Resenha: Heróis de Novigrath – Roberta Spindler

Sinopse Suma: Heróis de Novigrath é mais do que um jogo de computador. É um esporte. Uma paixão mundial que atrai milhões de torcedores fanáticos para estádios, banca equipes famosas e leva seus jogadores do chão ao topo ― e vice-versa. Pedro sabe bem como uma carreira pode desabar de uma hora para a outra. Heróis de Novigrath ainda é seu grande amor, mas seus dias de glória terminaram. Ou é o que ele pensa, até receber a visita de Yeng Xiao ― seu herói favorito do game. Quando o guerreiro se materializa em sua casa, Pedro acha que perdeu o juízo, mas a verdade é que HdN é mais real do que ele poderia imaginar. Ao redor do mundo, jogadores alimentam o game com sua paixão e, sem saber, com sua energia vital. Agora, os monstros da terra de Novigrath estão a um passo de invadir o nosso mundo, e os Defensores de Lumnia precisam de um time que possa restaurar a força do lado dos heróis. Pedro já deixou que sua ambição o derrubasse uma vez, mas Xiao tem certeza de que ele é a pessoa certa para montar o novo time. Por todo o país, cinco jovens mal imaginam a missão que os aguarda. Heróis de Novigrath é muito mais do que um jogo ― é o futuro de todos eles. (Resenha: Heróis de Novigrath – Roberta Spindler)

Opinião: Fechem os olhos e imaginem um mundo onde a paixão mundial seja os jogos virtuais e que, em dias de competição, são capazes de reunir milhares e milhares de pessoas em estádios, todas com um único pensamento: que o seu jogador favorito vença. Heróis de Novigrath, romance de fantasia da autora belenense Roberta Spindler, materializa de maneira impecável essa realidade para os leitores, em que os jogos deixaram de ser um simples passatempo e se tornaram um esporte – ou até algo a mais. Esse é o segundo trabalho publicado pela autora (desconsiderando Contos de Meigan, história co-escrita com a também belenense Oriana Comesanha e lançada pela editora Dracaena em 2011 – eu adoro esse livro, inclusive), editado em 2018 pela editora Suma, e a carimba, de uma vez por todas, como uma das principais vozes da literatura fantástica do país. Spindler é uma daquelas autoras que qualquer fã do gênero PRECISA acompanhar. Melhor, é aquela autora que qualquer leitor de fantasia VAI QUERER acompanhar.

garotos e garotas jovens, considerados ídolos por suas habilidades em um jogo de computador. quem teria imaginado, anos atrás, que aquilo seria possível? […] HERÓIS DE Novigrath era uma paixão mundial.

– Página 18

Lendo essa história, viciante e cheia de energia, fica claro que a autora encontrou o seu nicho de conforto, não que isso seja uma coisa ruim. Roberta Spindler, fã de quadrinhos, games e RPG, de acordo com sua biografia, uniu todas essas paixões em quase 300 páginas e o resultado não poderia ser melhor. A capa, belamente ilustrada pelo Gilberto Martimiano, já revela um pouco do que podemos esperar: aventura, representatividade, poderes especiais incríveis, e lutas, muitas lutas. A autora não economizou na ação, então fica fácil se envolver nessa leitura. Porém, mais do que isso, Heróis de Novigrath nos oferece uma trama repleta de personagens cativantes, em um cenário muito bem construído e de encher os olhos, e que fala sobre a verdadeira amizade, os perigos da arrogância, sobre vencer e perder e sobre levantar a cabeça e começar novamente, como um bom jogador faz. A vida, em si, é um jogo e, sem os jogadores certos ao nosso lado, podemos não conseguir vencer o chefão final.

Esse é um livro voltado para os jovens leitores (com potencial para agradar qualquer idade), então a narrativa encontrada aqui é daquelas bem apressadas, porém muito bem amarrada, incrementada com algumas gírias próprias desse universo de gamers. Algumas eu conhecia, outras ainda não, mas isso não foi motivo para travar a leitura – a história vai trazendo, naturalmente, o significado dessas expressões. Uma obra para quem procura a leitura perfeita para uma tarde de férias ou para intercalar com livros mais densos e extenuantes. É uma leitura que revigora, com um clímax de acelerar o coração e que deixa um sentimento de saudosismo – impossível fechar esse livro e não desejar reunir os amigos para jogar alguma partida.

a respiração era ofegante como a de um corredor, não a de alguém sentado em frente a uma mesa torta. mas de fato ele corria. dentro do jogo, caçava. e estava pronto para o abate.

– Página 14

Estão prontos? Apertem o play e bom jogo!

Compre na Amazon

A autora: Roberta nasceu em Belém e é graduada em publicidade. Nerd assumida, adora quadrinhos, games e RPG e trabalha como editora de vídeos. É responsável pela sala temática de Literatura Fantástica no Animazon, além de fazer parte da organização da Feira Literária do Pará. Seu primeiro livro foi A torre acima do véu (Giz Editorial, 2014).

Deixe uma resposta