Resenha: Operação Red Sparrow - Jason Matthews

Sinopse Editora Arqueiro: Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro. (Resenha: Operação Red Sparrow – Jason Matthews).

Opinião: Olá, Compulsivos! Hoje vamos falar do livro Operação Red Sparrow, do autor Jason Matthews, publicado pela Editora Arqueiro no Brasil. Originalmente entitulado no Brasil com o nome Roleta Russa, o livro ganhou uma nova edição após o lançamento de sua adaptação para o cinema, estrelado pela maravilhosa Jennifer Lawrence. É importante registrar que até esse momento que estou escrevendo essa resenha me baseei única e exclusivamente pela leitura do livro, pois ainda não vi o filme.

Operação Red Sparrow é um livro de espionagem que coloca frente a frente as nações protagonistas da Guerra Fria: EUA e Rússia. Nessa história temos dois protagonistas, Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA (agência de inteligência dos Estados Unidos), responsável por  acompanhar todos os passos do espião mais importante para os EUA. Do outro lado, conhecemos Dominika Egorova, que após várias tragédias em sua vida acaba virando uma espiã russa. O caminho dos dois se cruzam quando ele decide recrutá-la para ser uma espiã para os EUA e ela tem a missão de descobrir quem é o informante dele.

A história tem uma apresentação bombástica, o autor chega ao leitor com os pés na porta e promete eletricidade do início ao fim e de quebra deixa no ar uma boa tensão amorosa entre os dois. Mas na verdade o que vemos na história é um preciosismo exagerado com detalhes que não levam a nada, tiram a atenção, torna a leitura bem arrastada e acaba tirando todo o brilho prometido pelo livro.

Vale registrar como eu gostei da forma como a personalidade de Dominika foi construída. Da sua infância com os pais, onde ela já mantinha uma personalidade firme, mostrando sua aprovação ao governo russo até os anos seguintes que a levaram até a espionagem. Toda sua trajetória no balé, a forma e os motivos que a faziam se destacar e a lamentável tragédia que a fez desistir de tudo, foi um capítulo a parte muito interessante para criar um vinculo entre a personagem e o leitor. Só ela já valeria toda uma história.

Além disso, devo admitir, o autor Jason Matthews, um ex integrante da CIA, tem todos os méritos por ter trazido para a história os cenários da espionagem, criando um clima digno de um belo treinamento ao leitor. Em alguns momentos me senti pronto para começar a trabalhar com um dos grupos como espião ou algo parecido. Isso se dá pela forma como o autor trouxe para as páginas do livro toda a sua experiência nos anos em que trabalhou na CIA.

Com uma premissa perfeita, a história vai se perdendo ao longo das páginas e acaba deixando o leitor com aquele gostinho amargo da expectativa x realidade, podendo ser muito melhor do que realmente foi, não que tenha sido assim tão ruim, foi apenas regular. Se em alguns momentos a leitura se arrasta em detalhes extremamente necessários, o desfecho da história acontece de forma meio abrupta e nos deixa sem entender qual o objetivo do autor. De toda forma, é importante frisar que essa é uma opinião bem pessoal e ler ou não livro, dessa vez, ficará por conta e risco do leitor.

Vale destacar que nas minhas pesquisas após ler o livro, descobri que há uma sequencia dessa história publicada nos EUA que ainda não chegou ao Brasil. Provavelmente esse livro venha para dar uma luz há algumas coisas que acabaram decepcionando nessa primeira etapa que acabei de ler.

Avaliação: 3 estrelas.

Sobre o autor: Jason Matthews é ex-integrante da Diretoria de Operações da CIA, o atual Serviço Clandestino de Defesa. Em 33 anos de carreira, ele serviu em muitos postos no exterior, dedicando-se à coleta de informações de inteligência, sobretudo em países hostis. Conduziu operações de recrutamento no Leste Europeu soviético, na Ásia Oriental, no Oriente Médio e no Caribe, chefiou estações em diversas localidades, gerenciou ofensivas em países produtores de armas de destruição em massa e colaborou com nações estrangeiras em missões antiterroristas. Atualmente mora no sul da Califórnia.

Adquira esse livro na Amazon!

Deixe uma resposta