Ícone do site Leitor Compulsivo

As Mitologias de Rick Riordan

Richard Russel Riordan Jr (melhor falar Rick Riordan), 53 anos, San Antonio, Texas, Estados Unidos. Apresento-lhes um dos maiores sucessos da literatura Juvenil ou da fantasia, mistério? Que seja, um nome desses, senta que lá vem altas aventuras recheadas de deuses poderosos e adolescentes um tanto pra frente.

Riordan é atualmente um nome de peso e isso deve-se ao grande sucesso de suas sagas fantásticas que iniciou com a série de cinco livros “Percy Jackson e os Olimpianos”. A forma como explora as variadas mitologias inserida na atual e moderna sociedade e o processo de amadurecimento de adolescentes rende-lhe histórias com acontecimentos rápidos e com várias reviravoltas.

Suas histórias seguem um plano básico. Adolescentes filhos de deuses poderosos que descobrem fazerem parte de uma profecia apocalíptica e eles tem a grande missão de evitar o fim do mundo. Porque faz tanto sucesso? Mesmo ele seguindo esse plano básico temos em cada saga um universo diferente e claramente se trata de qual mitologia ele está explorando naquela saga.

Não somente por esse contexto que Riordan consegue tantos leitores assíduos, é que seus personagens são bem humorados e sarcásticos. Friamente suas piadas giram em torno de suas fraquezas, da iminente destruição e de onde os mais velhos tiraram que eles são responsáveis pela salvação do mundo e do equilíbrio universal.

Suas obras seguem a seguinte sequência e detalhe: mesmo se tratando de mitologias diferentes os seus personagens (adolescentes filhos de deuses poderosos) estão conectados, pois, suas famílias bem que gostavam de flertar com os deuses.

Suas histórias embora pertencem ao gênero fantasia, é presente na jornada dos personagens mistérios a serem solucionados, romance (uma das melhores parte. É muito engraçado adolescente apaixonado.) aventuras, ação, drama (um tanto irreverente, mas consegue ser um pouco sentimental). Pra gostar é preciso permitir suas palavras doces e maravilhosas penetrarem sua mente e você se deixar levar.

Seus personagens não são complexos até porque são adolescentes. Porém, com eles conseguimos perceber o quanto é difícil ser adolescente. Existem preconceitos, tabus a serem quebrados, complexidade de aceitação e saber quando tomar atitudes sem deixar de ser adolescente e aproveitar este momento tão importante da vida.

Se tratando de adaptação cinematográfica era melhor ele não ter vendido os direitos. Os estúdios e seus produtores 90% das vezes não emplacam as adaptações e não sabem adaptar. Retiram elementos importantes, colocam coisas que não existem e a crítica negativa acompanhada da baixa bilheteria não geram as sequências e os fãs ficam a ver navios. O maior exemplo que temos é a não conclusão cinematográfica da saga Divergente, um dos maiores fiascos de adaptação e deixaremos esse assunto para outro momento.

Deixando o cinema de lado, Riordan enfrentou acusações durante seu estouro e sua continua carreira bem consolidada. Acusado pelos fãs de Harry Potter (eu não o acusei) de suas histórias serem uma real cópia da saga do bruxinho mais famoso do universo. O fato é que existem elementos parecidos e convenhamos que J.K. Rowlling estreou um comportamento literário convincente e aventureiro. Fica difícil não existir semelhanças.

Partindo para outro ponto, o que nós leitores temos que fazer é aproveitar enquanto esses abençoados das palavras ainda produzem e nos deliciarmos com suas histórias.

Quer conhecer mais o autor? Arrisque em acompanhar suas histórias. Não vão se decepcionar e juro que irão ter cede de mais e mais…

P.S: Todos os livros aqui citados são publicados no Brasil pela editora Intrínseca.

P.S: Rick tem outros romances e inclusive para adultos.

P.S: Eu sou um assíduo leitor de suas obras, sejam também!

<

Sair da versão mobile