Sinopse Planeta: Esse lugar é amaldiçoado. As palavras martelam a cabeça de Kit Gordy quando as torres da escola Blackwood surgem sobre os pesados portões de ferro. Com o passar dos dias, Kit tenta se ajustar à rotina do internato, ainda que não consiga se livrar dos frios na espinha causados pela imponente mansão e pelas histórias que rondam a propriedade. Suas colegas, então, passam a desenvolver habilidades extraordinárias, sem qualquer explicação. Os estranhos pesadelos, as vozes nos corredores escuros, as cartas de amigos e familiares que nunca chegam a seu destino: tudo isso acaba obscurecido pela magia que se esconde em cada canto de Blackwood. Quando Kit finalmente descobrir a verdade por trás daquela escola, pode ser tarde demais. (Resenha: Por um Corredor Escuro – Lois Duncan)

Opinião: Embora tenhamos poucos títulos realmente bons disponíveis no Brasil, o terror juvenil, mais leve e com tramas que não necessariamente tenham intenção de gelar a espinha, é um excelente companheiro para momentos em que queremos relaxar nos livros, mas sem deixar de lado o sobrenatural e o misterioso. Pouco conhecida cá nas terras tupiniquins, Lois Duncan é uma prolífica autora de obras de terror YA, principalmente naquela pegada anos 1970/1980 em que as adaptações se tornaram extremamente populares nos cinemas. Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado é seu título mais conhecido, mas talvez a imensa maioria das pessoas não saiba que o filme, esse sim famoso aqui, se originou num livro.

Por um Corredor Escuro, lançamento do selo Minotauro da editora Planeta, talvez venha preencher essa lacuna de títulos mais leves de terror (eu ouvi um editoras lancem mais obras, amém?). O livro, de leitura rápida e fácil, é um gostoso passeio por uma mansão, cheia de mistérios e tragédias antigas, que foi transformada numa escola para educação de jovens meninas. Mas não só isso, claro. O lugar, gigantesco e com ares assustadores, capaz de comportar dezenas de pessoas recebe apenas quatro meninas. As únicas selecionadas num curioso teste feito pela proprietária, Madame Duret. E assim começa nossa aventura…

Por um Corredor Escuro é narrado sob o ponto de vista de Kit, estudante matriculada na escola no momento em que sua mãe parte em viagem de lua de mel com o novo marido – o pai de Kit faleceu um tempo atrás em um acidente. Desde os primeiros momentos em pisa na mansão Blackwood (ponto para quem fizer a relação, mais uma das muitas da literatura norte-americana, com Algernon Blackwood, mestre do terror), Kit percebe que tem alguma coisa errada com aquele casarão. Ele parece amaldiçoado! Pois bem, as coisas só vão se tornar mais interessantes à medida que as aulas avançam e as meninas começam a apresentar talentos extraordinários que nunca tiveram: capacidade de executar músicas difíceis, produzir maravilhosas pinturas ou escrever poemas, por exemplo. Nenhuma delas nunca havia tido nenhuma aptidão para nada disso.

“Quando os caminhos para o outro mundo se abrem, não dá para controlar quem viaja neles.”

Esse mistério, além de aparições inexplicáveis e fantasmagóricas, é o ponto central da trama de Por um Corredor Escuro. A explicação para tudo o que está acontecendo, que os leitores craques em suspense e terror vão entender rapidamente, é o que conduz ao desfecho. Sem muitas surpresas ou plots. Como falei, é o típico livro leve e descompromissado, mas que causa um prazer gostoso ao longo de sua leitura. Arrisco dizer que ao mesmo tempo que traz toda uma trama sobrenatural, também flerta facilmente com a ingenuidade. Seria esse o charme do terror juvenil?

Válido para tardes de fim de semana, Por um Corredor Escuro é minha indicação para quem não abre mão de uma leitura em que o oculto e o desconhecido marquem presença.

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

Eu sei o que vocês fizeram no verão passado

Por um Corredor Escuro

A Autora: Lois Duncan é a autora de mais de 50 títulos, indo de livros ilustrados para crianças até poesia e não ficção para adultos. É mais conhecida por seus romances de suspense e terror para jovens-adultos, como o grande sucesso Eu sei o que vocês fizeram no verão passado. Nasceu em 1934, na Filadélfia, Estados Unidos, e faleceu em 2016. Por um corredor escuro é considerado um grande clássico do terror juvenil norte-americano. Publicado em 1974, foi adaptado para o cinema em 2017.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Lolita – Vladimir Nabobov
Próximo artigoResenha: Entrevista com o Vampiro – Anne Rice
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta