O escritor paulistano Antonio de Alcântara Machado é um dos grandes expoente do modernismo brasileiro, bastante conhecido por seu livro de contos Brás, Bexiga e Barra Funda. A editora Global traz agora para os leitores, uma coletânea que reúne os melhores contos do autor, incluindo diversas narrativas pouco conhecidas. A seleção dos contos foi feita pelo professor Marcos Antonio de Moraes, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP e profundo estudioso do movimento literário modernista.

A linguagem dos contos de Alcântara Machado traz um frescor e uma inovação que se revelariam típicos do movimento modernista iniciado em 1922. Fruto de sua atividade jornalística em diários paulistanos, o autor lança mão de forma ousada de cartazes de rua, notícias, anúncios de jornal, letras de música e até de dizeres ouvidos das torcidas de futebol para recompor com sua renovada prosa a vida do dia a dia da São Paulo que se abriria para a entrada de uma enorme massa de imigrantes estrangeiros.
As estratégias arquitetadas pelo contista para nos aproximar do modo de vida dos imigrantes italianos que se estabeleceram em São Paulo na virada do século XIX para o XX nos transportam para os meandros da luta pela sobrevivência desses novos habitantes da cidade grande. É como se o leitor entrasse numa máquina do tempo que o conduz para muito perto do cotidiano das ruas do centro e dos arrabaldes da cidade, permeadas pelos estrangeiros que aceitaram o desafio de “fazer a América” e, assim, lutaram bravamente para se integrar nos mundos do operariado paulistano.
Acesse AQUI para ler um trecho da obra ou garanta seu exemplar na Saraiva

Deixe uma resposta