Resenha: Lucas e Nicolas - Gabriel Spits

Sinopse Fábrica 231: Aparentemente, eles têm pouco em comum: Lucas não tem talento para o esporte, mas é um gênio na escola. Sua vida social é nula, mas nas redes sociais se vira bem; Nicolas é o fortão da turma, bonito, popular. Suas notas são vergonhosas, mas nos esportes ele se destaca. Suas dúvidas irão uni-los; suas certezas podem ser desastrosas. Em seu romance de estreia, o paulista Gabriel Spits pinta um retrato honesto, cativante e bem-humorado da adolescência nos dias de hoje. Lucas e Nicolas é um romance sobre amizade e homossexualidade, amor e descobertas na fase mais conturbada da vida. (Resenha: Lucas e Nicolas – Gabriel Spits)

Opinião: Olá, Compulsivos! Vamos falar de mais um romance adolescente? O livro de hoje é Lucas e Nicolas, publicado pela Fábrica 231, da Editora Rocco, de autoria do paulista Gabriel Spits. Nos tempos atuais, não é fácil escrever uma história gay adolescente. Porém, mesmo com todo o patrulhamento ideológico que temos visto ultimamente, falar sobre esse tema é extremamente necessário. Em um mundo cada vez mais aberto a conhecer que realmente somos, trazer para o centro da discussão a descoberta gay, é fundamental para as pessoas serem realmente que são, certo?

Na literatura temos visto cada vez mais autores abordando essa temática de forma natural e bastante sensível, tornando-se um sopro de alivio para dezenas, ou centenas, de adolescentes que vivem o seu dia a dia trancados no dilema da sua própria descoberta sexual, sofrendo, muitas vezes, silenciosamente com o bullying inocentes de seus colegas ou com o medo da rejeição familiar.

Nesse livro conhecemos o introvertido Lucas, um jovem que vive com a família no interior de São Paulo e sofre com as piadinhas inconvenientes sobre sua sexualidade sem nem mesmo ter tido a oportunidade de se conhecer de fato. No outro oposto, temos o Nicolas, que acaba de se mudar da cidade grande (SP) para o interior e vai estudar no meio do semestre na mesma turma que Lucas. Nicolas, por sua vez, é atleta e carismático.

A história dos dois é tão oposta que acaba se atraindo, proporcionando descobertas profundas, além de relações de amor e amizade. Devo admitir que em alguns momentos o autor foi mais rápido do que a minha capacidade de assimilar os fatos, mas nada que tire o brilho do que a história se propõe.

Lucas e Nicolas é a história certa para quem procura uma leitura leve, gostosa e sem grandes sustos. Esse é um enredo de auto conhecimento e reflexão. Gabriel foi muito feliz na forma como abordou todos os temas que já citei acima. Infelizmente, hoje em dia, poucos autores brasileiros conseguem ser tão lucido nesse tipo de abordagem. Ao lado de Thalita Rebouças, o autor consegue prestar um serviço a centenas de adolescentes que podem encontrar na leitura de seus livros a válvula de escape para o terror do dia a dia de um adolescente e suas dúvidas.

Avaliação: 4 de 5 estrelas

Sobre o autor: Gabriel Spits é um jovem escritor paulista, fã de games, HQs e faixa marrom de caratê. Lucas e Nicolas é seu primeiro romance.

Clique aqui para comprar o livro.

Deixe uma resposta