John Ajvide Lindqvist é considerado o “Stephen King da Suécia”. Em Estou Atrás de Você, lançamento da editora Tordesilhas, ele suga o leitor para um universo que só poderia ter sido criado por uma das escritas mais macabras e originais do gênero. Em seu mundo aterrorizante e original, Estou atrás de você faz o coração sangrar e a alma retorcer, confundindo a realidade com o pior pesadelo.
Conheça a obra
Dez pessoas em um acampamento acordam e encontram seus carros e trailers estacionados em um gramado viçoso que segue para todas as direções em uma distância infinita. Em seus aparelhos de rádio tocam estações de música nacional, mas eles não conseguem sinal de celular. O GPS de seus veículos também não funciona, e o tempo nesse descampado parece se mover em uma velocidade diferente.
Diante da incredulidade de tal cenário e da busca por sentido, figuras estranhas começam a aparecer. Primeiro distantes. Silenciosas. Mas logo cada um se vê cercado das aparições de seus piores medos, de seus medos mais primários. O pânico instala. E enquanto alguns ajudam um ao outro, outros lutam com a própria loucura na busca por sentido. Um deles, inclusive, acredita que tudo acontece apenas em sua cabeça. Mas não, isto é horror. E esta terra artificial é de medo.
Neste romance de horror, John Ajvide Lindqvist, considerado por jornalistas britânicos como “a resposta sueca ao Stephen King”, traz a marca da estilística noir escandinava e uma inteligente costura de referências. Na alucinação inicial de seus personagens, tais costuras são bastante singulares – o “Homem Ensanguentado” (em sua relação ao Homem-carneiro de Murakami) e o gigante lego Darth Vader são alguns exemplos. E como é característico de Lindqvist, não importa quão selvagem as coisas fiquem, com gargantas cortadas, carne derretida e uma impassível claridade. O autor sempre dá conta… em sua indefinição.