Sinopse Rocco: Um reality show de sobrevivência numa floresta, doze competidores testando seus limites, uma catástrofe capaz de pôr em dúvida nossa percepção do real. Romance de estreia de Alexandra Oliva, O que restou é um inquietante suspense de toques pós-apocalípticos. Na trama, Zoo e mais 11 concorrentes enfrentam as provas de um reality show ambientado numa floresta hostil, quando seu país é destruído por uma catástrofe em larga escala. Isolados de tudo e de todos e alheios aos acontecimentos, será que eles serão capazes de distinguir a realidade do simulacro em que se enredaram? Em meio ao esgotamento físico e psicológico e a um cenário assustadoramente devastado, Zoo reflete sobre a vida que deixou para trás, questionando as regras do jogo para o qual se candidatou. E enquanto luta para não ser eliminada, percebe que o mundo por trás das câmeras pode ter mudado drasticamente, sem que ela tenha se dado conta. (Resenha: O que Restou – Alexandra Oliva)

Opinião: Doze competidores bem distintos testando sua resistência, seu emocional, e seus limites físicos em um reality show de sobrevivência em provas realizadas em uma floresta é o tipo de ideia que faz um livro soar bastante promissor. Agora, se pensarmos que a isso se soma uma catástrofe apocalíptica no mundo ao redor, a história ganha contornos para ser eletrizante. É mais ou menos isso que a estreante Alexandra Oliva se propôs a contar em O que Restou. Entre altos e baixos, ela conseguiu entregar um livro correto, mas que não explorou todo o potencial da ideia que tinha em mãos.

Com um começo fantástico e super envolvente, O que Restou não faz rodeios e já joga o leitor dentro do reality show. A narração varia, mostrando o ponto de vista de cada competidor e como cada um encara seus concorrentes e o jogo em si. Um narrador vai situando o leitor nos meandros da produção e nas manipulações de câmeras e cenas para levar ao público somente a versão exata que interessa aos diretores. E o clima de reality, do jeitinho que estamos acostumados a assistir, exala de cada página. A autora soube dar a cara e o jeitão dos programas televisivos de reality com personagens carismáticos, suas disputas pessoais, os grupos que se formam, os momentos de estresse, tensão, desânimo, atração sexual, paranoia, e etc. sem fim.

A partir de determinado momento, a trama passa a centrar em uma competidora, Zoo. É através dela que acompanharemos mais da metade do jogo até o desfecho. Seus desafios, motivações pessoais e traumas emocionais que a levaram topar se inscrever para o programa vão se intercalando com o avançar das provas. É com ela, também, que vamos acompanhar a principal mudança na história, quando por trás das câmeras o mundo entra em colapso.

Apesar de seu começo empolgante, à medida que O que Restou avança, a história começa a perder o fôlego caindo numa narração normal, sem surpresas, percalços ou ação. Passamos a acompanhar a personagem Zoo e ponto. Sua rotina rapidamente nos dá tédio. Sua falta de percepção para tudo de estranho que a rodeia a princípio pode até ser aceitável, mas depois soa inocente e inverossímil demais. E não há mais nada no livro. O suspense que poderia segurar o leitor é desfeito no primeiro capítulo, e incrivelmente a autora não criou mais nada que prendesse atenção. Em resumo, as trezentas páginas acabam se tornando um teste de sobrevivência e a reta final deixa uma sensação de que faltou algo que desse mais sustância para a trama.

Por se tratar de um livro de estreia, O que Restou deixa evidente o talento da autora. É um bom livro que distrai e que vale a pena ser lido. Apenas não esperem encontrar uma grande história.

Avaliação: 3 Estrelas

A Autora: Alexandra Oliva nasceu no estado de Nova Iorque e chegou a morar na capital, onde fez mestrado em escrita criativa na Universidade The New School. Durante esse período, conheceu o seu marido, e teve a ideia para “O que Restou”. Para que essa ideia se materializasse no livro, que acabou por ser finalista dos Goodreads Choice Awards 2016, inscreveu-se num curso de sobrevivência de 14 dias da B.O.S.S. (Boulder Outdoor Survival School), que nunca teria tido coragem de frequentar de outra forma. Em 2014, mudou-se com o marido para o noroeste dos Estados Unidos, onde vivem até hoje.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Médico ou Semideus – Robin Cook
Próximo artigoStephen King | “A Incendiária” está de volta às livrarias
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta