Sinopse Record: Depois de uma tragédia indescritível, Ava Collete, consumida pela culpa, foge de Boston e encontra refúgio na remota cidadezinha de Tucker Cove, em uma antiga casa chamada Brodie’s Watch. Tendo apenas a companhia de Hannibal, seu gato, ela espera conseguir trabalhar em seu livro de culinária, que há meses tenta sem sucesso finalizar. No casarão isolado à beira-mar, Ava encontra a paz… até começar a ouvir barulhos estranhos. Ao voltar de uma caminhada, Ava vê uma figura parada no miradouro de Brodie’s Watch. Dizem que o capitão Jeremiah Brodie, figura proeminente da cidade durante o século XIX e experiente marinheiro, assombra a casa desde sua morte. Ava descobre, então, que a casa guarda um segredo terrível, um segredo que os moradores de Tucker Cove não querem que venha à tona: todas mulheres que viveram em Brodie’s Watch também morreram lá. Seria o fantasma do capitão Brodie o responsável? Ou há um assassino de carne e osso à solta? Ava precisa descobrir a verdade antes que tenha o mesmo destino das antigas moradoras da casa. (Resenha: A Forma da Noite – Tess Gerritsen)
Opinião: Uma possível mansão mal-assombrada isolada à beira-mar e histórias de naufrágios, capitães, traumas e amores compõe A Forma da Noite, um curioso flerte de Tess Gerritsen com o sobrenatural. A obra segue um estilo que induz ao terror, mas no fim das contas o romance policial prevalece, apesar do desfecho bem aberto para interpretação de cada um.
A Forma da Noite traz aos leitores uma construção narrativa bem diferente do que estamos acostumados nas obras da autora. Sai de cena a investigação conduzida por detetives e peritos e entra a misteriosa figura de uma escritora de livros culinários. Ava tem segredos e traumas que a levaram a se afastar de Boston e buscar refúgio na bucólica cidadezinha onde o casarão que pertenceu ao capitão Jeremiah reina isolada à beira-mar. Ali, ela vai enxergar uma figura enigmática que parece ser o capitão, morto num naufrágio mais de duzentos anos atrás. Pronto! É tudo que vocês precisam saber para encarar páginas recheadas de mistério, suspense e desejo.
A Forma da Noite é um daqueles livros cuja trama prende e nos faz querer descobrir tudo logo, então a leitura é muito ágil. Tess é uma mestra na arte narrativa do suspense e sabe como fisgar nossa atenção espalhando pistas, ruídos, crimes antigos e um pouco de tensão psicológica para compor sua história. A protagonista Ava carrega segredos que ao mesmo tempo que são quase impossíveis de serem revelados também pesam na consciência de forma a produzir um sentimento de culpa. Uma culpa que precisa ser expiada, punida. Aqui temos uma grande sacada dúbia da obra. Tudo que é vivido na casa por Ava é de fato uma manifestação sobrenatural ou se trata do seu inconsciente criando essa punição que ela acredita merecer? Fica na interpretação de cada um de vocês…
As subtramas que trazem mortes antigas envolvendo mulheres que viveram na casa e os personagens que levantam nossas suspeitas se fazem presentes e ajudam a conduzir o livro para um desfecho que traga explicações racionais. Para além disso, vocês vão encontrar muitas receitas e detalhamentos culinários a partir da escrita do livro da protagonista, vão se embriagar com a quantidade de vinho e álcool em geral que ela consome e terão tórridas insinuações de cenas sexuais com direito a fetiches, dor e prazer.
Um suspense correto, básico e que proporciona bons momentos de distração e leitura.
Compre na Amazon
\\
Da Autora leia também:
Segredo de Sangue (Rizzoli & Isles – Vol.12)
O Cirurgião (Rizzoli & Isles – Vol.01)
A Autora: Tess Gerritsen nasceu em San Diego, Estados Unidos, em 12 de janeiro de 1953. De ascendência chinesa, Terry (Tess é seu nome como escritora) cresceu nos EUA e formou-se em Antropologia pela Universidade de Stanford e em medicina pela Universidade da Califórnia. Começou a escrever em 1987, após o nascimento de seu filho. Com o sucesso alcançado a autora desistiu da carreira médica para se dedicar à escrita em tempo integral. Sua obra está traduzida para mais de 30 idiomas e já vendeu mais de 20 milhões de exemplares pelo mundo.