Compartilhar
Artigo anteriorLivro examina período em que Hitler esteve preso em Landsberg
Próximo artigoResenha: O Vilarejo – Raphael Montes
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta