Sinopse Rocco: Há cinco anos, a estudante do ensino médio Helena Kelly desapareceu do quintal de sua casa, em Dexby, Connecticut. Ninguém nunca mais ouviu falar dela e sua família ficou sem respostas sobre quem sequestrou e matou Helena ou o porquê. Quando Seneca Fraiser, de dezoito anos, vê uma postagem desesperada no site Caso Não Encerrado, ela sabe que é hora de mudar isso. Afinal, o desaparecimento de Helena é o motivo de ela ter ficado obcecada por casos não resolvidos e estar nesse site. Determinada a desvendar esse mistério, ela resolve passar o recesso de primavera em Connecticut trabalhando nesse caso junto com Maddy Wright, sua principal conexão do site Caso Não Encerrado. Mas desde o momento em que ela sai do trem, tudo começa a dar errado. Junto com outro usuário do site, Brett, eles vão descobrindo aos poucos os segredos que Helena mantinha até as semanas que antecederam seu desaparecimento. Mas o assassino está por perto… e está determinado a manter esse caso sem solução. (Resenha: Os Amadores – Sara Shepard)
Opinião: Você com certeza já leu, assistiu ou ouviu falar de Pretty Little Liars, certo? Pois bem, a autora da série de sucesso voltou ainda melhor com Os amadores. A pegada é mais ou menos a mesma. Adolescentes, dramas, assassinato e mistério, tudo muito bem dosado. Porém, é mais empolgante e (muito) mais elaborado.
Somos apresentados a um grupo de jovens que se conhecem através de um site de casos não encerrados e resolvem se unir para tentar solucionar a morte da irmã de um deles. De início, você pode até pensar “que coisa mais irreal, adolescentes tentando resolver crimes”, mas é aí que está a genialidade de Sara Shepard.
Ela não nos empurra uma narrativa forçada e sem limites, com heróis e heroínas imbatíveis e respostas rápidas. Temos protagonistas jovens, com suas limitações e com a total ciência de que não são policiais ou detetives. É muito interessante perceber como a autora nos entrega exatamente o que se propôs com o título “Os amadores”. Porque é exatamente isso que Seneca, Aerin, Maddy, Brett e Madison são.
O mistério inserido desde o primeiro capítulo é tão intrigante que é impossível parar de ler até chegar ao fim (sim, li as 320 páginas em um dia, rs). Isso sem contar com os personagens, que são extremamente bem construídos e REAIS – e isso foi o mais importante pra mim durante essa leitura. Você consegue se conectar e sentir o drama de cada um, entender suas atitudes e sofrer com eles também.
Aqui podemos ver um grande avanço na escrita de Sara Shepard. É uma história voltada para o público jovem, mas escrita de uma forma bem mais madura e cativante que os livros de Pretty Little Liars.
O plot final é totalmente inesperado, e quando acontece você fica pirado com o quanto aquilo estava embaixo do seu nariz o tempo todo. Além de deixar uma brecha muito interessante para os próximos 2 livros dessa trilogia (que eu já estou aguardando ansiosíssimo).
O livro acabou ficando com 4.5 estrelas, porque algumas coisas se encaixaram um pouco rápidas demais na hora no final. Mas isso não atrapalhou a experiência de acompanhar essa investigação incrível.
Com um quê de Scooby Doo e Nancy Drew, Os amadores tem tudo para cair no gosto dos jovens (e, me arrisco a dizer, até dos adultos também) que estão procurando uma leitura rápida, fácil e divertida e curtem um bom romance policial com a pegada da era digital.
Compre na Amazon
//
Da Autora leia também:
A Autora: Sara Shepard já sonhou em ser estrela de novela, designer de Lego, cineasta, geneticista e editora de moda, mas quando cresceu virou escritora mesmo. Ela se formou na Universidade de Nova York e é mestre em escrita criativa pela Brooklyn College. Atualmente, vive em Tucson, Arizona, com o marido e três cães indisciplinados. A série Pretty Little Liars, inspirada em sua infância e adolescência passadas em uma das cidades mais abastadas da Filadélfia, foi vendida para vários países e também adaptada com sucesso para a televisão.
Acho muito interessante as rewies desse estudante, me cativa a continuar meu recente hábito de leitura.
Eu nem conhecia o livro, mas ao ler a resenha do Gustavo Diolindo, “OS AMADORES” entrou para minha lista.