Sinopse Editora Rocco Jovens Leitores:

Bestseller do The New York Times com excelente repercussão entre público e crítica, Jovens de Elite é o primeiro de uma série de fantasia ambientada na era medieval e protagonizada por jovens que desenvolvem estranhas cicatrizes e poderes especiais ao sobreviverem a uma febre que dizimou boa parte da humanidade. Entre eles está Adelina, que, após se rebelar contra o destino imposto a ela por seu pai, encontra um novo lar na sociedade secreta Jovens de Elite, vista por alguns como um grupo de heróis, por outros como seres com poderes demoníacos. Heroína ou vilã? Num mundo perigoso no qual magia e política se chocam, Adelina descobre o lado sombrio de seu coração. Da mesma autora da aclamada trilogia Legend, Marie Lu, Jovens de Elite é o início de uma saga arrebatadora. Perfeita para fãs de histórias de fantasia medieval como Game of Thrones, com vilões dignos de Star Wars e X-Men.

Opinião:

Marie Lu é uma das minhas autoras preferidas do gênero distopia. Sua capacidade de escrita e criação de universos que se aproximam da realidade é enaltecedor. Tal feito pode ser visto com a brilhante Trilogia Legend, repleta de personagens fortes e envolvimentos marcantes. No entanto, o início de sua trilogia Jovens de Elite demorou pra funcionar e toda aquela versatilidade com sua trilogia anterior quase foi por água abaixo.

A trama de Jovens de Elite gira em torno de uma sociedade medieval que viu muitos de sua população morrerem ou serem infectados pela Febre de Sangue. Com cicatrizes que se extendem pelos corpos das crianças, elas foram “agraciadas” por habilidades misteriosas, em que a igreja e o reino passaram a considerar como uma praga demoníaca. Como forma de caracterizá-los na busca de uma separação, foram denominados com o tempo de Jovens de Elite.

Adeline, nossa personagem principal, é uma adolescente afetada pela Febre de Sangue e que a deixou sem um de seus olhos e com o cabelo sem vida. Oprimida por seu pai e a sociedade em que vive, é vista como uma malfeto e seus direitos não passam o de viver afastada de pessoas normais e saudáveis. A sua vida já é marcada por muita dor e sofrimento, e tudo muda quando vê que seu pai está negociando sua mão com um homem muito mais velho e com interesses nada confiáveis. Sua única saída é fugir. No entanto, sua fuga provoca a morte de seu pai e sua prisão pelo reino; e no dia de seu julgamento e morte, ela é salva pela Sociedade dos Punhais.

Até aqui tudo bem. O livro possui um ritmo frenético e é bem apresentado com a prisão de Adeline e o aparecimento surpresa do grupo de Jovens de Elite que se autodenominam, Sociedade dos Punhais. Porém, a aceitação de Adeline por parte de seus integrantes e o desenvolvimento de suas habilidades tomam conta de quase todo livro e se tornam cansativas para história. É em meio a esse desenvolvimento que a autora se perdeu e em um momento de folêgo a história toma outro rumo deixando-a mais interessante e nos preparando para o próximo livro.

Além que, a aproximação romantizada de Adeline com o líder do grupo apresentou-se forçada e sem muito propósito. Adeline é uma personagem única e forte, e como teve uma vida sofrida em razão das atitudes de seu pai, seria muito mais interessante ela não se envolver amorosamente com ninguém. Até porque, é um romance que não à ajuda e muito menos a desenvolve.

Jovens de Elite se inicia bem, tem maus pedaços com seu desenvolvimento e se encerra com glória. É quase uma guerra… É um livro que se distancia de Legend e permite à Marie Lu a capacidade de se desenvolver utilizando-se de elementos fantásticos. Como fã da autora esperei algo mais produzido e pensado, mas não deixa de ser uma história que vale a pena continuar. Leiam!

Avaliação: 3,5 estrelas.

Sobre a autora: MARIE LU nasceu na China e mudou-se ainda criança com a família para os Estados Unidos. Formou-se na Universidade do Sul da Califórnia e começou a trabalhar como programadora na indústria de videogames. Hoje é escritora em tempo integral. Nas horas vagas, ou quando não está presa em engarrafamentos, ela gosta de ler, desenhar e jogar Assassin’s Creed. Ela mora em Los Angeles, na Califórnia (por isso os engarrafamentos), com o namorado, um Chihuahua sem pedigree e dois cachorrinhos da raça Welsh Corgi Pembroke. Conheça mais sobre a autora em: www.marielu.org

Compre esse livro na Amazon!

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: O Desaparecimento de Stephanie Mailer – Joël Dicker
Próximo artigoResenha: Todos de pé para Perry Cook – Leslie Connor
Goiano do pé rachado e comedor de piqui. Alucinado por histórias fantásticas e distópicos. Tributo, Hobbit de nascença, e habitante do país de Aslan. Entre os autores Suzanne Collins é majestade e Tolkien é imperador. Técnico em Química e buscando ser químico industrial intercalado com a vida de escritor, um dia qualquer publicará seu livro. Não dispensa um cinema... https://www.skoob.com.br/usuario/1094145-silas-jr

Deixe uma resposta