Sinopse Verus: Ted McKay tem tudo: uma mulher linda, duas filhas, um alto salário. Após ser diagnosticado com um tumor cerebral, ele toma a drástica decisão de tirar a própria vida. Quando está prestes a apertar o gatilho, Ted é interrompido pelo toque insistente da campainha. E, ao olhar para sua mesa no escritório, encontra o seguinte bilhete: “Abra a porta. É sua última saída”. Intrigado, Ted deixa a arma de lado e abre a porta. E então mergulha em um pesadelo arrepiante, que vai fazê-lo duvidar da própria sanidade. (Resenha: Mate o Próximo – Federico Axat)

Opinião: Vem da Argentina um dos melhores thrillers lançados no Brasil em 2017. Mate o Próximo é um intricado e surpreendente labirinto onde absolutamente nada é o que parece ser e tudo pode mudar drasticamente no parágrafo seguinte, levando o leitor a duvidar até de si próprio. Federico Axat construiu uma trama pra lá de inteligente que brinca com os mistérios da mente humana e deixa claro que às vezes devemos desconfiar de nós mesmos, pois nem sempre nossas certezas são tão certas e verdadeiras assim.

De início lento, mas necessário, a história de Mate o Próximo nos é contada por seu protagonista, Ted McKay. É através do seu olhar que vamos desvendando as primeiras situações misteriosas, e um pouco confusas, que vão ser fundamentais no desenvolvimento do livro. Em síntese, Ted estava pronto para estourar os miolos quando foi interrompido pela insistente campainha. Ao atender, movido pela curiosidade, ele recebe uma proposta de Justin Lynch (que não vou detalhar) e se vê jogado numa trama alucinante. A partir daí, Ted nos guia por uma série de acontecimentos que, mais tarde, quando outros narradores surgirem, vão se mostrar completamente diferentes do que fomos levados a acreditar.

A originalidade de Mate o Próximo está na forma como seu quebra-cabeça narrativo foi construído. Cada capítulo desenvolve uma parte da história (uma peça ou um conjunto delas) que se encaixa e faz sentido ali naquele momento. À medida que os capítulos vão avançando e novas peças vão aumentando a dimensão da história, vamos percebendo que “não era bem isso” ou que “havia algo a mais”. No fim, somente quando saímos do zoom e enxergamos o conjunto completo é que temos a revelação, descobrimos a verdade total e ficamos em choque (ou gritamos histericamente).

Federico Axat conseguiu construir tão bem seu mistério, e nos envolver nele, que até as páginas finais ele ainda tem cartas na manga para revelar. Quando temos certeza de que tudo foi descoberto e revelado, ele dá a cartada final e entrega mais uma surpresa. O resultado é que a trama do livro fica ecoando em nossa cabeça muito tempo depois de terminarmos a leitura. É preciso respirar, tomar fôlego e perceber, assustados, como a mente humana é capaz de nos pregar peças com facilidade. Em última análise, Mate o Próximo mostra como, sem querer, podemos ser reféns das certezas e realidade construídas por nossa mente.

Com seus personagens carismáticos e que nos conquistam facilmente (a ponto de acreditarmos em tudo que eles nos falam), Mate o Próximo, não é apenas uma indicação de bom livro para ler, é praticamente uma obra obrigatória para todos os que amam se perder em labirintos e descobrir surpresas a cada nova página. Vá em frente, “abra a porta. É sua última saída”.

Avaliação: 5 Estrelas

O Autor: Federico Axat nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1975. Engenheiro, começou a escrever por interesse e vocação. Em 2010 lançou seu primeiro livro, Benjamin, publicado na Espanha, na Itália e no México.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Psicose – Robert Bloch
Próximo artigoResenha: Batman – Criaturas da Noite – Marie Lu
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta