Sinopse Hunter Books: A coleção O Essencial da Segunda Guerra Mundial é composta por três livros, sendo eles: Holocausto é um fenômeno talvez único em toda a História da humanidade: pela primeira vez uma nação moderna, a Alemanha, tentava realizar o extermínio sistemático de uma nação inteira: os judeus dispersos pelo continente europeu. Grandes Líderes: Muitos líderes emergiram um pouco antes ou durante o mais terrível conflito de todos os tempos: a Segunda Guerra Mundial. Esses líderes são responsáveis pelo conflito, seja do lado do Eixo derrotado seja do lado dos Aliados vencedores. Grandes Batalhas: um relato detalhado das batalhas que iniciaram a guerra até a tomada de Berlim pelos Russos. (Resenha: O Essencial da Segunda Guerra Mundial – Dimas da Cruz Oliveira).

Opinião: Hoje vamos falar do box O Essencial da Segunda Guerra Mundial, composto por 03 livros de autoria do professor de história Dimas da Cruz Oliveira, publicado pela Editora Hunter Books em 2014 e relançado nesse ano. Com uma linguagem leve, característica de quem fez carreira na rede estadual de ensino em Minas Gerais, temos aqui uma das melhores aulas de história sobre a Segunda Guerra Mundial traduzida em pouco mais de 350 páginas, divididos em três livros: Grandes Líderes; Grandes Batalhas e Holocausto.

Em Os Grandes Líderes conhecemos a história e as motivações dos principais personagens da Segunda Guerra Mundial. O autor consegue, em pouco mais de 130 páginas, apresentar a personalidade de cada um desses líderes que ficaram marcados na história da humanidade, para o bem e, infelizmente, para o mal. Com destaque para líderes como Hitler, Stalin, Roosevelt e Truman o registro histórico ainda passa por outros líderes Aliados e do Eixo, assim como descreve o posicionamento do Brasil através do seu presidente na época, Getulio Vargas. Mantendo essa pegada de registro histórico, o professor ainda detalha as lideranças no pós guerra e todo o planejamento para reestruturação do velho mundo que ficou destruído após os anos de guerra.

No livro As Grandes Batalhas, temos em mãos uma profunda pesquisa histórica. Os relatos do professor, extremamente embasado em seus estudos sobre o tema, nos entrega uma visão geral das batalhas que foram o início, o meio e o fim de uma guerra que abalou o mundo. Um ponto que me chamo a atenção nesse livro, muito positivo, é que a história começa logo após as batalhas da Primeira Guerra Mundial, nos levando a entender que, muito provavelmente, essa não foi uma guerra que acabou, apenas fez uma pausa para retornar ainda mais agressiva e marcar com sangue as mãos da humanidade na primeira metade do século XX. Relatos como a batalha de Pearl Harbor, a queda do Reich e o declínio do sol nascente são de uma riqueza de detalhes incríveis.

No terceiro e melhor livro dessa série, na minha opinião, temos aqui uma verdadeira aula de história sobre o Holocausto, o período mais sombrio da humanidade, onde esquecemos totalmente o sentido de amar ao próximo independente de sua orientação religiosa. Esse é um dos melhores relatos sobre esse período, uma das leituras em que mais pude aprender sobre a origem do Holocausto, seus efeitos e, principalmente, as suas consequências. Além de sua origem, vamos conhecendo, em pouco mais de 120 páginas, como se deu o início da perseguição aos Judeus, o extermínio e o julgamento de nazistas após a guerra. Vale destacar, especificamente nesse livro, há uma série de registros fotográficos que valorizam os relatos para o leitor.

Como vocês puderam observar esse box trata-se de uma série sobre a história da humanidade. Como disse acima, é uma verdadeira aula de história para os interessados nessa temática. Fica aqui uma dica muito preciosa aos jovens que vão fazer o ENEM em qualquer ano: a Segunda Guerra Mundial é tema recorrente do conteúdo programático da prova e vocês encontram aqui um resumo, perfeito, de tudo o que aconteceu entre os anos 30 e 40 do século passado. A leitura desse box é fundamental para os leitores interessados nesse período da humanidade. Leiam, vai valer muito a pena.

Avaliação: 4 / 5 estrelas

Sobre o autor: Dimas da Cruz Oliveira é formado em história pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino, de Uberaba – MG., é professor aposentado da rede estadual de Minas Gerais, autor entre outras obras, de Galileu e Estudos de Literatura Antiga.

Adquira essa coleção.

Deixe uma resposta