Sinopse Bertrand Brasil: Um ano depois de Lydia, uma de suas filhas gêmeas idênticas, morrer em um acidente, Angus e Sarah Moorcroft se mudam para a pequena ilha escocesa que Angus herdou da avó, na esperança de conseguirem juntar os pedaços de suas vidas destroçadas. Mas quando sua filha sobrevivente, Kirstie, afirma que eles estão confundindo a sua identidade — que ela é, na verdade, Lydia — o mundo deles desaba mais uma vez. Quando uma violenta tempestade deixa Sarah e Kirstie (ou será Lydia?) confinadas naquela ilha, a mãe é torturada pelo passado — o que realmente aconteceu naquele dia fatídico, em que uma de suas filhas morreu? (Resenha: As Gêmeas do Gelo – S.K. Tremayne)

Opinião: Algumas das melhores histórias de suspense e terror que já li envolvem crianças. Há algo de fascinante em tramas que conseguem transformar os pequenos em fonte de dúvida, assombro ou pavor. Não à toa temos uma galeria de personagens infantis perturbadores como Frank, de Fábrica de Vespas ou Rhoda, de Menina Má, sem contar no trabalho magistral de O Senhor das Moscas, para citar apenas alguns exemplos. Ainda que desempenhem papel diferente dos personagens que citei, Lydia e Kistie, de As Gêmeas do Gelo, podem tranquilamente integrar essa galera infantil. Os eventos que transcorrem da morte de uma delas desencadeiam uma histeria eletrizante e nos conduzem para uma história tensa e cheia de perguntas.

Buscando reconstruir a vida após a tragédia da perda de uma de suas filhas, o casal Moorcroft esbarra no horror quando a filha sobrevivente diz que ela, na verdade, é a gêmea que eles deram como morta. Gêmeas idênticas, sem nenhum traço que as diferenciasse uma da outra e em uma fase da vida em que estavam a todo momento brincando de trocar suas identidades, Lydia e Kistie conseguiam enganar facilmente seus pais. No momento em que uma delas cai da sacada na casa dos avós, a mãe Sarah acredita nas palavras da menina sobrevivente que dizia que Lydia havia caído. O mundo desaba quando Kistie diz que ela é Lydia. Conseguem imaginar todo o horror contido nessa frase?

A grande sacada de S.K. Tremayne em As Gêmeas do Gelo foi justamente plantar essa semente de dúvida no coração de uma mãe. Somente aí já há material de sobra para uma tenebrosa história em que descobrir a verdade é quase impossível já que não há nada que possa provar a diferença de uma menina para a outra. Não bastasse isso, a família Moorcroft ainda lida com problemas financeiros, um casamento na corda bamba e a decisão, absurda para qualquer um de nós, de se mudar para uma ilha que, dependendo da época do ano, pode ficar totalmente isolada do continente. É no confinamento da ilha, em uma casa velha e bastante avariada, que o pesadelo de Sarah vai ganhar contornos de terror. Lydia começa a ver e conversar com Kistie ou será o contrário?

Com leves toques de sobrenatural e um ambiente claustrofóbico, As Gêmeas do Gelo traz uma história de muitas perguntas num suspense psicológico que dá nos nervos. Óbvio que o mistério guarda traumas e segredos tanto de Sarah quanto de Angus, o pai. E tudo isso vai se juntando em revelações homeopáticas conduzindo o leitor para um desfecho previsível, dúbio, mas totalmente bem amarrado. A obra é ancorada em capítulos iniciais escritos sob medida para fisgar a atenção do leitor; tem uma dúvida aterradora lançada de cara, sem meias palavras; e segue em altos e baixos com trechos com excesso de detalhamento e outros de gelar a espinha.

As Gêmeas no Gelo é uma leitura imperdível para os fãs de suspense psicológico. Conheça essas adoráveis garotinhas e responda, qual delas está viva?

Avaliação: 4 Estrelas

 

O Autor: S.K. Tremayne é o pseudônimo do autor Sean Thomas. S. K. Tremayne é um romancista best-seller, premiado escritor de viagens, e um contribuidor regular de jornais e revistas ao redor do mundo. Nasceu em Devon, vive agora em Londres.

Compartilhar
Artigo anteriorStephen King | “Celular” ganha nova edição em agosto
Próximo artigoTerror Nacional | Conheça “Enquanto eles não vêm”
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta