Sinopse Editora Novo Conceito Um garoto se afoga, desesperado e sozinho em seus momentos finais. E morre. Então ele acorda. Nu, ferido e com muita sede, mas vivo. Como pode ser? Que lugar é este, tão estranho e deserto? Enquanto se esforça para compreender a lógica de seu pior pesadelo, o garoto ousa ter esperança. Poderia isto não ser o fim? Poderia haver mais desta vida, ou quem sabe da outra vida? (Resenha: Mais Do Que Isso – Patrick Ness).

Opinião

Pode-se encontrar paz fazendo alguma coisa por si mesmo.”

Patrick Ness é um autor talentosíssimo quando o assunto é criar um livro de ficção, misturado com mistério e suspenso. Em Mais Do Que Isso acompanhamos a história de um garoto submerso em medo e esperança.

Quantos de nós já se afogou em nossas mágoas, pesadelos, conflitos e dificuldades? Os dias não parecem ter fim e os problemas parecem não querer se solucionar. O drama que vivemos diariamente é complexo e brutal, e o sufoco que nos encontramos é asfixiante.

Seth é o personagem que acompanhamos e de início a única coisa que é possível entender é que ele se afogou e que morreu, mas que está acordado. Um paradoxo complexo e muito bem realizado pelo autor, de maneira simples e com uma narrativa arrebatadora. Ao longo da história identificamos tudo o que Seth passa e como existe algo em comum com o personagem e o leitor.

Pra Seth vencer é necessário que ele reviva. Reviva suas dificuldades, seus dramas, seus sofrimentos. É fora de contexto sofrer duas vezes e talvez seja por isso que esse livro seja para poucos.

A história me faz lembrar o filme Mother! Não é uma leitura esmiuçada e fácil. É preciso digerir e refletir, saber o que está acontecendo e similar cada ponto, do início ao fim.

Livros que fazem o leitor ser o próprio personagem é valioso. Dele conseguimos extrair sentimentos, razões, soluções e força. Nos sentimos nós mesmo na forma nua e crua que viemos ao mundo, enxergamos nossa fragilidade e ao mesmo tempo o quanto ela nos faz forte, porque lembramos que somos humanos.

Patrick utiliza elementos da ficção cientifica e da distopia; e cria um livro que é único e sensível. É um drama carregado de informações e peculiaridades que fazem o leitor se entregar a leitura e ter vontade de mais…

Mais Do Que Isso é um livro inteligente, atemporal, dramático, misterioso e único. É um livro difícil de se entregar pela exposição reflexiva que traz de nós mesmos. Um livro feito pra ser lido na companhia de um bom café em dias de verão. Leiam!

Avaliação 5 estrelas

O autor Patrick Ness é o autor best-seller da trilogia Chaos Walking e de A Monster Calls. Aclamado pela crítica, já recebeu diversos prêmios como escritor de ficção para crianças, incluindo duas medalhas Carnegie, no Reino Unido. Já foi colunista do Sunday Telegraph e hoje é crítico literário no The Guardian. Patrick nasceu na Virgínia, nos Estados Unidos, e vive em Londres.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: O Terceiro Testamento – Christopher Galt
Próximo artigoResenha: Aniquilação (Trilogia Comando do Sul) – Jeff Vandermeer
Goiano do pé rachado e comedor de piqui. Alucinado por histórias fantásticas e distópicos. Tributo, Hobbit de nascença, e habitante do país de Aslan. Entre os autores Suzanne Collins é majestade e Tolkien é imperador. Técnico em Química e buscando ser químico industrial intercalado com a vida de escritor, um dia qualquer publicará seu livro. Não dispensa um cinema... https://www.skoob.com.br/usuario/1094145-silas-jr

Deixe uma resposta