Resenha: História É Tudo que Me Deixou – Adam Silveira

0
2790

Sinopse Editora Hoo (Universo dos Livros): Quando o primeiro amor e ex-namorado de Griffin, Theo, morre afogado em um acidente, seu universo implode. Embora Theo tivesse se mudado para a Califórnia para cursar a faculdade e começado a namorar Jackson, Griffin nunca duvidou de que Theo voltaria para ele quando chegasse a hora certa. Porém, o futuro que ele tanto desejava está despedaçado. Para piorar as coisas, a única pessoa que realmente entende sua tristeza é o Jackson. Mas, não importa o quanto eles conversem e se entendam, a espiral depressiva de Griffin continua. Ele está se perdendo em suas compulsões obsessivas e escolhas destrutivas, e os segredos que ele tem guardado o estão consumindo. Se Griffin pretende reconstruir sua vida, ele precisará visitar e confrontar o que viveu com Theo, história por história. (Resenha: História É Tudo que Me Deixou – Adam Silveira).

Opinião: Quando Nicola Yoon afirmou que esse livro nos faria chorar, refletir e, depois, chorar um pouco mais, ela sabia do que estava falando. Terminei de ler esse livro alguns minutos atrás e vim logo escrever pra vocês, pois essa é a uma resenha que merece receber toda a carga da emoção que as páginas desse livro deixa impregnado em nossa alma.

História é tudo que me deixou, é o segundo livro do autor Adam Silveira, e publicado no Brasil em dezembro/2017 pela Editora Hoo, selo de publicação da Universo dos Livros. O livro nos apresenta a história de Theo, ex-namorado e primeiro amor de Griffin, que acaba morrendo em um grave acidente. A partir daí, todo o universo se passa na forma como Griffin lida com a sua perda e com a impossibilidade de realizar seu desejo de terminar seus dias ao lado daquele que foi seu grande amor. A história se passa em dois tempos: no passado, mostrando como os dois se conheceram, o relacionamento e a despedida. E o presente, como a vida nos leva a mudanças drásticas e inimagináveis nos fazendo crescer e conviver com um luto que jamais desejaríamos.

Seguindo essa linha, o autor nos entrega uma montanha russa de emoções a cada capítulo. Suspirando de emoção com a história do passado e chorando de tristeza com os acontecimentos do presente. O ponto forte, sem dúvida alguma, é forma como o autor construiu seus personagens. Griffin é um apaixonado que sofre pela sua perda, tendo em Theo o modelo perfeito de ser humano, onde vamos vendo pouco a pouco que ele também tinha seus pecados e suas falhas. Wade, é o amigo que apesar do pouco espaço na história, consegue nos cativar de primeira e Jackson, coitado, acaba sofrendo por ter sido o novo namorado de Theo no meio de todo o caos.

O livro retrata de forma muito madura o problema do transtorno obsessivo compulsivo e eu achei muito legal como o problema foi inserido na história: sem grandes clichês e de forma muito natural, mostrando como realmente acontece nos dia a dia das pessoas que sofrem desse mal. Vale destacar que o tema vem sendo abordado em histórias de grandes autores ultimamente, por exemplo, sendo o tema central do último livro do autor John Green, Tartarugas até lá embaixo, trazendo a discussão e ajudando que pessoas que sofrem de TOC, identificar o problema e buscar ajuda para resolve-lo.

Adam Silveira, escreveu uma história extremamente sensível. Fazendo o leitor viver a dramaticidade de cada uma de suas páginas da forma mais intensa. O livro nos leva a refletir naquilo que fazemos em nosso dia a dia com as pessoas que amamos. Como disse, terminei a leitura há poucos minutos e meu desejo nesse minuto é escrever para cada pessoa que amo e dizer isso, com todas as palavras, pois o nosso tempo pode ser mais breve do que desejamos. Viva todo o amor que esse livro pode trazer pra você! Essa é uma leitura que você deveria colocar nos seus desejados de 2018, vale muito a pena se emocionar com as páginas desse livro.

Avaliação: 5 Estrelas.

Sobre o autor: Adam Silvera nasceu e cresceu no Bronx. Ele foi livreiro antes de entrar no ramo editorial infanto-juvenil, e já trabalhou em uma empresa de desenvolvimento literário, um website de escrita criativa para adolescentes e como crítico de romances infantojuvenis e de jovens adultos. Ele é alto, sem um motivo aparente, e mora na cidade de Nova York.

Clique aqui para comprar o livro.

Deixe uma resposta