Ícone do site Leitor Compulsivo

Resenha: Onde está Daisy Mason? – Cara Hunter

Sinopse Trama: Ontem à noite, Daisy Mason, uma garotinha de oito anos de idade, desapareceu de uma festa de família. Ninguém naquela discreta e silenciosa rua residencial viu nada ― ao menos é o que estão dizendo. Mas como é possível uma criança desaparecer sem deixar rastros? O detetive Adam Fawley precisa manter a mente aberta e desconfiar de cada ação suspeita. No entanto, ele sabe que, em cada dez casos como este, nove revelam que o culpado é alguém que a vítima conhece. Isso significa que alguém está mentindo… e que, para Daisy, o tempo está se esgotando. (Resenha: Onde está Daisy Mason? – Cara Hunter)

Opinião: Meu primeiro contato com a obra de Cara Hunter fez com que eu devorasse este livro em menos de 24h. Entre a noite de uma sexta-feira e a manhã de um sábado, consumi as pouco mais de 300 páginas de uma narrativa frenética de investigação. Daisy Mason foi sequestrada em plena festa da família? Ou ela nunca chegou a estar presente de fato na festa? Estaria Daisy morta desde a véspera? Ou quem sabe ela tenha apenas fugido de casa? Esse monte de perguntas, e muitas outras que vão surgindo, dão o tom de um suspense de ótima qualidade e que serve de cartão de visitas para o selo Trama, da Ediouro.

Cara Hunter deixa claro logo na abertura de Onde está Daisy Mason? que não é de perder tempo com detalhes que não sejam essenciais para a história que quer contar. Isso dá um ritmo bem alucinante para a obra porque tudo vai se sucedendo de forma muito rápida, sempre com aquela deixa ao fim de cada trecho narrativo. Para os leitores curiosos ou mais afoitos isso é um prato cheio para vocês não largarem o livro até o desfecho. Nossa curiosidade e senso investigativo são fisgados facilmente e a autora ainda espalha iscas e plot twits ao longo de todo o livro. A cada momento nossa atenção é desviada para um personagem, o que vai confundindo e fazendo com que a revelação do epílogo seja bem surpreendente.

Onde está Daisy Mason? aparentemente se constrói em cima da busca pela menina de oito anos desaparecida no meio de uma festa familiar. Festa essa em que as crianças estavam fantasiadas. Essa premissa é a base do livro, mas ela logo vai ser derrubada por novas revelações, principalmente a partir do momento em que começamos a conhecer sua família. Pai, mãe e o irmão de Daisy são misteriosos até o último fio de cabelo. Fica claro que todos carregam segredos e que Daisy talvez não fosse tão feliz naquele ambiente familiar. Aí a investigação avança e a autora tira tudo que é carta que vocês possam imaginar da manga. Em um primeiro momento certas situações podem até parecer exagero (se você é do tipo de leitor que se importa com liberdades criativas em uma… ficção), mas é tão bem amarradinho que convence e satisfaz ao término da leitura.

Falar mais do livro é entregar spoiler em uma obra em que tropeçamos em plots a todo momento, portanto vou me concentrar em elogiar a qualidade do suspense de Cara Hunter, que faz jus às boas leituras viciantes de que tanto gosto. E destacar algo que interpretei como crítica velada à velocidade com que as redes sociais, aqui especificamente o Twitter, condenam as pessoas e exigem justiça sem a menor preocupação com a verdade. Ao longo de todo o livro, Cara espalhou trechos de tweets com a comoção das pessoas, as notícias e as opiniões sobre o sumiço de Daisy. É nesses tweets que vemos algo muito comum no Twitter real: ódio sendo destilado, justiça com as próprias mãos sendo incentivada ou exigida e a tal da condenação pela opinião pública. Podíamos comparar com a política de cancelamento, bem comum atualmente. A rapidez com que a internet aponta os culpados pelo sumiço de Daisy é curiosa e a forma como as coisas vão surgindo e se sucedendo, mostrando que verdade não é algo que o internauta está muito preocupado quando já tem o seu veredito.

Por fim, Onde está Daisy Mason? traz um desfecho, em seu epílogo, surpreendente e que nos faz voltar algumas páginas para checar se não ficou nenhuma ponta solta e se aquilo de fato faz sentido. Eu fiz isso e pra mim fez todo o sentido. A questão é que a autora soube guardar bem seu segredo maior e só insinuar, próximo do meio e depois já nas páginas finais, quem poderia estar por trás de tudo. Mesmo assim, eu diria que é impossível descobrirmos. E isso muito me agrada.

Onde está Daisy Mason? é uma ótima pedida de leitura para os fãs de suspense. E que venham mais obras de Cara Hunter para o Brasil!

Compre na Amazon

A Autora: Cara Hunter é uma escritora que vive em Oxford, numa rua não muito diferente das que são descritas nos seus thrillers. Onde está Daisy Mason? é a estreia de uma série protagonizada pelo detetive Adam Fawley.

Sair da versão mobile