Sinopse Alta Novel: Mavis, a mãe distante de Alison, foi diagnosticada com câncer e tem apenas algumas semanas de vida. Ela quer passar seus últimos dias com a família da filha. Mas Alison cresceu convivendo com o alcoolismo e o abuso violento da mãe, e está relutante em desenterrar essas lembranças traumáticas. Ainda assim, concorda em acolher Mavis, na esperança de que ambas possam finalmente se curar e cultivar o relacionamento com que Alison sempre sonhou. No entanto, quando coisas misteriosas e sobrenaturais começam a acontecer depois da chegada de Mavis, Alison passa a suspeitar que a mãe não é quem parece ser. E à medida que as festividades natalinas se transformam em um pesadelo, ela deve confrontar os limites de até onde está disposta a ir para proteger sua família. (Resenha: Minha Querida Menina – Jennifer McMahon)

Opinião: Jennifer McMahon costuma escrever suspenses com toques leves de sobrenatural e tramas bem construídas, ainda que bastante lineares. Não é uma autora de grandes reviravoltas, mas sabe cumprir o que propõe e prende a atenção com capítulos ágeis e envolventes, que quase não permitem pausas na leitura.

Com Minha Querida Menina não é diferente, embora os caminhos trilhados pelo mistério tenham me surpreendido. Sem entregar spoilers podemos dizer apenas que a autora optou por trazer uma pitada de terror numa ousadia de escolha que poderia dar muito certo ou muito errado. Na minha avaliação ficou no meio termo: não assusta de verdade, mas também evita cair em clichês ou exageros forçados.

A trama gira em torno dos traumas da protagonista Alison, que teve uma infância marcada por abusos e negligência da mãe, Mavis. Agora adulta, casada e mãe de duas meninas, ela precisa confrontar o passado quando a mãe, com câncer terminal, pede para passar seus últimos dias com a família.

Instalada na casa da família, a mãe, Mavis, encanta a todos pela simpatia e uma impressionante habilidade de se adaptar a cada situação. Mas, a sós com Alison, ela revela uma face sombria. Uma face que perturba a calma da filha, gera dúvidas sobre quem é de fato a mulher que está ali e faz com que segredos do passado comecem a ser revirados para nos levar ao “plot” da história, se é que podemos considerar dessa forma.

Como mencionei, Minha Querida Menina tem uma narrativa bastante linear e mesmo as cenas com potencial de serem mais chocantes ou emotivas passam com naturalidade, sem nenhum impacto. É um suspense psicológico que foca mais nos traumas e medos da protagonista do que no toque de terror que a autora quis inserir.

Minha Querida Menina é uma leitura rápida e envolvente, ainda que sem grandes emoções. O mistério em torno de Mavis rende boas teorias e, mesmo para quem desvenda cedo os segredos da trama, o livro se sustenta com um enredo bem amarrado e um desfecho com, na minha visão, um ótimo toque de ironia.

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

Minha Querida Menina

A Torre do Terror

A Autora: Jennifer McMahon é autora de doze romances, incluindo os best-sellers do New York Times As Crianças na Colina, Não Diga uma Palavra e Prisioneiros do Inverno. Ela já escreveu sobre fantasmas, assassinos em série, monstros metamorfos, um cruel rei das fadas, um coelho sequestrado e uma piscina aterrorizante. Quando não está escrevendo, Jennifer passa bastante tempo explorando as obscuras florestas de Vermont e procurando lugares assombrados, sejam eles reais ou imaginários. Ela mora na Flórida com a parceira, Drea.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: O Pássaro Pintado – Jerzy Kosiński
Literalmente um Leitor Compulsivo desses que devora livros aos montes, é fã do mestre Stephen King. Lê de tudo um pouco, mas tem no terror, suspense e ficção científica os gêneros preferidos.

Deixe uma resposta