Robert Brian “Robin” Cook nasceu em Nova York, Estados Unidos, em 04 de maio de 1940.
É considerado o introdutor do termo “médico” como gênero literário a partir da publicação de seu primeiro livro no começo dos anos 1970. Até hoje continua a dominar a categoria criada por ele mesmo.
Graduou-se em Medicina na Universidade de Columbia antes de se tornar um escritor especialista em thrillers médicos. Em 1966, concluiu seu doutorado em Harvard e seis anos depois publicou o primeiro livro: Memórias de um médico interno. Em cada obra, Robin Cook procura escrever os bastidores de um grande centro médico, tais como acontecimentos do cotidiano e outros nem tão comuns assim. Explorou, entre outras coisas, a doação e transplante de órgãos, engenharia genética, a fecundação in vitro, pesquisas sobre drogas, civilizações avançadas e o bioterrorismo.
Obras
.
Obras não publicadas no Brasil
Olha que bacana: acho que o livro mais antigo da minha estante é “Febre”, do Robin Cook.
Algumas vezes eu faço uma limpeza, encaminho livros para doação, vendo alguns para sebos, etc, mas não me desfiz desse exemplar porque tenho a recordação de ter sido (talvez) o primeiro livro que li por conta própria, sem que a escola pedisse, por exemplo. Eu devia ter uns 13 anos e vi na estante da casa de uma tia. Pedi emprestado e recordo de ter lido de uma vez só, tamanho foi meu encantamento com o tema. Claro que já não me lembro mais de quase nada, mas pretendo reler porque o que ficou aqui na memória afetiva é bem significante! Claro, minha tia me deu o volume em questão e não consigo me desfazer dele 🙂
Também sou fanzoca do Robin Cook! O primeiro livro que eu li foi Esfinge. Comprei numa banca de jornal há muito tempo. Está até amarelado, mas eu adoro relê-lo de vez em quando. A seguir eu comecei a comprar outros títulos. E fiquei cada vez mais apaixonada. Conservo-os na minha estante até hoje. Acho magnifica a abordagem que ele faz de assuntos médico polêmicos, como doação de orgãos (Cego) engenharia genética (Coma) fertilização in vitro (Cromossomos 6) e Civilizações avançadas (Abduzidos).