Sinopse Rocco: No livro, um homem ferido, acusado de assassinar sete pessoas, se esconde no quintal da jovem viúva de um policial, tomando a mulher e sua filha de quatro anos como reféns enquanto tenta escapar de seus perseguidores pelas estradas e rios da Lousiana, nos Estados Unidos. Afirmando-se inocente, ele busca respostas para crimes cometidos por uma rede bem organizada, cujos integrantes estão camuflados em papeis sociais distintos. (Resenha: Letal – Sandra Brown)

Opinião: Fã de thrillers que fisgam a atenção e se desenrolam em tramas recheadas de mistérios e reviravoltas, tive uma experiência de altos e baixos com Letal, meu primeiro contato com a extensa obra de Sandra Brown. Apesar de sustentar uma série de bons segredos e alimentar bem a minha curiosidade, o livro se aprofundou em dramas e detalhes de vida de personagens secundários que, ao fim da leitura, não justificaram sua presença na narrativa. As mais de quatrocentas páginas acabaram não se revelando uma leitura eletrizante e chegaram, inclusive, a se arrastar ou me fazer perder a atenção em alguns momentos.

A premissa de Letal é excelente e promissora. O tipo de trama que rende um bom suspense. Um homem, procurado por um verdadeiro massacre, invade a casa de uma viúva e a toma junto com sua filha de quatro anos como refém. Ele não está ali por acaso. Busca algo que o falecido marido de Honor, um policial, tinha em mãos e que pode levar a revelação de altos segredos. À medida que a convivência dos dois se aprofunda, mesmo em meio a um caos de fugas e perseguições, a relação de vítima e algoz vai se transformando, inclusive com um bom teor sexual. Honor começa a desconfiar, então, que não necessariamente está nas mãos do inimigo e que talvez os amigos possam não ser tão confiáveis quanto ela imaginava. Temos, portanto, uma trama recheada de dúvidas de confiança, o que permite que a autora brinque com as reais intenções de cada personagem envolvido direta ou indiretamente no mistério.

Ao mesmo tempo em que desenvolve muito bem os mistérios e coloca dúvidas no coração da protagonista Honor, Sandra Brown insere personagens dúbios que vão ou não influenciar nos rumos da história. A galeria de personagens é extensa e a autora detalha de forma cuidadosa e com excesso de zelo a vida de cada um deles. Em alguns casos achei essa opção totalmente desnecessária, como, por exemplo, o matador de aluguel Diego. Em outros, as revelações posteriores justificaram o detalhamento. O assassino Lee Coburn mostrou-se o tipo de protagonista que promete reaparecer em livros futuros (como não li outras obras da autora, pode até ser que já tenha aparecido). É um personagem bem desenvolvido e com uma dose certa de segredos que sustentam suspenses. Contudo, ao colocar o conjunto da obra na balança, o thriller prometido na sinopse de Letal acabou recebendo fortes doses de drama, e a quantidade de páginas e capítulos “sobressalentes” desviou mais a minha atenção do que a fisgou.

O jogo de gato e rato empreendido entre polícia e sequestrador perdura por praticamente todo o livro, com cenas de ação e assassinatos de sobra. E o drama mesclado a um romancezinho emerge em dezenas de passagens e conduz a obra para um desfecho correto, mas nem um pouco surpreendente, por mais improvável que tenha sido. O clima de final feliz não me agradou (confesso, sou masoquista haha), mas esse é o tipo de avaliação feita totalmente com base no meu gosto pessoal por desfechos de thrillers.

Letal é um suspense dramático. Embora tenha altas cenas de tensão e ação, passa longe dos thrillers eletrizantes que fazem a minha alegria. É o tipo de suspense que reúne os ingredientes certos para agradar leitores de variados gêneros. Não é a melhor leitura que vocês podem fazer no ano, talvez nem no mês, mas é super indicado para quem gosta de histórias bem desenvolvidas no tocante a personagens.

Compre na Amazon

A Autora: Sandra Brown é autora de inúmeros romances da lista dos mais vendidos do The New York Times, incluindo O Álibi, Calafrio, Cortina de Fumaça, Inveja, Jogue Sujo, Obsessão, Tempo Quente, Tiro Indireto, A Troca e Uma Voz Na Escuridão. Ao longo de quase três décadas, a escritora nascida em Waco, no Texas, já vendeu mais de 70 milhões de exemplares e seus livros foram traduzidos em 33 línguas.

Compartilhar
Artigo anteriorArtemis | Scifi de Andy Weir é lançado pela Arqueiro
Próximo artigoConclusão da série ” Uma Dobra no Tempo” é lançada
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta