Resenha: A Fantástica Historia de Silvio Santos – Arlindo Silva

Sinopse Editora Seoman: A Fantástica História de Silvio Santos é uma biografia recheada de relatos pessoais narrados pelo próprio dono do Baú e de episódios deliciosos e emocionantes que mostram a coragem e a ousadia assombrosas desse homem que ajudou a moldar a história da TV brasileira. Esta é a história de um menino comunicativo e de origem humilde que começou como camelô, e se tornou o maior comunicador do país, dono de um carisma único. Com sua habilidade inata para os negócios, fundou empresas em série até chegar a um conglomerado bilionário, o Grupo Silvio Santos, que engloba operações em diversas áreas, como a televisão, venda porta a porta e no varejo, hotel e capitalização. (Resenha: A Fantástica Historia de Silvio Santos – Arlindo Silva).

Opinião: Falar de televisão brasileira é passar pela história de um dos grandes comunicadores da nossa era: Silvio Santos. É impossível falar de toda a revolução da comunicação no Brasil sem passar pelo seu nome. Seja pelo seu canal de televisão, com as marcantes novelas mexicanas e seus programas de auditório ou pelas dezenas de empresas que o Grupo Silvio Santos tem e entram constantemente na vida e nas casas de todos os brasileiros.

Você pode ser jovem, mas com toda certeza, já ouviu falar no Baú da Felicidade, Porta da Esperança ou nas pegadinhas que até hoje fazem sucesso não só nos domingos a noite, mas no canal oficial do SBT no Youtube, onde arrasta a marca impressionante de mais de 100 milhões de visualizações. Diante de tudo isso, temos que reconhecer que Silvio Santos marcou gerações e é uma das pessoas mais cativantes da nossa TV, até hoje. Porém, essa é a história que todos nós conhecemos mas, nessa biografia, conhecemos o outro lado do Silvio, sua origem pobre, a infância sofrida, as pessoas que lhe ajudaram e foram ajudadas por ele mais tarde, enfim, como esse ícone brasileiro construiu o império que tem hoje.

Arlindo Silva trabalhou com Silvio desde a década de 80, quando o SBT ainda era a TVS, e fica claro no livro essa relação de amizade e acima de tudo admiração que o jornalista tinha pelo “patrão”, como geralmente Silvio é chamado por seus funcionários, de forma bem carinhosa. Se essa admiração poderia ser um problema para criação de um livro imparcial, na verdade temos a oportunidade de ver uma excelente trabalho de pesquisa histórica sobre a origem de sua família e um texto repleto de emoção pelo registro feito.

Silvio Santos saúda o público no desfile da Tradição em 2001.

O livro traz passagens importantes de toda a trajetória do homenageado. Por ser um figura tão popular, que já foi retratado em outros livros, na própria televisão e no desfile da Escola de Samba carioca Tradição, no ano de 2001, criando um verdadeiro alvoroço no país, se tornando um dos sambas mais populares da escola, não temos passagens surpreendentes ou revelações bombásticas nessa história. Saímos daqui com a sensação de que, por mais reservado que seja, a vida de Silvio sempre foi um livro aberto e emocionado para o seu público.

É inegável que Silvio Santos é um dos gênios da TV brasileira. Sua biografia é um documento histórico para deixar registrado para as próximas gerações o tamanho da sua importância seja como apresentador, empresário ou como ser humano que sempre abriu as portas da sua emissora para todas as pessoas mesmo quando a sociedade, por muitas vezes, ainda insistia em fingir que não as enxergavam na verdadeira essência do que realmente eram. Se você gosta de mergulhar nas histórias de nossas grandes personalidades, esse é um livro que você não pode deixar fora da sua estante. Espero que gostem como eu gostei! 🙂

Avaliação: 5 / 5 estrelas

Sobre o autor: Arlindo Silva era jornalista, falecido em 2011, foi editor-chefe da extinta revista O Cruzeiro, Arlindo Silva trabalhou no SBT, quando a emissora ainda se chamava TVS, e se aposentou como assessor de comunicação do apresentador Silvio Santos. Seus livros publicados foram: Memórias de Tenório Cavalcanti, O Romance de Myria, Bandeira de Melo e A Fantástica História de Silvio Santos, biografia do apresentador, pulicada originalmente em 2002.

Você pode adquirir o livro clicando aqui.

3 COMENTÁRIOS

  1. O Homem admirável, poréns Biografia escrita por Márcia Batista e Anna Medeiros é muito simplória , sem atrativos , na realidade entediante . Uma perda de tempo .

    • Oi, Carla, sem dúvida um homem admirável. Não li as biografias escrita pela Marcia e pela Anna, mas essa do Arlindo Silva vale bastante a pena. Obrigado pela visita!!

Deixe uma resposta