Resenha: Amor, Mentiras e Rock & Roll – David Yoon

Sinopse Seguinte: Sunny Dae é nerd ― e com orgulho. Essa é a fama que ele e seus dois melhores amigos conquistaram na escola, onde curtir RPG definitivamente não é visto com bons olhos. E estava tudo bem, até Sunny conhecer Cirrus Soh, a garota mais descolada e confiante que ele já viu. Quando Cirrus acha que o quarto do irmão de Sunny é na verdade o dele, o garoto não consegue corrigir o engano. Com os olhos dela brilhando ao ver as guitarras e os pôsteres de rock na parede, ele acaba dizendo que tem uma banda ― embora não saiba nem segurar uma guitarra, ops. Agora sua única esperança para sustentar a história e conquistar Cirrus é fazer com que seus amigos nerds topem participar de seu plano maluco de tornar essa banda realidade, vestindo as roupas que o irmão mais velho deixou para trás quando se mudou para Hollywood e ensaiando na sala de música da escola. O problema é que logo Sunny descobre que a vida de um rockstar mentiroso não é só fama e glória… (Resenha: Amor, Mentiras e Rock & Roll – David Yoon)

Opinião: O Ensino Médio por si só já é uma aventura não muito agradável e é óbvio que nós, vítimas desse monstro social, adoramos histórias de outros jovens que também sofrem na escola!

David Yoon apresenta a pacata vida de Sunny Dae, um jovem nerd, e seus dois únicos amigos, Jamal e Milo. Os três são apaixonados por RPG, têm um canal onde compartilham tutorias de acessórios para live actions de games e, claro, sofrem bullying da trupe do atleta valentão da escola pelos gostos não tão populares. E, sim, eles já estão acostumados com essa realidade e não ligam mais para as provocações!

Tudo muda com a chegada de Cirrus Soh, uma garota encantadora por quem Sunny se apaixona logo de cara. Por uma confusão, Cirrus acaba achando que o quarto descolado e cheio de referências ao estilo Rock & Roll é de Sunny. Porém, o verdadeiro dono do quarto é Gray, o irmão mais velho do jovem nerd.

Com medo da desaprovação da garota e de mais uma humilhação na escola, Sunny decide incorporar a energia caótica que Gray tinha quando estava no colégio e fingir que não só é um fã de rock, como também tem uma banda com seus melhores amigos, os Imortais.

É aí que toda a trama do livro se inicia, trazendo ares bem conhecidos de filmes da Disney Channel estrelados pela Demi Lovato (tira tudo, menos o rock!), com conflitos envolvendo amizade, relações familiares e planos para o futuro.

Este é exatamente o tipo de livro para se curar de uma ressaca literária e dar boas risadas. Os personagens são extremamente cativantes e o leitor, muitas vezes, pode se ver sendo saudosista e nostálgico ao relembrar momentos da adolescência.

David Yoon entrega exatamente tudo o que promete. Segundo palavras do próprio autor em seus agradecimentos, esta é “uma história feliz, boba, despretensiosa, muito intencionalmente pensada para trazer um pouco de alegria e luz muito necessárias a um 2020 difícil e enlouquecedor”.

O que deixa um pouco a desejar é a falta de aprofundamento nos dramas de cada personagem – os holofotes estão realmente apenas em Sunny e Cirrus – e, principalmente, discussões maiores sobre as culturas não brancas nos Estados Unidos. Mas como um livro despretensioso e apenas para aquecer os corações dos leitores, cumpre o que se propõe a fazer.

Então, se você está procurando um livro tranquilo, com referências ao mundo nerd, muita música e representatividade não branca, esta é a pedida perfeita!

Compre na Amazon

O Autor: David Yoon cresceu em Orange County, na Califórnia, e hoje mora em Los Angeles com a esposa, a escritora Nicola Yoon, e a filha. Ele ilustrou o primeiro livro de Nicola, Tudo e todas as coisas. Estreou na literatura young adult com o livro Frank e o amor (2019).

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Win – Harlan Coben
Próximo artigoResenha: Uma Princesa em Tóquio – Emiko Jean
Um jornalista (e futuro publicitário) apaixonado por livros e pela Taylor Swift. Lê um pouco de tudo, do suspense ao romance romântico (mas tem uma quedinha por contemporâneos com personagens odiosos). Vive esperando uma ligação da Sandy para tomar um cafezinho em Campinas. Enquanto isso não acontece, passa seu tempo no mundo dos livros, filmes e músicas.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta