Sinopse Gutenberg: Após uma tragédia que o separou por oito anos de sua irmã mais nova, Sharlah, o jovem Telly ressurge como o principal suspeito de uma onda de assassinatos. Só uma pessoa é capaz de desenhar o perfil do criminoso: o hábil ex-agente do FBI Pierce Quincy, que é convocado para colaborar no caso. Mas seu envolvimento como pai adotivo de Sharlah pode obscurecer sua linha de raciocínio ou levá-lo para um emaranhado de pistas desconexas, mostrando que o caso pode ir muito além do que parece ser. (Resenha: Bem Atrás de Você – Lisa Gardner)

Opinião: Bem Atrás de Você foi meu primeiro contato com a obra da consagrada Lisa Gardner e deixou uma boa impressão, embora tenha achado o livro bem fraco se comparado com outros autores que trabalham na mesma linha. Explorando uma tragédia familiar, com foco em crianças/adolescentes, a história tem altos e baixos e passa bem longe de constituir um suspense intrigante para centrar-se em uma perseguição que se arrasta por mais da metade do livro.

Em Bem Atrás de Você, temos uma família problemática arrasada por uma tragédia. O drama em torno dos personagens é muito bem desenvolvido e Lisa consegue retratar uma família crível e prá lá de comum. A partir desse drama, que acaba sendo o ponto alto e que vai permear toda a trama, um casal de irmãos separado e que vive com distintos pais adotivos, é colocado no centro de uma onda de assassinatos em que um deles, o garoto Telly, é o principal suspeito. Cabe então a um grupo de detetives e investigadores, que já protagonizou outras obras da autora, se colocar em campo para deter o assassino antes que ele faça mais vítimas.

Fica claro desde o começo que a obra se preocupa mais com a ação de uma caçada a um misterioso assassino do que em construir um bom mistério que justifique o motivo das mortes. Foi aí que minha opinião pelo livro se dividiu. Por um lado, Lisa me conquistou pelo domínio da narrativa ao detalhar de forma quase doentia o passo a passo investigativo. Tudo é muito minucioso, sem pressa e, em alguns casos, sem objetividade. Essa qualidade, por outro lado, me decepcionou por tornar a história arrastada e não me envolver a ponto de embarcar nessa investigação. Enquanto leitor voraz de romances de suspense, eu gosto de me envolver e querer me colocar ao lado dos investigadores. Pra mim, um livro desses é como um quebra-cabeças. Infelizmente, Bem Atrás de Você não provocou isso. A leitura acabou indo para o automático, principalmente porque mais da metade do livro se passou na busca pelo assassino misterioso em uma caçada que teve pouca ação e muito raciocínio de personagem.

Quando o desfecho chega, já nas aproximadamente trinta ou quarenta páginas finais, por mais bem explicado e convincente, ele já não me causou nenhuma reação. Não foi surpreendente e tampouco original a ponto de tirar fôlego. E, pior, precipitou um fim rápido e corrido. Foram quase trezentas páginas arrastando em investigação, perseguição e raciocínios que poderiam ser bem resumidos para o final acontecer num virar de página e sem o menor efeito, seja dramático ou de surpresa.

Certamente preciso desbravar outras obras de Lisa Gardner para conhecer melhor seu trabalho e ter uma base de comparação dentro de suas próprias publicações, mas o cartão de visitas dado por Bem Atrás de Você não me conquistou. Aos fãs da autora e leitores que me seguem por aqui, aguardo opiniões e indicações sobre ela e sobre esta obra em específico.

Avaliação: 3 Estrelas

A Autora: Lisa Gardner natural do Estado do Oregon, nos EUA, começou sua carreira na área de alimentos, mas depois de incendiar o próprio cabelo várias vezes, ela pegou a deixa e focou na escrita, publicando sob o pseudônimo de Alicia Scott. Com mais 22 milhões de livros impressos, os livros de Lisa foram publicados em 30 países. Lisa mora em New Hampshire, com o marido piloto de automobilismo e a filha que é esquiadora.

Em cada uma de suas obras, Robin Cook busca escrever sobre os bastidores da prática médica atual. Explorou, entre outras coisas, a doação de órgãos, engenharia genética, a fecundação in vitro, pesquisas sobre drogas e transplantes de órgãos, entre outros.

Deixe uma resposta