Resenha: O Mau Exemplo de Cameron Post - Emily M. Danforth

Sinopse HarperCollins: Quando os pais de Cameron Post morrem em um acidente de carro, a primeira coisa que ela sente, para sua própria surpresa, é alívio. Alívio que eles nunca vão precisar saber que, algumas horas antes, ela estava beijando uma menina. Mas o alívio não dura, e Cam é forçada a morar com sua tia ultraconservadora e sua bem-intencionada mas antiquada avó. Até que Coley Taylor chega à cidade. Coley é perfeita, e tem um namorado perfeito para completar. Ela e Cam forjam uma amizade intensa, que parece deixar espaço para algo mais. Mas assim que isso começa a parecer possível, a religiosa tia Ruth decide que é hora de “consertar” sua sobrinha, a mandando para God’s Promise, um acampamento de conversão que deve “curar” sua homossexualidade. (Resenha: O Mau Exemplo de Cameron Post – Emily M. Danforth).

Opinião: Oi, Compulsivos! Hoje não tem muita alegria nessa resenha, pois vamos falar de um dos livros mais tristes que tive oportunidade de ler em toda a minha vida. Estou há alguns dias pensando o que e como escrever sobre a história de Cameron Post e, confesso a vocês, me faltam palavras para poder traduzir tudo o que eu senti lendo esse livro sem deixar escapar algum segredo que deve ser guardado para que você mesmo possa se surpreender, se podemos assim dizer, com o desenrolar dessa história. Fiquem tranquilos, o livro merece ser lido e devemos sim ser confrontados com a realidade dessa história e isso talvez seja o grande trunfo do livro de estreia de Emily Danforth.

O Mau Exemplo de Cameron Post” conta a história da jovem Cam que está vivendo todos os desafios da descoberta de sua sexualidade. No momento em que beija a rainha do baile e é flagrada por sua tia ultra conservadora e na sequencia perde os pais num terrível acidente de carro todo seu destino está ameaçado. Ao se mudar para a casa de sua tia, ela começa a enfrentar o desafio de negar quem ela é, e a partir de uma nova amizade na cidade em que está morando ela é enviada para um acampamento cuja proposta, acredite, é curar a sua homossexualidade.

O livro de estreia de Danforth traz uma leitura complexa pela profundidade do tema abordado, mas tem um enredo extremamente bem construído e atual. No decorrer das páginas vivenciamos uma completa transformação na personalidade de Cameron, que é obrigada a crescer muito mais rápido do que deveria e encarar de forma cruel a realidade humana da vida adulta.

Com uma protagonista marcante pela sua complexidade, o livro traz momentos de crueldade que são capazes de sufocar toda a esperança que temos na humanidade. Há alguns dias fico me perguntando se realmente somos capazes de ser tão cruéis a ponto de negar o direito de uma pessoa ser quem ela realmente é, somente para agradar às convenções sociais que conhecemos desde o dia em que nascemos. A história de Cameron Post é uma ficção, mas na alma ela representa a realidade de milhares de jovens que sofrem com a negação do que realmente são, e essa negação provoca marcas que jamais serão apagadas na trajetória de uma vida.

Sério, leiam esse livro! Ele representa de forma muito realista as piores coisas que ouvimos, diariamente, de pessoas que não conseguem entender que o amor está acima de qualquer coisa. E que o gênero é um mero detalhe quando um sentimento pode construir toda uma história de vida sem traumas, sem preconceitos e sem barreiras para levar o amor e a cumplicidade a um novo patamar. De certa forma, a história desse livro é a concretização de todo o discurso de ódio que hoje é despejado por personagens brasileiros que pregam o ódio ao próximo e estão mergulhados num barril de preconceito.

Ps.: O livro será adaptado para o cinema e terá como protagonista a atriz Chloë Grace Moretz, escolha perfeita pela defesa da atriz aos direitos das mulheres e tem estreia mundial prevista para agosto/2018.

Avaliação: 5 / 5 estrelas

Sobre a autora: Emily M. Danforth é uma autora americana, nascida em 17 de janeiro de 1980. Ela é Professora Associada de Inglês no Rhode Island College, ensinando literatura criativa e literatura. Seu primeiro romance, O Mau Exemplo de Cameron Post, foi publicado em fevereiro de 2012 e chegou ao Brasil em janeiro de 2018 pela Harper Collins Brasil. Danforth nasceu e cresceu em Miles City, Montana. Ela freqüentou a Universidade de Hofstra. Ela cursou um mestrado em Belas Artes pela Universidade de Montana e ganhou seu Ph.D. na Universidade de Nebraska-Lincoln. Ela mora em Providence, Rhode Island. Seu livro será adaptado para o cinema estrelado pela atriz Chloë Grace Moretz.

Clique aqui para comprar o livro.

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta