Sinopse Record: Neste irresistível romance, o leitor irá conhecer Andrea Sachs, uma jovem recém-formada que conquista um emprego que deveria deixar roxas de inveja milhares de garotas: o de assistente de Miranda Priestly, reverenciada editora da revista Runway Magazine, a mais bem-sucedida revista de moda do momento. Logo ela percebe, porém, que o emprego pelo qual um milhão de meninas dariam a vida para ter pode simplesmente acabar com a dela. De uma hora para outra, a jovem jornalista se vê num escritório onde as palavras Prada, Armani e Versace são lei e começa a conviver de perto com o fascinante mundo da moda. Fascinante, mas nem tão glamouroso assim. Ela logo percebe que, em lugar de escrever reportagens e editoriais de moda, seu trabalho na Runway será o de atender aos caprichos da chefe: Andrea precisa buscar as roupas de Miranda na lavanderia, ir à caça de baby-sitters para seus filhos, localizar, do escritório em Nova York, o paradeiro do motorista que deixou Miranda tomando chuva numa esquina de Paris e providenciar rapidamente a solução para os pedidos mais mirabolantes. Miranda é a personificação do pesadelo para Andrea. Com O diabo veste Prada, Lauren Weisberger lança um divertido olhar sobre os bastidores do mundo da moda. Um romance inteligente e engraçado. (Resenha: O Diabo Veste Prada – Lauren Weisberger)

Opinião: Quando tirei O diabo veste Prada da estante, esperava encontrar nele o mesmo conforto que o filme de David Frankel me traz todas as vezes que assisto. Na verdade, esperava até mais, porque estamos acostumados a ouvir que “o livro é sempre melhor, tem mais informações”. Por isso, sempre pensei: “se já amo o filme, o livro, com certeza, vai facilmente entrar na minha lista de favoritos”. De fato, o livro tem mais informações, o que não quer dizer que foi melhor…

Se você acha que esse livro é um chick-lit super engraçado, com personagens cativantes e uma narrativa leve e fluida, pode esquecer (porque eu também achei e acabei quebrando a cara). O diabo veste Prada entrega muita repetição e pouca diversão. Inclusive, a própria autora diz nos agradecimentos: “Se não gostarem do livro, a culpa é dela (editora)… retirou tudo o que era realmente engraçado”.

De início, me diverti com algumas partes, porém mais com ambientação do início dos anos 2000 e suas modas do que com a história em si. Depois de umas 100 páginas, só Emily Charlton, colega de trabalho de Andy, me fazia rir. Praticamente, todos os capítulos giravam em torno dos mesmos 3 pontos: Miranda e suas ordens impossíveis, o namorado de Andy reclamando dela, e Lily, a melhor amiga, se metendo em alguma confusão depois de beber além da conta.

Os capítulos, além de enormes e repetitivos, são muito bagunçados. A impressão é que a autora teve uma ideia na hora e enfiou ali no meio para não esquecer depois. Numa hora estamos acompanhando a Andy correndo pelas ruas e Nova Iorque, do nada ela começa a contar de um acontecimento de dias atrás, que leva a mais um outro, até que volta ao presente. E isso tudo sem nenhuma marcação…

Mas, acredito que um dos maiores problemas foi só conseguir me conectar mesmo com a Andy lá pela metade do livro. Até então, era só mais uma personagem, mesmo a narração sendo em 1ª pessoa. Só fiquei realmente ligado a ela quando o namorado, a melhor amiga e até os pais começaram a reclamar o tempo todo que a jovem não tinha tempo para nada além de Miranda Priestly, sendo que todos já sabiam que seria um ano extremamente louco, mas importante para ela. Um ano trabalhando na Runway e Andy conseguiria realizar seu maior sonho: escrever para a revista The New Yorker.

O final do filme é infinitamente mais genial que o do livro. Lauren nos apresenta, sim, um diálogo interessante entre Miranda e Andy durante a viagem à Paris, mas ainda assim não chega aos pés da conversa entre as personagens de Meryl Streep e Anne Hathaway sobre como Miranda teve de se desdobrar (inteligente e sutilmente) para não perder a Runway para a concorrente. No livro, isso não acontece e terminamos a história realmente só com a imagem uma mulher difícil de lidar e ponto.

Sem contar, também, no ponto IMPORTANTÍSSIMO abordado quase no fim do filme, quando Andy está jantando com Christian e ela diz o quanto admira Miranda e a defende, falando que se fosse um homem na posição dela fazendo tudo que ela faz, ele seria ovacionado e não odiado como Miranda é. Infelizmente, não temos isso no livro também.

Mas, apesar de tudo, o livro tem seus pontos positivos. A autora enrola demais para chegar em algum lugar, mas consegue tirar proveito de umas pequenas coisas. A maior delas é Emily, pois foi só nessa personagem que Lauren Weisburger conseguiu colocar o humor de um chick-lit. Infelizmente, ela é deixada de lado em determinada parte da história.

A conclusão do relacionamento de Andy e seu namorado também é muito melhor, fazendo mais sentido na história. As relações de amizade são muito bem trabalhadas, também. Principalmente, a de Andy e Lily, amigas de longa data que não perderam o contato mesmo com a correria em que as duas se encontram. Até mesmo algumas conversas amigáveis entre Andy e Emily, duas personagens completamente opostas, foram interessantes.

Mas, afinal, essa jornada de um pouco mais de 400 páginas vale a pena?

Olha, não é algo que eu releria ou recomendaria assim de cara. Inicialmente, dei 3,5 estrelas pro livro. Porém, depois de pensar mais um pouco, acho que 2,5 seria mais adequado. Não me arrependo da leitura, apesar de não ter gostado tanto, mas, ainda assim, foi uma decepção. Porém, vou dar uma chance e ler as duas continuações, na esperança de que sejam melhores…

Compre na Amazon

A Autora: Lauren Weisberger nasceu em uma pequena cidade da Pensilvânia e formou-se na prestigiada Universidade de Cornell. Seu primeiro romance, O diabo veste Prada, tornou-se fenômeno mundial, ocupando o topo da lista de mais vendidos do New York Times por mais de um ano, e sendo publicado em mais de trinta países, além de um filme de sucesso com Meryl Streep e Anne Hathaway.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Amigo Imaginário – Stephen Chbosky
Próximo artigoResenha: Nona Casa – Leigh Bardugo
Um jornalista (e futuro publicitário) apaixonado por livros e pela Taylor Swift. Lê um pouco de tudo, do suspense ao romance romântico (mas tem uma quedinha por contemporâneos com personagens odiosos). Vive esperando uma ligação da Sandy para tomar um cafezinho em Campinas. Enquanto isso não acontece, passa seu tempo no mundo dos livros, filmes e músicas.

Deixe uma resposta