Sinopse Quadrinhos na Cia.: Publicado em 1956, e traduzido para diversas línguas, Grande sertão: veredas é o único romance escrito por João Guimarães Rosa e um dos mais importantes textos da literatura brasileira. Nesta versão em quadrinhos, vencedora do prêmio HQ Mix, o roteiro de Eloar Guazzelli refaz os caminhos da obra clássica e guia os traços poderosos de Rodrigo Rosa, que dá vida a um romance gráfico arrebatador e mescla faroeste e narrativa de aventura no coração do Brasil profundo. Ao atribuir ao sertão mineiro sua dimensão universal, Grande sertão é um mergulho na alma humana, capaz de retratar o amor e a violência através de personagens que se tornaram marcos da nossa cultura, como Riobaldo e Diadorim. (Resenha: Grande Sertão: Veredas – Graphic Novel)

Opinião: A saga de Riobaldo pelo sertão das Minas Gerais, um ambiente hostil em que as pessoas são claramente moldadas pelo meio em que vivem, ganhou uma adaptação à sua altura na arte de Rodrigo Rosa e no roteiro de Eloar Guazzelli em uma graphic novel que tanto sintetiza bem a qualidade, e as dificuldades, do texto do autor quanto brinda nossos olhos com imagens deslumbrantes.

A história de Grande Sertão: Veredas é bem conhecida, mas talvez pouco lida. Narrada por Riobaldo, ela é repleta de divagações que vão desde questões religiosas a pequenos questionamentos filosóficos. É uma narrativa que, a princípio, parece desconectada e não fazer muito sentido, mas que aos poucos vai ganhando ritmo e nos levando pela sua história num bando de foras-da-lei, seu jeito de fazer justiça e sua complicada relação de sentimentos com a figura de Diadorim.

É uma obra densa, complexa e de difícil leitura. Tão árida quanto o sertão que os cerca e as durezas enfrentadas por ser habitantes. Na contramão do que habilmente é retratado nesses cenários, Guimarães Rosa traz um protagonista distante da visão de homem sanguinário. Riobaldo é alguém em busca de fazer o certo, que se incomoda com a violência excessiva.

Essa história ganha vida de forma magistral nas cores e, principalmente, nas expressões dos personagens nessa graphic novel. Rodrigo Rosa soube traduzir o texto e as descrições de Guimarães Rosa em uma sequência fabulosa de quadrinhos que em certo aspecto até facilitam o entendimento da obra. Não é exagero recomendar essa HQ como uma introdução ao livro, uma forma de quebrar um pouco as dificuldades da obra em prosa para os leitores que não conseguiram se conectar com ela.

Violência e beleza caminham juntos nessa história. A forma como o sertão é retratado dá o perfeito tom da dureza do lugar. Mas por outro lado, as divagações e sentimentos dos personagens não se perdem e o traçado consegue captar e nos transmitir tudo com maestria. É curioso que a arte consegue facilmente passar ideia de movimento, de ação, de tensão. A história de Guimarães Rosa ficou crível nos traços. Grande Sertão: Veredas em quadrinhos é um desses presentes que merecemos ler e nos maravilhar. E aos que ainda não se aventuraram, a servir como um empurrãozinho para desbravar a obra desse gigante da literatura brasileira.

Compre na Amazon

Os Autores: João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo (MG) em 1908 e morreu no Rio de Janeiro, em 1967. Diplomata e médico, estreou na literatura com o volume de poemas Magma, em 1936. Autor de Sagarana e Corpo de baile, é um dos escritores mais aclamados da língua portuguesa.

Rodrigo Rosa nasceu em Porto Alegre em 1972. É cartunista, ilustrador, quadrinista e jornalista. É autor das adaptações Os sertões, a Luta, de Euclides da Cunha, Kardec, com roteiros de Carlos Ferreira, Dom Casmurro, de Machado de Assis e O cortiço, de Aluísio Azevedo, com roteiros de Ivan Jaf, entre outros.

Eloar Guazzelli Filho nasceu em Vacaria, Rio Grande do Sul, em 1962. Artista plástico, quadrinista, roteirista e diretor de arte para animação, é formado pelo Instituto de Artes da UFRGS e mestre pela ECA – USP. Recebeu inúmeras premiações em todo o Brasil e participou de exposições em mais de quinze países.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Fique Comigo – Harlan Coben
Próximo artigoResenha: Nós Somos a Cidade – N.K. Jemisin
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta