Resenha: O Verão da Minha Vida - Nova Weetman

Sinopse Harper Collins: A vida é feita de escolhas, e ninguém sabe melhor disso do que as meninas! Terminar o dever ou ir para o shopping? Juntar a mesada para aquele celular incrível ou comprar o box da sua série mais amada? São tantas decisões… As personagens da coleção Escolha o seu felizes para sempre também têm muitas opções — aqui cada escolha delas é sua, e é você quem decide o caminho que elas devem tomar. Siga o seu coração e veja aonde ele leva, ou volte atrás e escolha tudo outra vez! É o último dia de aulas e Frankie só consegue pensar que seu verão não está prometendo: um calor de morrer e seu violão como única companhia… Isto é, até que surge uma oportunidade de ir para Londres nas férias! Isso pareceria ótimo se não significasse reencontrar Jake, o menino que partiu seu coração. Além disso, Frankie ainda precisa decidir se férias na praia com o pai são uma saída perfeita ou uma torta de climão, já que seu pai está com uma namorada nova, que também tem uma filha! Será que ela vai perceber que esqueceu Jake de vez? Ou vai acabar enterrando a nova “irmã” na areia? Cabe a você decidir o que Frankie vai fazer em O verão da minha vida! (Resenha: O Verão da Minha Vida – Nova Weetman)

Opinião: Olá, Compulsivos! Na resenha de hoje vamos vamos de uma série muito legal direcionada ao público infanto juvenil. A série “Escolha o seu felizes para sempre” é composta por 05 livros, sendo que hoje vamos falar do volume 2, da autora Nova Weetman, com o título “O verão da minha vida“, publicado recentemente pela editora Harper Collins.

No livro conhecemos a história da jovem Frankie, filha de pais separados, que vive de mala e cuia de uma lado pro outro se dividindo entre as casas de seu pai e de sua mãe, com quem vive na Austrália. O livro começa no último dia de aula de Frankie sem muitas perspectivas de diversão, mas tudo muda quando sua mãe precisa ir a Londres receber um prêmio do trabalho e seu pai, com uma nova namorada, decide passar alguns dias na casa de praia e convida sua filha. O livro já começa com a protagonista tendo que decidir onde vai passar suas férias pesando os prós e contras de todo drama adolescente.

O mais incrível de tudo, e essa é o golaço do livro, é que a decisão quem vai tomar é você, caro leitor. Isso mesmo, quem decide onde Frankie passar as férias é o leitor, dando oportunidade de acompanhar a história por vários ângulos. O leitor pode tomar sua primeira decisão e ler a história até o final e depois voltar para ver como seria as férias de Frankie se as decisões tivessem sido diferentes. Confesso pra vocês que li todas as versões possíveis e achei muito, mas muito interessante a forma como a autora tratou de mostrar a versatilidade da protagonista em cada caminho escolhido ao longo do livro.

Como o livro te leva a vários caminhos, em pouco mais de 200 páginas, os finais acabam sendo muito objetivos, sem grandes floreios e sem desenvolver a história com tantos detalhes como a gente está acostumado normalmente. Porém, acredito que esse é justamente o objetivo da série. De certo modo, me lembrou um pouco histórias em quadrinhos, onde o enredo é bem mais objetivo.

Certamente esse não é um livro escrito para atingir o público mais adulto (tipo eu, nos meus 33 anos, apesar de gostar muito de histórias que se passam no universo teen). A série foi criada para atingir em cheio ao público juvenil e deveria ser presente obrigatório de todos os pais, tios ou avós para a turma mais jovem. O livro entende a realidade atual do público adolescente e faz um trabalho fantástico para servir de estímulo para a leitura desse público.

Sem dúvida alguma esse foi o livro mais interativo que tive a oportunidade de ler. O leitor ter o poder de escolher o caminho que a história vai seguir ou voltar e escolher um novo final faz com que você nem perceba a história rolar e flui muito naturalmente. É o tipo de livro que entrou no topo da minha lista de indicação para tantos pais que querem estimular seus filhos a lerem mais. Golaço da Editora Harper Collins trazer a publicação para o Brasil.

Avaliação: 4 de 5 estrelas

Sobre a autora: Nova Weetman escreveu curta de ficção e televisão infantil antes de publicar sua primeira história YA, The Haunting of Lily Frost, em 2014. Ela mora com seu parceiro, um dramaturgo e seus dois filhos em Brunswick, na Austrália.

Veja mais: O Verão da Minha Vida

Deixe uma resposta