Sinopse Arqueiro: Jack e Faye começaram a namorar na faculdade: um garoto criado em berço de ouro e uma jovem que se esforçou para enterrar um passado sombrio. Quando ele decide criar uma empresa, ela deixa os estudos e passa a trabalhar de dia, dedicando as noites a traçar a estratégia do novo negócio. A companhia se torna um sucesso bilionário, mas Faye se sente como um lindo pássaro preso numa gaiola, apenas cuidando da filha em casa e sendo exibida pelo marido, que toma todas as decisões da empresa. Jack agora despreza sua inteligência, esquecendo tudo o que ela sacrificou por ele. Quando Faye descobre que ele tem um caso, a bela fachada de sua vida desmorona. De uma hora para outra, ela está sozinha, emocionalmente abalada e sem nenhum centavo – porém nada pode se comparar à fúria de uma mulher com um passado violento determinada a se vingar. Jack está prestes a receber o que merece, e muito mais. (Resenha: A Gaiola de Ouro – Camilla Läckberg)

Opinião: Sumida do Brasil, Camilla Läckberg volta a ser publicada, agora pela Arqueiro, com uma obra que dá início a uma interessante série. E, inicialmente, preciso destacar o quanto o suspense nórdico tem conquistado meu gosto e me feito devorar absolutamente todos os livros que caem na minha mão independente do número de páginas. Tem sido assim com os calhamaços de Lars Kepler, com o tradicionalzão Jo Nesbø ou com o peculiar terror de Lindqvist. Com Camilla não foi diferente…

A Gaiola de Ouro é o clássico suspense de vingança e traição. É aquela trama que nos envolve em uma teia de acontecimentos em que o passado esconde muita coisa e o presente é um campo minado com todo o tipo de bombas a explodir. Comecemos pela protagonista… Faye é uma personagem fascinante porque ela é tanto heroína quanto anti-heroína. Uma mulher forte, destemida, que abre caminhos para construir sua vida junto ao homem que ama. Mas ao mesmo tempo, uma mulher que renuncia a tudo para ser coadjuvante na vida do marido. Dúbia, a todo momento confrontamos a Faye das páginas iniciais com a esposa subserviente da metade do livro. Traída e abandonada pelo amado Jack, ela arquiteta sua vingança. E nada como a vingança de uma mulher com o orgulho e o amor feridos.

“Jack era uma droga que me fazia querer experimentar todas as drogas do mundo.”

A construção de A Gaiola de Ouro é cuidadosamente desenvolvida para sempre deixar os leitores no escuro. Porque por mais informações que tenhamos, sempre existem segredos ou histórias mal contadas. Com isso, o livro tem um ritmo absurdamente envolvente. Num resumo bem superficial, vamos acompanhar a trajetória de duas mulheres: a menina que carrega os traumas de um pai violento e que cresceu com esse medo arraigado dentro de si, e a jovem que se entregou ao amor, caiu nas garras de um marido inescrupuloso e agora busca vingança. A questão é que essas duas mulheres são uma só.

A sociedade fútil que gira em torno de fortunas e de uma rotina de encontros tediosos em restaurantes ou festas sociais é o palco dessa trama. Aqui, Camilla vai desvendar a realidade de mulheres infelizes no amor e que vivem à sombra de maridos que se dedicam a transar com qualquer uma que cruze seu caminho. O livro é recheado de mulheres coadjuvantes, cada uma com suas decepções, orgulhos feridos e sonhos interrompidos. Ao mesmo tempo há a busca pelo amor verdadeiro, por um companheiro de verdade para construir uma vida. É uma história que, guardadas as licenças da ficção, tem muito pé na realidade. É atual em todos os sentidos.

E como todo bom suspense, há reviravoltas aos montes. A Gaiola de Ouro é repleto de segredos, incluindo a última, e reveladora, frase, que encerra a história. Bem amarrada, a obra prende nossa atenção acompanhando os altos e baixos de Faye, seu momento de liberdade, e uma vingança pra ninguém botar defeito. Em alguns casos, tudo feito de forma muito fácil, mas é ficção ora bolas. Apenas volto a destacar que não há inocentes nesse livro. Faye é uma jogadora e tem suas cartadas para nunca ficar por baixo. Suas atitudes vão do correto ao ilegal e em alguns momentos é impossível ficar do seu lado.

A Gaiola de Ouro é aquele típico livro descompromissado que eu tanto curto no suspense. Bem desenvolvido e muito atual na riqueza de temas que retrata como a força feminina, os maridos possessivos, o marketing das redes sociais, e como esse mundo conectado facilita descobrir e dificulta encobrir coisas. Uma obra que se conclui naquilo que pretendeu narrar, mas que deixa bem aberta a continuação com alguns pontos que vão precisar de boas explicações no segundo volume.

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

A Gaiola de Ouro – Faye #1

Asas de Prata – Faye #2

A Autora: Camilla Läckberg nasceu em 1974, em Fjällbacka, uma cidadezinha na costa sueca, onde se passa a maior parte dos seus romances. Trabalhou por anos como economista até lançar, em 2003, A princesa de gelo. Desde então, publicou mais dez romances policiais, dois livros de culinária e seis infantis, que venderam juntos mais de 26 milhões de exemplares em 60 países, rendendo-lhe o título de autora contemporânea mais lida na Suécia, acima até mesmo de Stieg Larsson, e uma das mais lidas em toda a Europa. Já teve obras adaptadas para a TV e o cinema. Além de escritora, é uma das responsáveis por um projeto de investimento que aposta em empresas com produtos voltados para as necessidades das mulheres, sejam dirigidas por mulheres ou com políticas de igualdade de gênero.

Compartilhar
Artigo anterior‘Mochileiro das Galáxias’ ganha edição especial em capa dura
Próximo artigoRenegados | Conheça novo livro de Marissa Meyer
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta