Sinopse Editora Jangada: Em 1620, depois de ser acusada de bruxaria por amar um inquisidor, Maria Owens lança uma maldição em todas as gerações de mulheres de sua família: qualquer homem que se apaixonasse por elas estaria condenado à morte. Mais de trezentos anos depois, Susanna Owens mora na cidade de Nova York, com os três filhos adolescentes – a temperamental Franny, a doce Jet e o carismático Vincent -, e faz de tudo para protegê-los, escondendo o passado da família e criando algumas regras: é proibido andar ao luar, usar o tabuleiro Ouija, acender velas, criar gatos e corvos ou ler livros de magia. E o mais importante: é proibido se apaixonar! Mas não demora muito para que os irmãos comecem a descobrir seus poderes sobrenaturais e, junto com eles, os segredos e a maldição que assombra sua família. Agora, precisam buscar uma forma de violar as leis da magia sem sucumbir à maldição de Maria Owens. As Regras do Amor e da Magia é uma história que antecede o clássico cult Da Magia à Sedução, resgatando a história da família Owens e personagens já conhecidos. Um livro sobre magia, coragem e o desafio de aceitar a si mesmo para viver o verdadeiro amor. (Resenha: As regras do amor e da magia – Alice Hoffman).
Opinião: O livro “As regras do amor e da magia” é uma prequel de “Da Magia à Sedução“, lançado em 1997, por Alice Hoffman. A versão da década de 90 ganhou uma sequencia de sucesso nos cinemas, com o mesmo nome e foi estrelado por Sandra Bullock e Nicole Kidman. Nesse livro, lançado originalmente em 2017 (20 anos após o anterior) e publicado no Brasil em março de 2019, pela Editora Jangada, conhecemos a história que deu origem a maldição das mulheres da família Owens.
A família Owens carrega consigo uma maldição desde o século XVII quando Maria Owens acusada de bruxaria após se apaixonar por um inquisidor lançou uma maldição sobre todas as mulheres de sua descendência, onde todos os homens que elas se apaixonassem estariam condenados à morte. Já nos tempos atuais conhecemos Susanna Owens, uma mulher que vive em Nova Iorque com seus três filhos: Franny, Jet e Vincent. A obsessão de Susanna é esconder de seus filhos e protege-los do mistério que cerca o passado da família.
Num certo dia eles decidem passar o verão na casa de sua tia Isabelle em uma pequena cidade onde todos conhecem a fama da família. Nessa aventura, os irmãos descobrem o que mistério que os cercam e os motivos da mãe ter criado tantas regras para protege-los do mundo, inclusive a regra de não poder se apaixonar por ninguém. Com esse conhecimento, eles partem em uma jornada de autoconhecimento para conseguiram quebrar esse poder e viverem seus amores como qualquer outro jovem de sua idade e de seu tempo.
O livro é narrado em terceira pessoa e dividido em cinco partes, o ponto alto da história é a forma como Hoffman constrói seus personagens, transmitindo ao leitor o senso real de conhece-los e criando laços para compartilhar do amadurecimento que vai se desenhando ao longo de toda obra. Além disso, essa história nos deixa uma mensagem muito positiva sobre laços familiares e a necessidade do ser humano em amar e ser amado.
Apesar da autora conseguir imprimir uma escrita ágil e envolvente, em algumas partes ela mergulha num detalhismo que torna a leitura em alguns momentos monótona, mas nada que tire o brilho do conjunto geral da obra. Meu único porém é com a parte final do livro, pois me passou a sensação de que tudo que tinha pra acontecer já havia acontecido e ali estávamos apenas acompanhando o que viria depois e sempre fica na nossa mente. Vale a pena essa aposta, mas não nos trás momentos novos de tirar o folego antes de virar a página pela última vez.
De toda forma, esbanjado criatividade, Alice Hoffman, cria personagens incríveis dispostos a desafiar o passado em busca do amor. Mesmo focada em relatar de modo extenso todos os mínimos detalhes para os leitores, a autora consegue imprimir uma marca de objetividade no enredo que não deixa o leitor se desligar em momento algum. Leitura certa, com um pouco de saudosismo, para os fãs que se apaixonaram pelas histórias das mulheres da família Owens na década de 90.
Avaliação: 4 / 5 estrelas.
Sobre a autora: Alice Hoffman tem mestrado em Escrita Criativa pela Universidade de Stanford e é autora de mais de trinta obras de ficção, muitas delas premiadas e elogiadas pelo The New York Times, Entertainment Weekly, Los Angeles Times, Library Journal e People Magazine. Seus contos de ficção e textos de não ficção foram publicados pelo The New York Times, Boston Globe Magazine, Kenyon Review, Los Angeles Times, Architectural Digest, Harvard Review, Ploughshares e por outras revistas. Alice também trabalhou como roteirista e é autora do roteiro original do filme Independence Day. Seu romance adolescente Aquamarine foi transformado num filme estrelado por Emma Roberts. Seu best-seller Da Magia à Sedução, hoje um clássico cult, foi adaptado para o cinema e deu origem ao filme homônimo, estrelado por Sandra Bullock e Nicole Kidman. Ela mora em Boston.